Quais tipos de sociedade empresarial existem e qual escolher?





Quais tipos de sociedade empresarial existem e qual escolher?

Por: | Data: fevereiro 2, 2022

Quais tipos de sociedade empresarial existem e qual escolher?

Quando se fala em abrir um negócio, diversos empreendedores têm dúvidas sobre o tema sociedade empresarial. Afinal, qual é o tipo de sociedade empresarial mais adequado para se seguir? Vale a pena ter um sócio e dividir as responsabilidades?

Ao todo, existem nove tipos de sociedade empresarial. E, neste post, vamos te contar quais são, para que você possa escolher a melhor para as suas necessidades. Fique conosco e tenha uma boa leitura!

O que é uma sociedade empresarial?

Antes de mais nada, vamos falar um pouco mais sobre o que é uma sociedade empresarial. Em suma, a união de dois ou mais entes que têm um interesse mútuo pode ser chamado de sociedade empresarial.

Esse tipo de sociedade, em geral, se une para a realização de projetos profissionais, com a abertura de uma empresa ou CNPJ. Há a divisão de tarefas, responsabilidades e um contrato para dar segurança jurídica às partes.

Como mencionamos, existem nove tipos de sociedade empresarial em nosso ordenamento jurídico atual. E vamos ver os detalhes adiante.

Contabilidade Online

Quais são os tipos de sociedade empresarial existentes?

Agora que você já sabe o que é uma sociedade empresarial, vamos falar sobre as nove existentes. Perceba.

1. Sociedade Simples

A Sociedade Simples, que antigamente era conhecida como Sociedade Civil, é a que serve para os empreendimentos que realizam atividades de prestação de serviços.

2. Sociedade em Nome Coletivo

Já esse tipo de sociedade, como o nome sugere, divide entre os sócios as responsabilidades e obrigações. Estas devem ser expressas no contrato social.

3. Sociedade em Comandita Simples

A Sociedade em Comandita Simples é um modo de dividir as responsabilidades entre os sócios, que são duas pessoas físicas. Nesse caso, existem os comanditados (quem tem obrigação fiscal) e os e os comanditários (quem é responsável apenas por determinado valor).

4. Sociedade Limitada

A Sociedade Limitada é a famosa LTDA. Para a sua existência, é necessário que se tenha mais de um sócio, com participações definidas no capital social do negócio, assim como um administrador escolhido por votação.

5. Sociedade Anônima

A S/A é outra forma de organização societária bastante conhecida no Brasil. No entanto, é ideal para negócios que estejam mais avançados. Isso se dá por conta do seu caráter de associação do capital a ações, e não a nomes. Há também o mínimo de sete acionistas, o que traz maior complexidade a seus processos.

Ademais, o capital social de uma Sociedade Anônima pode ser dividido em aberto (quando o valor é possível de negociação na bolsa) e fechado (quando as negociações na bolsa não são permitidas).

6. Sociedade Comandita por Ações

Esse tipo de organização societária, como o nome sugere, divide o capital por ações. No entanto, sua operação ocorre por meio de firma ou de denominação (diretor).

7. Sociedade Cooperativa

Como o nome sugere, essa sociedade precisa de uma cooperação para funcionar. No caso, 20 pessoas é o quórum mínimo. A participação nesse caso é livre, e cada sócio responde pelo valor de suas próprias cotas.

8. Sociedade em Conta de Participação

Esse tipo de sociedade se apresenta de um modo um pouco diferente. Sua serventia é exclusiva para operações de comércio, e ela não precisa de formalização.

9. Sociedade de Advogados

A Sociedade de Advogados é um tipo de sociedade que segue o Estatuto da Advocacia e a OAB. Seu objetivo é prestar serviços do ramo do Direito.

Para que você escolha o melhor tipo de sociedade empresarial para o que você precisa, é preciso conhecer as existentes.

Você gostou do nosso conteúdo? Esperamos que tenha sido útil! Não se esqueça de se cadastrar em nossa newsletter para ficar por dentro de todos os posts. Ao se cadastrar, receba um material gratuito.

Contabilidade Online