NFe Completa: Veja como consultar

Por: | Data: janeiro 19, 2022

NFe Completa- Veja como consultar

Precisando consultar uma NFe Completa? Você sabia que esse serviço está disponível por meio da internet de forma totalmente gratuita?

Nesse conteúdo, vamos apresentar o caminho e o passo a passo para consulta de NFe Completa de forma simples e prática. Vale a pena conferir!

O que é NFe?

NFe é a sigla para Nota Fiscal Eletrônica, um documento obrigatório que substituiu as antigas notas fiscais de talão e que precisam ser emitidos pelas empresas a cada venda de mercadorias.

Para emitir uma NFe, as empresas precisam de CNPJ e Inscrição Estadual ativa, e além disso, devem adquirir um certificado digital A1 ou A3.

A NFe deve acompanhar as mercadorias vendidas durante o transporte e ser entregue ao destinatário.

Como consultar NFe Completa

A Consulta NFe Completa pode ser realizada na internet, por meio do Portal da Nota Fiscal Eletrônica, opção “Serviços – Consulta NFe”.

Para realizar a consulta, o interessado precisa informar a chave de acesso da NFe, disponível na parte superior direita do documento e composta por 44 dígitos numéricos.

Por meio da Consulta NFe Completa, os interessados podem obter todas as informações e detalhes sobre uma NFe, incluindo:

  • Número da NFe;
  • Data de Emissão;
  • Valor da Nota Fiscal;
  • CNPJ, Inscrição Estadual, Endereço e Nome do Emitente;
  • CPF, Nome e Endereço do Destinatário;
  • Nome dos Produtos e Dados Fiscais;
  • Valor dos Itens;
  • Valor Total da Nota;
  • Valor dos Impostos, Frete e Seguro;
  • Dados de Transporte;
  • Forma de Cobrança.

Contabilidade Online

A Consulta NFe Completa também permite a impressão da Nota Fiscal, no entanto para acesso a essa funcionalidade, é exigido o certificado digital.

Como emitir NFe

Agora que você já sabe como consultar uma NFe Completa, é hora de saber mais sobre o assunto, começando pelo passo a passo para emitir notas fiscais.

A emissão de notas fiscais sobre a venda de mercadorias e prestação de serviços é obrigatória e um dever de todas as empresas.

No entanto, muitos empreendedores que estão começando ou ainda não formalizaram suas atividades não sabem o que é preciso fazer para emitir esse importante documento.

Para emitir uma NFe, você precisará seguir os seguintes passos:

  1. Contratar um serviço de contabilidade;
  2. Obter um CNPJ e uma Inscrição Estadual;
  3. Adquirir um certificado A1 ou A3;
  4. Contratar um sistema emissor de notas fiscais.

Após regularizar a sua empresa, obter os documentos necessários e contratar um sistema emissor de NFe, conte com o apoio da contabilidade para emitir suas primeiras notas.

O contador, fornecerá orientações importantes em relação ao cadastro e a tributação dos produtos, para que a sua empresa não pague impostos em excesso ou mesmo a menor, o que pode resultar em problemas com o fisco.

Cada produto possui suas informações fiscais e somente um contador pode oferecer mais informações, quanto a isso.

O que acontece se não emitir nota fiscal?

Quem deixa de emitir notas fiscais sobre a comercialização de produtos ou a prestação de serviços, fica sujeito a uma série de sanções previstas em lei.

A empresa pode ser submetida a aplicação de multas e ao pagamento de impostos retroativos. Além disso, os seus responsáveis podem ser enquadrados em sonegação fiscal e crime contra a ordem tributária, cuja pena pode chegar a 5 anos de reclusão.

Como cancelar uma NFe

Se após realizar a consulta NFe Completa, você identificar que existem informações incorretas, a solução é solicitar o cancelamento da nota fiscal.

Na maior parte dos estados, o emissor tem como regra, o prazo de 24 horas para cancelar uma NFe com dados incorretos ou por desistência do comprador.

Após esse prazo, o cancelamento precisará ser requisitado por meio de um processo administrativo na Secretaria Estadual de Fazenda do seu estado.

Para saber mais sobre o cancelamento de notas fiscais e obter outras orientações, você que é cliente Já Calculei, pode consultar o nosso time de contadores.

Quais são as vantagens de emitir NFe?

Quem regulariza suas atividades e emite a NFe Completa relativa às suas operações de vendas, conta com diversos benefícios, dentre os quais, podemos destacar:

  • Regularização perante o fisco;
  • Melhor controle financeiro e de faturamento;
  • Melhoria na gestão de fretes e estoques;
  • Maior transparência e credibilidade junto aos clientes.

Além dos itens citados acima, quem emite a NFe Completa pode atrair mais clientes e potenciais compradores, principalmente do tipo pessoa jurídica, uma vez que as empresas costumam exigir nota fiscal das suas compras.

Tipos de Nota Fiscal

Você sabia que além da NFe existem outros tipos de nota fiscal? A NFSe e a NFCe também são muito utilizadas.

NFS-e: A NFS-e ou Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, deve ser emitida nas operações que envolvem a prestação de serviços. Diferentemente da NFe, cuja autorização para emissão é concedida pela Secretaria Estadual de Fazenda, no caso da NFS-e, essa atribuição é do município.

NFCe: A NFCe ou Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, é o formato em cupom fiscal que costumamos receber nas compras como pessoa física em lojas do varejo, como farmácias e supermercados.

Para emitir NFe precisa de contador?

Sim, quem pretende regularizar suas atividades e emitir NFe precisa de contador, não só para obter a autorização concedida pelo fisco, como também para escriturar os documentos emitidos na contabilidade.

Além de emitir as notas fiscais, as empresas precisam organizar esses documentos em livros contábeis e apresentar declarações mensais e anuais com o detalhamento das movimentações.

Sendo assim, quem precisa emitir notas fiscais não pode dispensar o apoio e a assessoria de bons profissionais da contabilidade.

Contabilidade Online

Conheça a Já Calculei Contabilidade

Você já sabe como consultar uma NFe Completa. Agora, queremos convidar você para conhecer os serviços da Já Calculei.

A Já Calculei é um serviço completo de contabilidade, com profissionais especializados e altamente treinados, para atender empresas de todas as partes do país.

Aqui na Já Calculei você encontra tecnologia, atendimento de qualidade e todos os serviços que a sua empresa precisa, por mensalidades acessíveis e que não comprometem o orçamento dos seus negócios.

Para saber mais sobre os nossos planos e serviços, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!