LTDA: Descubra se esse é o modelo de empresa ideal para você

Por: | Data: dezembro 9, 2021

LTDA

Quando se trata de abrir a empresa, o empreendedor pode ter várias dúvidas. Uma delas é descobrir qual é o tipo de empresa mais adequado.

Há diferentes opções, como MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte), EI (Empresa Individual), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou LTDA (Sociedade Limitada).

Neste artigo, vamos mostrar como funciona a Sociedade Limitada e se ela é o modelo de negócio mais adequado para você. Observe a seguir!

O que é uma empresa LTDA?

LTDA é uma abreviação de “Limitada”. As Sociedades Limitadas são empresas constituídas somente pelo investimento que cada sócio aplica no negócio. Cada valor aplicado é decisivo na participação dos lucros e responsabilidade de cada um.

É um modelo de empresa que garante a proteção do patrimônio de todos que participam da constituição do negócio. Caso haja falência, rompimento da sociedade ou dissolução da empresa, o capital deles não sofrerá prejuízos.

Determinadas regras garantem o capital da organização. Isso acontece porque os donos não têm o direito de utilizar o dinheiro da empresa para assuntos pessoais e também estão impedidos de auferir lucros em tempos de prejuízo.

As empresas LTDA são as mais comuns em nosso país porque não têm muitas burocracias e conferem proteção ao patrimônio de cada sócio. A responsabilidade de cada sócio é proporcional ao valor do capital investido.

Abrir Empresa Grátis

Como funciona a Sociedade Limitada?

O funcionamento de uma Sociedade Limitada acontece por meio de cotas. O valor nominal dessas cotas fica registrado no contrato social. Nesse acordo, ficam definidos os lucros e as responsabilidades de cada sócio.

Para constituir a LTDA, deve-se:

  •         elaborar um contrato social;
  •         formalizar esse documento na Junta Comercial;
  •         inscrever-se na Receita Federal;
  •         inscrever-se na Secretaria da Fazenda;
  •         inscrever-se na Prefeitura do município em que a empresa estará sediada.

Quais são as vantagens e as desvantagens da LTDA?

Uma das vantagens mais importantes é a proteção do patrimônio contra eventuais transtornos financeiros da empresa.

Outra vantagem é a facilidade na distribuição de lucros, considerando que os sócios recebem lucros conforme sua cota.

O patrimônio dos sócios na LTDA fica protegido porque eles não podem utilizar recursos do negócio para resolver assuntos particulares. E sempre que a empresa tiver prejuízos, os sócios não recebem lucros. Desse modo, o negócio tende a ficar mais estável.

E se algum sócio não cumprir as regras, ele pode ser excluído da sociedade. Essa medida previne a empresa contra prejuízos maiores que esse sócio poderia causar futuramente. Ele poderia, por exemplo, estar usando dinheiro da empresa para aplicar em negócios pessoais, o que configura um tipo de desfalque.

Mas há algumas desvantagens também na Sociedade Limitada. Uma delas é que não é obrigatória a existência de um conselho fiscal. Outro ponto desvantajoso é que não há um valor mínimo para a organização, e isso pode causar conflitos entre os sócios.

O que são Sociedades Simples e S/A?

Citamos alguns modelos de sociedade logo no começo. Agora, vamos ver como a LTDA se relaciona com elas:

Sociedades Simples

São organizações não empresariais destinadas à ciência, à literatura, à arte ou à intelectualidade. Elas podem ser puras ou limitadas.

No primeiro caso, o capital dos sócios se combina com o capital da sociedade. No segundo caso, o patrimônio dos sócios fica sob proteção porque não se mistura aos recursos da empresa.

Sociedades Anônimas (S/A)

Uma diferença entre as Sociedades Limitadas e as Sociedades Anônimas (S/A) é que as últimas são divididas em ações. Podem ser de capital fechado ou podem ser registradas na Bolsa de Valores (capital aberto).

No caso de capital fechado, para comprar as ações, é preciso que o sócio se desfaça de sua parte para algum investidor. No caso do capital aberto, qualquer investidor pode se tornar sócio desde que adquira ações na Bolsa de Valores.

A partir das explicações, você já pode ter uma ideia de qual modelo seria o melhor. Claro que a opção pela LTDA deve ser decidida em conjunto com um contador.

Aproveite e confira, em detalhes, como abrir uma empresa LTDA. Dessa forma, você complementa seus conhecimentos sobre o mesmo assunto.