Para escalar e acelerar o crescimento de pequenos negócios, os empresários e empreendedores precisam pensar em estratégias e em diferentes canais de distribuição para que possam alcançar um número significativo de clientes.
Sem dúvida alguma, em um mundo globalizado e conectado como o que nós vivemos, a diversificação dos canais de distribuição é um dos segredos para empresas que desejam ser mais lucrativas e conquistar clientes.
Pensando nisso, e como forma de auxiliar você empresário e empreendedor a escalar e expandir seus negócios, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre estratégias e canais de distribuição para pequenos negócios.
Deseja saber mais sobre o assunto e levar a sua empresa cada vez mais longe, aumentando sua carteira de clientes, faturamento e lucratividade?
Se a sua resposta foi “Sim”, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
O que são canais de distribuição?
Um canal de distribuição é um método pelo qual você entrega coisas aos seus clientes. A importância dos canais de distribuição é simples: sem um canal de distribuição, você não tem como distribuir nada para o seu público.
Existem muitos canais de distribuição, no entanto, eles podem ser agrupados em três tipos básicos:
- Canais Diretos: Este tipo de canal de distribuição é aquele que permite que a sua empresa chegue diretamente aos clientes, sem intermediários.
- Canais Indiretos: Esta forma de distribuição envolve um terceiro, como por exemplo, os representantes comerciais e as distribuidoras, que colaboram com o resultado de vendas de uma empresa.
- Distribuição Dupla: Finalmente, a distribuição dupla é uma combinação de distribuição direta e indireta. Neste modelo, as empresas se conectam diretamente com seus clientes, mas também de forma indireta, através dos seus representantes.
Exemplos de canais de distribuição diretos e indiretos
Para entender como eles funcionam e saber mais sobre os canais de distribuição, nada melhor que conferir alguns exemplos práticos e presentes em nosso cotidiano.
Canais de distribuição direta
- Lojas de fabricantes online: Alguém que fabrica seus produtos e os vende diretamente por meio de seu site ou de outras plataformas digitais, usa a distribuição direta.
- Prestadores de serviços: Os prestadores de serviços, por necessidade, usam a distribuição direta. Eles precisam se conectar com seus clientes para fornecer serviços.
Canais de distribuição indireta
- Varejistas: Por definição, o varejo é um mercado de distribuição indireta. O varejista compra produtos do atacadista ou fabricante e depois os vende aos consumidores.
- Representantes comerciais: Os representantes comerciais ganham a vida atuando como um canal de distribuição indireta, divulgando e vendendo produtos em nome de um fabricante.
Principais canais de distribuição para pequenos negócios
Para um pequeno negócio, diversificar os canais de distribuição pode ser um grande desafio, mas não precisa e nem pode ser uma tarefa impossível.
Mesmo com poucos recursos e capacidade de investimento, é possível desenvolver um mix variado de estratégias e canais de distribuição, e com isso, alcançar um número cada vez maior de clientes.
Para auxiliar você nesta empreitada, decidimos separar algumas dicas e sugestões em canais de distribuição para pequenos negócios.
1.Lojas físicas de varejo
Uma das abordagens mais simples e direta para comercializar produtos e distribuí-los aos clientes se dá por meio das lojas físicas de varejo.
Ao abrir uma loja física em locais com grande fluxo e movimentação de pessoas, como shoppings centers e o centro de grandes cidades, o empreendedor tem tudo o que precisa para distribuir os seus produtos para um grande número de pessoas.
2.E-commerce e marketplaces
Quando o assunto são estratégias e canais de distribuição para pequenos negócios, não podemos esquecer e deixar de lado o potencial da internet.
Empresas de todas as partes do mundo faturam alto anunciando e vendendo os seus produtos através da internet, seja através de um site próprio ou de plataformas de marketplace, como Mercado Livre, Shopee e B2W.
Estamos conectados à internet praticamente de forma ininterrupta e você pode utilizar isso em favor dos seus negócios, vendendo não só na sua localidade, mas para todo o Brasil e quem sabe, até mesmo para o exterior.
3.Redes sociais
Outro canal de distribuição fantástico e que pode render ótimos resultados são as redes sociais. Crie um perfil criativo para a sua empresa nas principais redes sociais, incluindo Instagram, Facebook e Tik Tok, anuncie por estes canais e venda seus produtos.
Para potencializar os resultados, você ainda pode investir em anúncios patrocinados ou contratar influenciadores para indicar e ajudar na divulgação dos seus produtos.
4.Faça vendas pelo WhatsApp
Se as pessoas querem facilidade, ofereça facilidade a elas. Utilize o WhatsApp para manter contato com seus clientes e potenciais clientes, utilizando o mensageiro para fechar negócios e fazer vendas.
O próprio WhatsApp em sua versão Business, disponibiliza ferramentas úteis para empresas e profissionais que desejam vender e anunciar seus produtos utilizando este canal.
5.Monte um time de representantes
Por fim, você pode combinar seus canais de distribuição direta com canais indiretos, montando um time de representantes para auxiliar na divulgação e na venda dos seus produtos.
Os representantes comerciais são profissionais independentes que recebem uma comissão pré-determinada com base nos seus resultados e volume de vendas.
Mantenha sua empresa em dia e expanda seus negócios
Agora que você já conferiu uma série de dicas e estratégias em canais de distribuição para pequenos negócios, conte com o apoio do time de especialistas da Já Calculei Contabilidade para manter a sua empresa em dia com o fisco e expandir os seus negócios.
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