Consultoria: Saiba o que é, conheça seus tipos

Por: | Data: janeiro 31, 2022

Consultoria- Saiba o que é, conheça seus tipos

Consultoria é um termo utilizado para fazer referência às atividades de apoio na gestão e desenvolvimento de negócios em diferentes áreas, incluindo marketing, tecnologia da informação, melhoria operacional e estratégia corporativa.

No entanto, o que a maioria das pessoas quer dizer quando fala sobre consultoria é sobre a consultoria de gestão.

Pense nos consultores como “médicos” para empresas, pois o papel deles consiste em diagnosticar a causa raiz de um problema e, em seguida, prescrever e implementar tratamentos com o consentimento do paciente.

O que é consultoria?

Existem várias maneiras de responder à pergunta “O que é consultoria?” Para aprofundar, vamos continuar com nossa analogia de consultores como médicos para empresas.

  • Avaliação dos sintomas: Um cliente sabe que tem um problema de negócios, como queda de receita ou um novo concorrente em seu mercado. Sendo assim, ele pode recorrer a um consultor para obter ajuda e chegar à raiz do problema, como um paciente que procura um médico.
  • Diagnóstico: O consultor avaliará o desempenho dos negócios do cliente, levando em consideração problemas semelhantes que já viu em clientes no passado, como um médico verificaria os sintomas de seu paciente em relação a doenças conhecidas.
  • Prescrição: O consultor recomenda um curso de ação para melhorar as receitas ou enfrentar uma ameaça competitiva, da mesma forma que um médico diria ao paciente o que há de errado com ele e prescreveria um medicamento ou recomendaria um procedimento médico.
  • Cuidados de acompanhamento: O consultor fornecerá ao cliente um processo passo a passo que será importante para melhorar os resultados de seus negócios, da mesma forma que um médico forneceria a um paciente os passos necessários para recuperar sua saúde.

Abrir Empresa

Por que alguém confia em um médico? Porque eles são especialistas em seu campo e estudaram detalhadamente o corpo humano, medicamentos e afins.

Os consultores, da mesma forma, são fortes solucionadores de problemas nas empresas, pois possuem perspicácia e amplo conhecimento nos negócios.

O que os consultores fazem?

Os consultores não apenas, resolvem problemas, mas podem garantir que as empresas resolvam o problema certo, e implementem melhorias que as levem ao sucesso, sendo orientados por dados em suas recomendações,

Em suma, os consultores resolvem problemas de negócios complexos usando sua experiência e conhecimento em setores ou funções específicas. Isso pode variar de corte de custos, aumento de vendas ou avaliação de um novo mercado em que o cliente está pensando em entrar.

Se necessário, eles também ajudarão a empresa a aprender novas habilidades para que possam contratar e/ou desenvolver os novos recursos necessários para ter sucesso no futuro.

Na prática, consultoria tem tudo a ver com ajudar o cliente a construir um negócio autossustentável e bem administrado.

Tipos de consultoria

Existem diferentes tipos de consultoria, e por consequência, consultores especializados em diferentes áreas, dentre as quais, podemos destacar:

  • Consultoria de gestão;
  • Consultoria financeira;
  • Consultoria de marketing;
  • Consultoria de RH
  • Consultoria tributária.

Na sequência, veremos mais detalhes e informações sobre os diferentes tipos de consultoria listados acima.

Consultoria de gestão

A consultoria de gestão é uma das mais procuradas pelas empresas, pois contam com profissionais que possuem expertise geral na resolução de problemas e administração de negócios.

Os consultores em gestão empresarial, são exímios administradores e costumam se preparar para atender as empresas em diferentes áreas, incluindo, marketing, finanças, gestão de pessoas, finanças e resultados.

Na prática, o que define a área de atuação desse tipo de consultor, são as necessidades da empresa contratante.

Consultoria financeira

Como o próprio nome sugere, a consultoria financeira é aquela especializada em apresentar soluções e melhorias voltadas exclusivamente para a gestão financeira empresarial, analisando, planejando e definindo estratégias para otimizar recursos e garantir a saúde financeira das empresas contratantes.

Uma consultoria financeira pode:

  • Auxiliar as empresas na redução de despesas;
  • Fornecer consultoria para aumentar as receitas;
  • Calcular o valuation, ou seja, o valor de uma empresa;
  • Analisar sob o ponto de vista financeiro, a validade de uma ideia;
  • Ajudar as empresas na identificação dos seus lucros;
  • Implementar relatórios, processos e indicadores de gestão financeira empresarial.

Consultoria de marketing

Por sua vez, a consultoria de marketing, é uma solução voltada para empresas que buscam melhorar a sua visibilidade no mercado e atrair mais clientes.

No seu dia a dia, um consultor de marketing realiza diagnóstico nas empresas, fornece orientação e auxilia na implementação de estratégias de marketing que possam contribuir de maneira efetiva para os resultados do negócio.

Dentre as atribuições deste profissional, podemos destacar:

  • Auxilia as empresas a encontrar o seu público-alvo;
  • Define as personas dos seus clientes;
  • Avaliam as estratégias de marketing dos concorrentes;
  • Definem as estratégias ideais de marketing para cada negócio;
  • Auxiliam na implementação de ferramentas e processos de marketing.

Consultoria de RH

A consultoria de RH é aquela voltada a auxiliar as empresas na gestão de pessoas, a fim de melhorar a satisfação dos funcionários e os resultados entregues por eles.

Dentre as tarefas de uma consultoria de RH, podemos destacar:

  • Implantação de novas tecnologias em gestão de pessoas;
  • Avaliação da interação do RH com outros departamentos;
  • Sugestão de estratégias e políticas para melhorar a satisfação dos colaboradores;
  • Sugestão de treinamentos para potencializar o desenvolvimento dos recursos humanos.

Consultoria tributária

Por fim, temos a consultoria tributária, que é aquela que oferece apoio e assessoria especializada para empresas que desejam pagar menos impostos e ao mesmo tempo, manter suas operações em conformidade com o fisco.

Dados do IBGE apontam que 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário. A consultoria financeira, tem como atribuição, solucionar esse tipo de problema, otimizando a carga tributária dos seus clientes.

Consultor precisa de contador?

Profissionais que atuam na área de consultoria, podem exercer sua profissão de forma autônoma, ou seja, como pessoa física, ou então como pessoa jurídica.

A segunda opção, é sem dúvidas a mais indicada, pois além de conferir maior credibilidade ao trabalho do consultor, permite que o profissional emita notas fiscais dos serviços prestados e ao mesmo tempo pague menos impostos.

Enquanto consultores pessoa física contribuem com as elevadas alíquotas de Imposto de Renda, profissionais que decidem abrir um CNPJ garantem uma importante economia, aproveitando alíquotas mais baixas no Simples Nacional ou Lucro Presumido.

Abrir Empresa

Ainda não possui um CNPJ?

Formalize suas atividades como pessoa jurídica, conte com o apoio do time de contadores da Já Calculei e abra a sua empresa gratuitamente.

Deseja saber mais? Clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!