Comprar um carro pelo CNPJ é um bom negócio?





Comprar um carro pelo CNPJ é um bom negócio?

Por: | Data: fevereiro 4, 2022

Comprar um carro pelo CNPJ é um bom negócio?

Você sabia que ao comprar um carro como pessoa jurídica é possível obter descontos de até 30% na aquisição do veículo? Mas, será mesmo que essa opção é um bom negócio? Como funciona na prática?

A compra de veículos através do CNPJ é um assunto que costuma gerar dúvidas e certa curiosidade por parte dos empresários e empreendedores. Diante disso, decidimos preparar um conteúdo completo para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Não tenha dúvidas, a aquisição de veículos através do CNPJ pode ser muito vantajosa e significar economia. No entanto, tem regras e limitações que precisam ser observadas.

Como conseguir desconto na compra do carro como pessoa jurídica?

Os interessados em comprar um carro através do CNPJ, ou seja, como pessoa jurídica, precisam procurar a concessionária e marca da sua preferência para consultar as possibilidades e condições.

A compra de veículos através do CNPJ pode garantir descontos que chegam a 30% do valor do automóvel, no entanto, esse tipo de desconto pode não ser aplicável sobre alguns modelos e em determinadas condições.

Diante disso, vale a pena realizar uma boa pesquisa, comparar modelos e marcas em busca de alternativa que lhe garanta o melhor custo benefício.

Abrir Empresa

Documentos para comprar um carro como pessoa jurídica

Além de procurar uma concessionária da sua confiança e preferência para obter mais detalhes e realizar simulações, o interessado em comprar um carro através do CNPJ, precisa separar alguns documentos. São eles:

  • Cartão do CNPJ (Pode ser emitido no site da Receita Federal);
  • Contrato Social da empresa;
  • Comprovante de endereço;
  • RG e CPF do responsável pela compra

Além disso, é necessário que a compra seja realizada diretamente pelo proprietário ou por funcionários e sócios com procuração para realizar compras em nome da empresa.

Por fim, vale destacar que algumas concessionárias podem solicitar documentos complementares aos listados acima.

Posso comprar um carro financiado pelo CNPJ

Sim. Não há qualquer impedimento legal em relação a compra de carros financiados pelo CNPJ. Mas, muito pelo contrário. Na verdade, na maioria dos casos, as concessionárias e bancos oferecem juros mais baixos nos contratos de financiamento solicitados por pessoas jurídicas.

Para saber mais sobre as condições de financiamento na aquisição de veículos para pessoas jurídicas, consulte a sua concessionária de preferência ou o seu gerente bancário.

Como funciona o seguro para carro de pessoa jurídica?

Antes de tomar qualquer decisão e efetuar a compra do seu veículo através do CNPJ, considere também, realizar uma pesquisa sobre as condições e planos oferecidos pelas principais seguradoras veiculares.

Apesar do seguro auto para pessoas jurídicas contar com características muito parecidas com as presentes no seguro para pessoas físicas, alguns fatores podem interferir de forma significativa no valor do seguro.

Assim como o seguro para pessoas físicas, o seguro veicular para pessoas jurídicas pode oferecer:

  • Cobertura para danos parciais e integrais em caso de colisão;
  • Cobertura parcial ou integral para roubo ou furto;
  • Cobertura para incêndios;
  • Cobertura para acidentes com terceiros;
  • Assistência 24 horas e carro reserva.

Quem pode dirigir o carro da empresa?

De acordo com a legislação de trânsito, qualquer pessoa devidamente habilitada e em posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode dirigir o veículo da empresa.

No entanto, é importante destacar que em caso de multa, a empresa será notificada para indicar o responsável por cometer a infração.

Caso não faça isso, será obrigada a arcar não apenas com a multa referente a infração de trânsito, mas também com uma segunda multa, em função da omissão do real infrator.

Vale a pena comprar carro na pessoa jurídica?

Sob o ponto de vista da economia e dos descontos que conforme comentamos anteriormente, comprar carro no nome da pessoa jurídica pode ser muito vantajoso.

No entanto, é importante que o empresário fique atento a algumas complicações que essa decisão pode tomar, dentre elas:

  • Desorganização financeira dos negócios: O uso de recursos financeiros da empresa para pagamento de despesas e aquisição de bens pessoais não é recomendada como uma boa prática de gestão financeira e contábil.
  • Risco de problemas com o fisco: Caso a sua empresa não tenha um volume de faturamento (notas fiscais de venda) que consiga cobrir os custos com a aquisição do veículo, tal fato pode chamar a atenção da Receita Federal, dando início a uma fiscalização sobre a empresa que pode resultar em multas e sanções.
  • Confisco do veículo: Por fim, como um patrimônio da empresa, o veículo em questão, mesmo que a serviço do proprietário, pode ser penhorado pela justiça para o pagamento de dívidas da empresa.
  • Restrição de revenda: Para evitar fraudes e a compra de carros com desconto no CNPJ para posterior revenda. Os veículos adquiridos por pessoa jurídica não podem ser revendidos em menos de um ano.
  • Fila de espera: Normalmente, as montadoras solicitam um prazo maior para entregar veículos adquiridos por pessoas jurídicas.

MEI pode comprar carro pelo CNPJ?

Sim. Microempreendedores Individuais – MEI também podem comprar carro no CNPJ, no entanto é importante ficar atento, pois o excesso de despesas no MEI pode levar ao desenquadramento da empresa.

Atualmente, o limite de faturamento anual do MEI é de R$ 81 mil e o limite de despesas, ou seja, de compras no CNPJ não pode superar 80% desse valor, ou seja, R$ 64.800,00

Diante dessa condição, é muito importante fazer as contas e verificar se as parcelas entram no limite de despesas do MEI, evitando assim, o seu desenquadramento de ofício por parte da Receita Federal.

Contabilidade Online

Antes de comprar um carro no CNPJ, consulte seu contador

Por fim, antes de comprar um carro pelo CNPJ e aproveitar os descontos dessa modalidade, consulte o seu contador.

Tratando-se de uma aquisição de alto valor, a consulta ao contador é fundamental para ter certeza de que seja possível confirmar se a aquisição do novo bem trará alguma implicação fiscal ou contábil sobre a empresa.

Procurando uma contabilidade online, moderna e com mensalidades acessíveis para assessorar a sua empresa?

Conte com a Já Calculei Contabilidade, clique aqui e entre em contato conosco!