Já tenho CNPJ, posso abrir outro?

Por: | Data: janeiro 7, 2022

Já tenho CNPJ, posso abrir outro?

Já tenho CNPJ, posso abrir outro? É possível ter mais de uma empresa? Essas são dúvidas comuns de empresários e empreendedores que pretendem expandir as suas fontes de renda por meio da abertura de novos negócios.

Diante disso, preparamos um conteúdo completo para explicar se é possível e como funciona a abertura de novas empresas por quem já tem um CNPJ.

De antemão, podemos adiantar que a depender do caso, mesmo quem já tem um CNPJ pode abrir outros.

Para saber mais, continue conosco, acompanhe esse conteúdo até o final e consulte as possibilidades.

Posso abrir outro MEI?

A dúvida “já tenho CNPJ, posso abrir outro” é uma das mais comuns entre os empresários que possuem um negócio enquadrado no MEI – Microempreendedor Individual.

O MEI é um tipo de empresa muito procurado em função das suas características, incluindo a facilidade para abertura da empresa e a carga tributária reduzida.

No entanto, é importante destacar que uma das regras desse tipo de empresa é justamente a que proíbe quem possui MEI de abrir ou participar como sócio em outra empresa.

Portanto, se você já tem um CNPJ como MEI, saiba que não será possível abrir outro, a menos que você solicite o encerramento do seu MEI ou migre de MEI para ME.

Abrir Empresa

Posso abrir outro CNPJ EI?

EI é a sigla para Empresário Individual, um tipo de empresa que assim como o MEI é destinado a empreendedores que desejam abrir uma empresa sem sócios.

Quem decide abrir um EI conta com mais flexibilidade e menos restrições, no entanto, também não pode abrir outro CNPJ.

Neste caso, a solução é mudar para outra natureza jurídica, como por exemplo a SLU – Sociedade Limitada Unipessoal que permite a abertura de mais de um CNPJ por pessoa.

Já tenho CNPJ ME, posso abrir outro?

Além da possibilidade de optar pelo Simples Nacional e garantir economia de impostos quem possui uma empresa ME conta com uma série de benefícios, dentre eles, a possibilidade de abrir outro CNPJ.

Você que já tem um CNPJ ME, pode abrir outro, a qualquer momento. No entanto, é importante ficar atento, pois os faturamentos dos seus CNPJs serão somados para efeito de cálculo e apuração de impostos no âmbito do Simples Nacional.

Posso abrir mais de uma Sociedade Limitada Unipessoal?

A Sociedade Limitada Unipessoal ou SLU como também é conhecida foi instituída pela Lei da Liberdade Econômica em substituição a antiga EIRELI.

A SLU foi muito bem recebida por empresários e contadores pois oferece maior flexibilidade para aqueles que desejam empreender e abrir novos negócios, gerando emprego e renda.

Por sinal, uma das vantagens da SLU é a possibilidade de abertura de múltiplos CNPJs, ou seja, se você possui uma empresa desse tipo, fique tranquilo, em relação a possibilidade de abrir outros CNPJs.

Quantas empresas posso ser sócio?

Muitos empresários e empreendedores que já gerenciam ou contam com participação em uma empresa, possuem dúvidas em relação a possibilidade de participar como sócio em outros negócios.

A dúvida mais comum é a seguinte: Afinal, de quantas empresas posso ser sócio?

Na prática, não existe limitação, o empresário tem autonomia e liberdade para ser sócio de quantas empresas desejar.

É possível ter duas empresas no mesmo endereço?

Quando o assunto é “Já tenho CNPJ, posso abrir outro”, uma dúvida que acaba sendo bastante comum, diz respeito a abertura de duas empresas no mesmo endereço.

Você já sabe que a depender do tipo de empresa que pretende abrir, é plenamente possível ter dois ou mais CNPJs, mas e quanto ao endereço? É possível ter duas empresas no mesmo endereço?

Como regra geral, sim. No entanto, a depender do tipo de atividade desenvolvida pela empresa, a Prefeitura pode não liberar dois alvarás de funcionamento para o mesmo endereço.

Por isso, antes de cogitar a abertura de duas empresas com o mesmo endereço físico, consulte a sua contabilidade e veja se não existem restrições.

Posso ter duas empresas no mesmo CNPJ?

Não, independente do tipo, porte ou das atividades desenvolvidas, não é possível ter duas empresas no mesmo CNPJ, uma vez que esse documento é único por empresa.

No entanto, você pode abrir filiais do mesmo CNPJ, ocasião em que apenas a sequência final do número será alterada, permanecendo a sua “raiz”, veja um exemplo:

  • Matriz: 000.000/0001-00
  • Loja I: 000.000/0002-00
  • Loja II:000.000/0003-00

Para abrir filiais do mesmo CNPJ, será preciso contar com o apoio e a orientação de um serviço de contabilidade para realização de uma alteração contratual na Junta Comercial.

Posso ter duas empresas no Simples Nacional?

Sou Simples Nacional e já tenho CNPJ, posso abrir outro? Não há qualquer impeditivo quanto a abertura de múltiplos CNPJs no Simples Nacional pelo mesmo empresário.

No entanto, como forma de evitar fraudes, a Receita Federal irá considerar a soma do faturamento de todas as empresas para apuração dos impostos devidos ao Simples Nacional.

Lembre-se que o limite de faturamento anual do Simples Nacional corresponde a R$ 4,8 milhões e que caso, a soma do faturamento das empresas ultrapasse esse limite, ambas serão excluídas do Simples.

Como abrir outro CNPJ?

Agora que você já sabe que pode abrir outro CNPJ, conte com o apoio do nosso time de contadores e abra o seu novo CNPJ de forma gratuita.

Aqui na Já Calculei não cobramos honorários contábeis para abertura de empresas de clientes que assinam um dos nossos planos anuais, com mensalidades a partir de R$ 99,00.

Confira o passo a passo e veja como funciona:

  • Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
  • Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
  • Assine o nosso plano anual e efetue o pagamento da primeira mensalidade.

Quando o assunto é “já tenho CNPJ, posso tirar outro”, não pense duas vezes, conte com o apoio do time de contadores da Já Calculei Contabilidade Online.

A Já Calculei atende empresas e empreendedores de todo o Brasil, clique aqui e entre em contato conosco!

Abrir Empresa