Por: Já Calculei | Data: julho 21, 2022
Como tirar meu CNPJ? Essa é uma pergunta muito comum entre aqueles que sonham em empreender e montar o próprio negócio.
Por sinal, se você chegou até este conteúdo, é muito provável que essa também seja a sua dúvida. Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Aqui você vai conferir um passo a passo completo sobre a abertura de CNPJ e encontrar resposta para suas principais dúvidas com relação a este importante assunto.
Portanto, se você deseja saber mais sobre o tema, queremos convidar você para continuar conosco e acompanhar este conteúdo até o final.
Tirar um CNPJ pode ser muito mais fácil do que você imagina, principalmente quando já se conhece todos os trâmites e procedimentos para abertura e legalização de um CNPJ.
Sendo assim, você que chegou até este conteúdo em busca de informações sobre “como tirar meu CNPJ”, não pode ficar sem conferir e acompanhar este passo a passo até o final. Continue conosco!
Quando o assunto é como tirar meu CNPJ, a primeira coisa a se fazer é contratar um serviço de contabilidade.
O contador poderá orientar você e esclarecer suas dúvidas, além de cuidar de todos os trâmites e documentação para abertura da sua empresa.
Com o apoio de um bom profissional de contabilidade, você descobrirá que abrir um CNPJ pode ser muito mais fácil do que a maioria das pessoas e empreendedores imaginam.
Ainda não possui um contador? Acompanhe este passo a passo e ao final, abra a sua empresa de forma gratuita conosco!
Após contratar um serviço de contabilidade, você que chegou até aqui em busca de informações sobre como tirar meu CNPJ, precisará reunir e separar alguns documentos que são importantes e necessários na abertura de uma empresa, incluindo:
Não se preocupe, a lista de documentos é simples e em caso de dúvidas, o contador poderá fornecer todas as orientações que você precisa.
Por sua vez, após separar os documentos listados no tópico anterior, você precisará definir qual será o tipo de atividade desenvolvida pela sua empresa e a partir disso, verificar com o seu contador, qual o CNAE ideal para o seu negócio.
CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um código composto por 7 dígitos numéricos que é vinculado ao CNPJ e determina quais são as atividades que cada empresa pode desenvolver.
De acordo com a legislação em vigor, cada CNPJ pode ser acompanhado por até 100 atividades, desde que uma delas seja a principal.
Dando sequência ao nosso passo a passo sobre como tirar meu CNPJ, você também precisará conversar com o seu contador e definir o modelo de constituição ideal para a sua empresa, dentre as opções, temos:
As duas primeiras opções da lista acima, são destinadas para empreendedores que desejam abrir uma empresa sem sócios, enquanto as demais, são voltadas para a abertura de empresas em sociedade.
Por sua vez, quando o assunto é como tirar meu CNPJ, o empreendedor também precisa definir em conjunto com a sua contabilidade, qual é o melhor regime tributário para a sua empresa.
Atualmente, temos três opções disponíveis. São elas:
Nesta etapa, uma escolha assertiva pode representar uma boa economia de impostos.
Quando o assunto é como tirar meu CNPJ, você também precisa estar ciente de que precisará elaborar um Contrato Social, documento que possui uma série de informações importantes sobre a futura empresa, incluindo:
Por analogia, podemos dizer que o Contrato Social é a certidão de nascimento das empresas. Este documento deve ser registrado na Junta Comercial do Estado.
Após o registro da empresa na Junta Comercial, a contabilidade poderá providenciar o CNPJ, documento que é muito esperado pelos empreendedores de plantão.
O CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas é um documento obrigatório para toda e qualquer empresa, sendo a sua emissão, uma responsabilidade da Receita Federal do Brasil.
Em mais uma etapa do nosso passo a passo sobre como tirar meu CNPJ, a contabilidade precisará protocolar na Secretaria Estadual de Fazenda, um pedido para emissão da Inscrição Estadual.
A Inscrição Estadual é obrigatória para indústrias e empresas do comércio, tendo em vista que estes estabelecimentos são contribuintes de ICMS e precisam emitir notas fiscais de venda.
Por fim, para encerrar o passo a passo com chave de ouro, a contabilidade solicitará na Prefeitura do seu município, a emissão de dois documentos importantes. São eles:
Sendo assim, a empresa estará apta para entrar em funcionamento e desenvolver todas as suas atividades.
Após conferir um passo a passo completo sobre o assunto, como tirar meu CNPJ, aproveite para abrir a sua empresa pela internet, de forma simples, rápida e sem qualquer complicação.
Conte com a Já Calculei Contabilidade, abra a sua empresa de forma gratuita, sem sair de casa e tire todos os seus planos do papel.
Para saber mais, esclarecer outras dúvidas, conhecer nossos serviços e abrir o seu CNPJ, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!