Como tirar meu CNPJ

Por: | Data: julho 21, 2022

Como tirar meu CNPJ

Como tirar meu CNPJ? Essa é uma pergunta muito comum entre aqueles que sonham em empreender e montar o próprio negócio.

Por sinal, se você chegou até este conteúdo, é muito provável que essa também seja a sua dúvida. Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.

Aqui você vai conferir um passo a passo completo sobre a abertura de CNPJ e encontrar resposta para suas principais dúvidas com relação a este importante assunto.

Portanto, se você deseja saber mais sobre o tema, queremos convidar você para continuar conosco e acompanhar este conteúdo até o final.

Como tirar meu CNPJ: Passo a Passo

Tirar um CNPJ pode ser muito mais fácil do que você imagina, principalmente quando já se conhece todos os trâmites e procedimentos para abertura e legalização de um CNPJ.

Sendo assim, você que chegou até este conteúdo em busca de informações sobre “como tirar meu CNPJ”, não pode ficar sem conferir e acompanhar este passo a passo até o final. Continue conosco!

1.Contrate um serviço de contabilidade

Quando o assunto é como tirar meu CNPJ, a primeira coisa a se fazer é contratar um serviço de contabilidade.

O contador poderá orientar você e esclarecer suas dúvidas, além de cuidar de todos os trâmites e documentação para abertura da sua empresa.

Com o apoio de um bom profissional de contabilidade, você descobrirá que abrir um CNPJ pode ser muito mais fácil do que a maioria das pessoas e empreendedores imaginam.

Ainda não possui um contador? Acompanhe este passo a passo e ao final, abra a sua empresa de forma gratuita conosco!

Abrir Empresa

2.Separe os documentos necessários

Após contratar um serviço de contabilidade, você que chegou até aqui em busca de informações sobre como tirar meu CNPJ, precisará reunir e separar alguns documentos que são importantes e necessários na abertura de uma empresa, incluindo:

  • RG e CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Casamento (se casado);
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa.

Não se preocupe, a lista de documentos é simples e em caso de dúvidas, o contador poderá fornecer todas as orientações que você precisa.

3.Defina o CNAE da empresa

Por sua vez, após separar os documentos listados no tópico anterior, você precisará definir qual será o tipo de atividade desenvolvida pela sua empresa e a partir disso, verificar com o seu contador, qual o CNAE ideal para o seu negócio.

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um código composto por 7 dígitos numéricos que é vinculado ao CNPJ e determina quais são as atividades que cada empresa pode desenvolver.

De acordo com a legislação em vigor, cada CNPJ pode ser acompanhado por até 100 atividades, desde que uma delas seja a principal.

4.Defina uma natureza jurídica

Dando sequência ao nosso passo a passo sobre como tirar meu CNPJ, você também precisará conversar com o seu contador e definir o modelo de constituição ideal para a sua empresa, dentre as opções, temos:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Anônima – S/A.

As duas primeiras opções da lista acima, são destinadas para empreendedores que desejam abrir uma empresa sem sócios, enquanto as demais, são voltadas para a abertura de empresas em sociedade.

5.Escolha um regime tributário

Por sua vez, quando o assunto é como tirar meu CNPJ, o empreendedor também precisa definir em conjunto com a sua contabilidade, qual é o melhor regime tributário para a sua empresa.

Atualmente, temos três opções disponíveis. São elas:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Nesta etapa, uma escolha assertiva pode representar uma boa economia de impostos.

6.Elabore e registre o Contrato Social

Quando o assunto é como tirar meu CNPJ, você também precisa estar ciente de que precisará elaborar um Contrato Social, documento que possui uma série de informações importantes sobre a futura empresa, incluindo:

  • Nome da empresa;
  • Natureza jurídica da empresa;
  • Nome, RG, CPF e função dos sócios;
  • Endereço da empresa;
  • Atividades a serem desenvolvidas;
  • Valor do capital social;
  • Percentual de participação de cada sócio;
  • Responsabilidades, direitos e deveres das partes;
  • Dentre outras informações importantes.

Por analogia, podemos dizer que o Contrato Social é a certidão de nascimento das empresas. Este documento deve ser registrado na Junta Comercial do Estado.

7.Solicite a emissão do CNPJ

Após o registro da empresa na Junta Comercial, a contabilidade poderá providenciar o CNPJ, documento que é muito esperado pelos empreendedores de plantão.

O CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas é um documento obrigatório para toda e qualquer empresa, sendo a sua emissão, uma responsabilidade da Receita Federal do Brasil.

8.Solicite a emissão da Inscrição Estadual

Em mais uma etapa do nosso passo a passo sobre como tirar meu CNPJ, a contabilidade precisará protocolar na Secretaria Estadual de Fazenda, um pedido para emissão da Inscrição Estadual.

A Inscrição Estadual é obrigatória para indústrias e empresas do comércio, tendo em vista que estes estabelecimentos são contribuintes de ICMS e precisam emitir notas fiscais de venda.

9.Solicite a emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento

Por fim, para encerrar o passo a passo com chave de ouro, a contabilidade solicitará na Prefeitura do seu município, a emissão de dois documentos importantes. São eles:

  • Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Inscrição Municipal.

Sendo assim, a empresa estará apta para entrar em funcionamento e desenvolver todas as suas atividades.

Abrir Empresa

Como tirar meu CNPJ pela internet

Após conferir um passo a passo completo sobre o assunto, como tirar meu CNPJ, aproveite para abrir a sua empresa pela internet, de forma simples, rápida e sem qualquer complicação.

Conte com a Já Calculei Contabilidade, abra a sua empresa de forma gratuita, sem sair de casa e tire todos os seus planos do papel.

Para saber mais, esclarecer outras dúvidas, conhecer nossos serviços e abrir o seu CNPJ, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!