Como faz para abrir CNPJ

Por: | Data: julho 4, 2022

Como faz para abrir CNPJ

Como faz para abrir CNPJ? Este tipo de dúvida é bastante comum entre aqueles que sonham em empreender e montar o próprio negócio.

Sendo assim, se você chegou até aqui, é bem provável que também esteja com este tipo de dúvida e em busca de informações que possam auxiliar no processo de abertura da sua empresa.

Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade Online decidiu preparar um conteúdo completo, explicando tudo o que você precisa saber quando o assunto é como faz para abrir CNPJ.

Deseja saber mais e esclarecer de forma definitiva todas as suas dúvidas? Então, não perca mais tempo, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Qual o valor para abrir o CNPJ?

Abrir um CNPJ envolve alguns custos, no entanto, eles podem ser muito menores do que a maior parte dos empreendedores imagina.

Na prática, quem decide abrir uma empresa, normalmente conta apenas com 3 custos para registrar e legalizar o seu negócio. Estes custos incluem:

  • Taxa da Junta Comercial;
  • Certificado Digital;
  • Honorários da Contabilidade.

Contudo, você que chegou até aqui, pode escolher a Já Calculei, garantir abertura de empresa gratuita, e se preocupar apenas com a aquisição de um certificado digital e o pagamento da taxa cobrada pela Junta Comercial.

Diante disso, muitos empreendedores conseguem abrir um CNPJ e registrar a sua empresa com cerca de R$ 500,00 ou menos.

Quanto tempo leva para abrir CNPJ?

Quando o assunto é como faz para abrir CNPJ, uma dúvida bastante comum, diz respeito ao tempo necessário para início e conclusão dos procedimentos para abertura de uma empresa.

No passado, abrir uma empresa poderia levar meses, no entanto, com o avanço da internet e da tecnologia, as coisas melhoraram bastante, e agora, é possível abrir uma empresa em poucos dias.

Em cidades como São Paulo e outras capitais do país, leva-se em média 5 a 10 dias úteis para abrir uma empresa. Por sua vez, em cidades do interior, este prazo pode se estender para algo entre 15 e 25 dias úteis.

Abrir Empresa

Quem pode abrir o CNPJ?

Todo e qualquer interessado, maior de 18 anos, salvo algumas exceções, pode abrir uma empresa.

Não há exigência de escolaridade ou qualquer outro requisito para quem deseja abrir um CNPJ e ser dono do próprio negócio.

As exceções são raríssimas, e incluem os funcionários públicos federais, cuja lei impede a participação como proprietário ou administrador de empresas.

Como faz para abrir CNPJ [Passo a Passo]

Para eliminar de uma vez por todas, qualquer tipo de dúvida relacionada ao tema, decidimos preparar um passo a passo completo e objetivo, explicando como faz para abrir CNPJ, etapa a etapa.

Ao contrário do que muitos pensam, o processo é bastante simples e se resume em apenas algumas etapas. Conforme detalhado a seguir.

1.Contrate um serviço de contabilidade

Quando o assunto é como faz para abrir CNPJ, a primeira coisa que se deve fazer, é procurar e contratar um serviço de contabilidade.

O profissional de contabilidade está preparado para esclarecer todas as suas dúvidas, na condição de empreendedor, e além disso, ficará responsável por cuidar dos trâmites burocráticos para abertura da sua empresa.

2.Separe a documentação necessária

Logo após contratar um serviço de contabilidade, você será orientado a separar alguns documentos que são fundamentais durante o processo para abertura de um CNPJ, incluindo:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
  • Requerimento de Empresário ou Contrato Social (a depender da natureza jurídica da empresa).

Como podemos observar, a documentação é bastante simples e se resume em apenas alguns itens. Mas, não se preocupe, caso você tenha algum tipo de dúvida, o profissional de contabilidade poderá lhe orientar e fornecer o auxílio necessário.

3.Escolha a natureza jurídica e o regime tributário

Como empreendedor e futuro empresário, você precisará tomar suas primeiras decisões ainda durante os preparativos para abertura da sua empresa. Uma dessas decisões, diz respeito a escolha da natureza jurídica e regime tributário do seu negócio.

Com o apoio e a orientação da contabilidade, você precisará escolher entre uma das seguintes naturezas jurídicas:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Anônima (S.A).

Por sua vez, também precisará escolher entre um dos seguintes regimes tributários:

Estas escolhas são importantes, pois dentre outras coisas, vão determinar se a sua empresa precisará de sócios e a forma como serão apurados e calculados os seus impostos.

4.Registro da empresa na Junta Comercial

Dando sequência ao nosso passo a passo sobre como faz para abrir CNPJ, a contabilidade iniciará os trâmites de registro perante os órgãos públicos.

O pedido de constituição da empresa, deverá ser registrado na Junta Comercial, órgão público que funciona como uma espécie de cartório, e tem como atribuição, receber os pedidos para abertura, alteração contratual e encerramento de empresas.

Na Junta Comercial, será emitido o NIRE – Número de Identificação no Registro de Empresas.

Abrir Empresa

5.Emissão dos documentos da empresa

Por fim, após o registro na Junta Comercial, a contabilidade poderá providenciar a emissão dos demais documentos necessários para a completa regularização de uma empresa, incluindo:

  • CNPJ na Receita Federal;
  • Inscrição Estadual na Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento na Prefeitura.

Assim que toda documentação for liberada e não restar nenhum tipo de pendência, a empresa em questão estará legalizada e apta para entrar em funcionamento.

Como faz para abrir CNPJ pela internet?

Você sabia que pode abrir CNPJ pela internet e em poucos passos? A Já Calculei facilita tudo para você.

Veja como funciona:

  • Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
  • Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
  • Efetue o pagamento da primeira mensalidade;
  • Forneça os documentos solicitados e aguarde a abertura da sua empresa.

Para saber mais e abrir a sua empresa agora mesmo, sem qualquer tipo de complicação e com muita economia, clique aqui e entre em contato conosco!