Como abrir empresa em endereço residencial

Por: | Data: julho 29, 2022

Como abrir empresa em endereço residencial

Como abrir empresa em endereço residencial? Será que realmente existe essa possibilidade? Esse tipo de dúvida é muito comum entre aqueles que desejam montar o próprio negócio.

Com o avanço da internet é cada vez maior o número de profissões e negócios que podem funcionar de forma digital ou remotamente, com isso, muitos empreendedores pensam em abrir uma empresa fazendo uso do seu próprio endereço residencial.

A estratégia pode ser muito interessante, pois evita que o empreendedor precise arcar com os custos para locação de uma sala ou ponto comercial, bem como com suas respectivas despesas de manutenção, incluindo, água, luz e internet.

No entanto, será mesmo que é permitido abrir empresa em endereço residencial? Isso é o que veremos ao longo deste conteúdo.

Abrir Empresa

Posso abrir empresa em endereço residencial?

São muitas as ideias de negócios e atividades que você pode começar de casa, como por exemplo, um e-commerce ou um trabalho como youtuber, infoprodutor, afiliado digital ou influenciador, por exemplo.

Normalmente, pequenos negócios começam ou pelo menos são idealizados em um endereço residencial e à medida que crescem, migram para um endereço comercial, seja ele próprio ou alugado.

Contudo, é muito importante ter atenção e antes de mais nada, realizar uma consulta de viabilidade para verificar se é possível abrir empresa em endereço residencial na sua região.

Quando o assunto é quem pode abrir empresa em endereço residencial, geralmente temos três situações:

  • Ordenamento urbano do município: Se no ordenamento urbano do seu município, o seu bairro é classificado como exclusivamente residencial, você não conseguirá obter um alvará de funcionamento para a sua empresa com o endereço da sua residência.
  • Tipo de atividade desenvolvida: Por sua vez, mesmo que o ordenamento urbano permita a abertura de empresas no seu bairro, será preciso verificar se o tipo de atividade que você desenvolverá não oferece riscos que impeçam seu funcionamento neste tipo de endereço.
  • Contrato de aluguel e convenção condominial: Por fim, se você mora de aluguel e o contrato veda a utilização do endereço para fins comerciais ou então, se você mora em um condomínio, cuja convenção veda o uso do endereço por empresas, você também não poderá registrar a empresa no seu endereço residencial.

Veja, você até pode abrir empresa em endereço residencial, mas antes é preciso contratar uma contabilidade e realizar uma consulta de viabilidade para confirmar essa possibilidade, levando em consideração os itens que destacamos acima.

O que é endereço fiscal?

Se você pretendia abrir empresa em endereço residencial, mas descobriu que isso não seria possível por algum motivo, obter um endereço fiscal pode ser uma opção interessante.

Por sinal, muitos empresários também preferem fazer uso dos endereços fiscais para obter maior privacidade, evitando que clientes tomem conhecimento do seu endereço residencial e para transmitir maior credibilidade, através de um endereço comercial em boa localização.

Mas, afinal, o que é um endereço fiscal? A depender do tipo de atividade desenvolvida pela sua empresa, você pode pagar um valor mensal para empresas que prestam serviços de endereço fiscal e assim, fazer uso de um endereço comercial fornecido para cadastrar o seu negócio.

Na prática, é bem simples: você paga um valor mensal e pode utilizar um endereço comercial de terceiros para registrar a sua empresa e a depender do pacote contratado, receber correspondências e até mesmo clientes.

O endereço fiscal é um dos serviços e facilidades que a maior parte dos espaços de coworking do Brasil estão oferecendo aos seus clientes.

Quais os documentos necessários para abrir empresa

Por sua vez, agora que você já sabe que em alguns casos é possível abrir empresa em endereço residencial e que além disso, temos também a possibilidade de fazer uso de um endereço fiscal, é hora de iniciar os trâmites para abertura da sua empresa.

Para começar, confira a lista de documentos necessárias para abrir uma empresa aqui no Brasil:

  • RG e CPF do empresário individual ou dos sócios;
  • Comprovante de Residência do empresário ou dos sócios;
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do futuro endereço da empresa;
  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual em três vias.

Caso você possua algum tipo de dúvida com relação a um ou mais documentos da lista acima, não se preocupe, pois, o time de especialistas da Já Calculei Contabilidade está preparado e à disposição para orientar você.

Como abrir empresa em endereço residencial [Passo a Passo]

Agora que você já conferiu que, salvo exceções, é possível abrir empresa em endereço residencial, confira um pequeno passo a passo para abrir e regularizar o seu negócio.

1.Contrate um serviço de contabilidade: Independente do porte, localização e tipo de atividade que será desenvolvida pela sua empresa, você precisará do apoio e orientação de um profissional de contabilidade.

Além de cuidar da documentação e dos trâmites para abertura da sua empresa, o contador esclarecerá dúvidas e trabalhará para manter as obrigações da sua empresa em dia com o fisco.

Abrir Empresa

2.Separe os documentos necessários: Na sequência, você precisará separar a documentação solicitada pelo contador, conforme listagem que apresentamos no tópico anterior.

3.Emissão dos documentos da empresa: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto o contador cuida da emissão de toda a documentação da sua empresa, o que normalmente inclui:

Assim que toda documentação for liberada pelos órgãos competentes, a sua empresa estará apta para entrar em efetivo funcionamento.

Como abrir CNPJ em casa?

Com o nosso apoio você pode abrir a sua empresa em casa, através da internet, em apenas alguns cliques, veja como funciona:

  • Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
  • Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
  • Efetue o pagamento da primeira mensalidade;
  • Forneça os documentos solicitados e aguarde a abertura da sua empresa.

Para saber mais, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!