Abrir uma ME pela internet

Por: | Data: julho 11, 2022

Abrir uma ME pela internet

Você sabia que é possível abrir uma ME pela internet, de forma simples, rápida e sem qualquer complicação?

Abrir uma ME é o sonho de muitos brasileiros, e se você chegou até aqui, provavelmente, abrir uma microempresa está entre os seus planos.

Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade Online preparou um conteúdo completo, explicando tudo o que você precisa saber e fazer para abrir a sua empresa pela internet.

Conquistar o seu CNPJ e tirar os seus planos do papel, pode ser muito mais fácil do que você acredita! Para saber mais, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final!

O que é uma ME?

ME é a sigla para Microempresa, um porte de empresa criado pela Lei Complementar 123/2006, que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

De acordo com a legislação em questão, uma empresa é classificada como microempresa, quando fatura até R$ 360 mil por ano.

Nesta condição, é assegurada a mesma, uma série de benefícios importantes, dentre eles:

  • Possibilidade de optar pelo Simples Nacional;
  • Possibilidade de pagar seus impostos em guia única;
  • Preferência em licitações públicas;
  • Acesso facilitado a opções de crédito e financiamento.

As microempresas são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do nosso país. De acordo com o SEBRAE, os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

São cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas que juntas, geram 27% do PIB, que nada mais é, que a soma de riquezas geradas por um país.

Sabendo disso, você que chegou até aqui, precisa saber que abrir uma ME pela internet pode ser apenas o primeiro passo para o seu crescimento e sucesso no mundo dos negócios.

Abrir Empresa

Qual o custo para abrir uma ME pela internet?

Ao contrário do que muitos pensam, abrir uma ME pela internet não envolve um alto custo, muito pelo contrário, pode representar economia.

Aqui na Já Calculei Contabilidade, por exemplo, você pode abrir a sua empresa de forma gratuita, sem precisar se preocupar com honorários contábeis.

Desta forma, você só precisará arcar com o custo de aquisição de um certificado digital e com as taxas da junta comercial.

Sabendo disso, não coloque os custos como um empecilho para a realização do seu sonho de empreender. Venha para a Já Calculei e abra o seu CNPJ gratuitamente.

Quanto uma ME paga de imposto?

Não podemos falar em como abrir uma ME pela internet, sem comentar sobre a carga tributária sobre este tipo de empresa.

Antes de montar um negócio, o empreendedor precisa realizar um estudo prévio e montar um planejamento, evitando imprevistos no futuro.

Neste planejamento, um dos itens que devem ser considerados, é a carga de impostos que incidirá sobre o negócio.

No entanto, no caso das microempresas (ME), a boa notícia reside na possibilidade de optar pelo Simples Nacional, regime tributário que permite o recolhimento de impostos em guia única.

No Simples, as microempresas contam com alíquotas a partir de 4% sobre o faturamento (para comércio) e 4,5% sobre o faturamento (para serviços).

Com uma carga tributária extremamente reduzida e unificada em uma única guia, o pequeno empreendedor encontra o fôlego que precisa para manter e expandir os seus negócios.

Quem pode abrir uma ME pela internet?

Todo e qualquer brasileiro maior de 18 anos ou a partir de 16 anos (se emancipado), pode abrir uma ME pela internet.

O processo é simples e tudo o que o empreendedor precisa é do apoio e assessoria de uma contabilidade, mais alguns documentos, incluindo:

  • RG e CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Casamento (se casado);
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa.

Por fim, além dos documentos acima, o empreendedor e futuro empresário precisará elaborar um contrato social com informações sobre sua futura empresa.

O contrato social reunirá uma série de informações importantes sobre o negócio e será registrado na Junta Comercial, como uma espécie de certidão de nascimento.

[Passo a Passo]: Como abrir uma ME pela internet?

Para ajudar você que chegou até aqui em busca de informações sobre como abrir uma ME pela internet, decidimos preparar um passo a passo.

Aqui você vai conhecer todas as etapas que envolvem a abertura de uma empresa e poderá esclarecer boa parte das suas dúvidas.

1.Contrate um serviço de contabilidade

Quando o assunto é como abrir uma ME pela internet, a contratação de um serviço de contabilidade online será o seu primeiro passo.

Com o apoio de um contador online, você não precisará sair de casa, nem perder tempo com burocracias para abrir a sua empresa.

Desta forma, o processo se torna mais ágil e envolve menos custos, garantindo economia de tempo e recursos financeiros.

2.Separe a documentação necessária

Conforme destacamos anteriormente, alguns documentos são necessários durante os trâmites para abertura de uma empresa.

No entanto, a boa notícia, é que a lista de documentos é pequena, e você ainda poderá contar com um contador para esclarecer todas as suas dúvidas.

Abrir Empresa

3.Defina o tipo de natureza jurídica

Para abrir uma ME pela internet, você também precisará definir o tipo de natureza jurídica ideal para suas necessidades.

Uma ME pode ser constituída a partir de diferentes tipos de natureza jurídica, sendo as opções mais indicadas:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal (para empresas individuais);
  • Sociedade Empresária Limitada (para empresas em sociedade).

4.Aguarde o registro da microempresa

Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para abertura da microempresa e emissão dos seus documentos, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

Assim que toda documentação for liberada, a sua microempresa estará pronta para entrar em funcionamento.

Deseja saber mais, esclarecer outras dúvidas e abrir uma ME pela internet? Se a sua resposta foi “Sim”, conte com a Já Calculei Contabilidade.

Clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!