Abrir empresa ou nova filial? Como investir no crescimento da sua empresa?

Por: | Data: março 30, 2022

Abrir empresa ou nova filial

O desejo de todo empreendedor é que seu negócio cresça e se expanda. Porém, antes mesmo de fazer um plano de negócios é preciso decidir qual a melhor opção para formalizar sua nova empresa. E é nessa hora que a dúvida surge: abrir empresa ou nova filial?

A escolha pode depender de vários fatores, por isso vamos responder qual a melhor opção para expandir o seu negócio, as diferenças e como melhor investir no crescimento de sua empresa. Acompanhe!

Qual é a diferença entre abrir empresa ou nova filial?

A empresa é uma pessoa jurídica formalizada por meio de uma inscrição de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), onde estabelece as atividades econômicas que ela realiza, como serviços, produção ou venda de mercadorias.

Ao abrir empresa, qualquer empreendedor visa à geração de lucro por conta das atividades exercidas por ele mesmo e/ou sua equipe de colaboradores.

O processo de abertura de empresa é constituído de várias etapas sendo preciso alguns documentos. Toda a formalização deve ser realizada seguindo a legislação vigente no âmbito federal, estadual e municipal.

A filial, por outro lado, é uma expansão de uma empresa já constituída, a matriz. E apesar de poder ter uma gestão e equipe própria, ela é subordinada à sede principal, incluindo suas movimentações financeiras.

Apesar dessa subordinação, a filial também é inscrita com CNPJ próprio e sua constituição passa por alguns processos, assim como a abertura de uma empresa. Empresas com filiais podem optar por qualquer regime fiscal, inclusive o Simples Nacional. O MEI é o único tipo de CNPJ que não pode ter filial.

Filial ou nova empresa: qual é a melhor opção para o crescimento do negócio?

As vantagens de abrir filial ou nova empresa vão depender de vários fatores. Para decidir qual é a melhor opção é necessário um estudo prévio de tributação, benefícios fiscais, atividades e entre outros.

Alguns procedimentos podem ajudar nessa tomada de decisão. Confira!

Abrir Empresa

Elabore um plano de negócios

Antes de iniciar qualquer projeto, seja uma empresa ou nova filial, um plano de negócios bem elaborado é essencial. É com ele que você consegue visualizar os objetivos financeiros a curto, médio e a longo prazo.

Para abrir um novo empreendimento sempre analise as finanças. Caso queira constituir uma nova filial, verifique se a matriz tem condições de investir no capital da nova sede ou se será necessário um empréstimo.

Conheça mais de seu público-alvo

Ao escolher entre a abrir empresa ou nova filial estude previamente o público-alvo do local onde você quer estabelecer o seu novo empreendimento. Faça uma pesquisa de mercado para descobrir se a atividade econômica que você vai oferecer é bem aceita pela região.

Contrate mão de obra qualificada

Contar com a ajuda de uma equipe qualificada é fundamental para conseguir alcançar suas metas, por isso a importância de contratar mão de obra qualificada. Invista em treinamentos para o bom desenvolvimento de seus colaboradores.

Caso você abra uma filial, funcionários da matriz podem ser transferidos por um período para treinar a nova equipe ou até mesmo permanentemente.

Conte com ajuda profissional

Antes de decidir qual a melhor opção para o seu negócio é importante contar com a ajuda de um contador ou uma empresa contábil. Com o trabalho de um bom profissional essa decisão fica muito mais fácil e ainda ele lhe orientará sobre a documentação e toda a legislação para você manter o seu CNPJ regular.

O crescimento de um negócio é um processo animador, mas também desafiador para o empresário. Ao planejar abrir empresa ou nova filial estude bem a melhor opção para a sua instituição e conte sempre com a ajuda profissional de qualidade.

Viu como é importante avaliar a melhor opção a abrir empresa ou nova filial? Agora, se você deseja formalizar seu negócio, mas não sabe como, aproveite para saber como formalizar um pequeno negócio!