Pai Rico, Pai Pobre: Resumo do Livro

Por: | Data: janeiro 18, 2022

Pai Rico, Pai Pobre- Resumo do Livro

Você certamente já ouviu falar do Pai Rico, Pai Pobre, um dos livros sobre finanças mais vendidos no Brasil e também em outras partes do mundo.

Nesse conteúdo, vamos apresentar um pequeno resumo sobre a história e os insights que o autor descreve durante o livro. Vale a pena conferir!

Uma história real e o sucesso de vendas

Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki foi publicado pela primeira vez em 1997 e rapidamente se tornou uma leitura obrigatória para pessoas interessadas em investimentos, dinheiro e finanças.

O livro foi traduzido para dezenas de idiomas, vendido em todo o mundo e se tornou o livro nº 1 quando o assunto são finanças pessoais.

O objetivo principal do Pai Rico, Pai Pobre é ensinar as pessoas sobre como usar o dinheiro como uma ferramenta para o desenvolvimento da riqueza.

O autor destrói o mito de que os ricos nascem ricos, explica por que sua residência pessoal pode não ser realmente um ativo, descreve a real diferença entre um ativo e um passivo e muito mais.

Abrir Empresa

Robert Kiyosaki, autor de Pai Rico, Pai Pobre, teve dois pais influentes em sua vida.

Pai Pobre era o pai biológico de Kiyosaki, um homem altamente inteligente e muito bem educado. Pai pobre acreditava em estudar muito e tirar boas notas, depois encontrar um emprego bem remunerado. No entanto, apesar desses atributos aparentemente positivos, o Pai Pobre não se saiu bem financeiramente.

Já o Pai Rico, era o pai do melhor amigo de Kiyosaki. Ele tinha uma ética de trabalho semelhante ao verdadeiro pai de Kiyosaki. No entanto, acreditava na educação financeira, aprendendo como o dinheiro funciona e entendendo como fazer o dinheiro trabalhar em seu favor.

Muito embora tenha abandonado a oitava série, Pai Rico acabou se tornando um milionário ao colocar o poder do dinheiro para trabalhar para ele.

O livro é escrito a partir da perspectiva de Kiyosaki sobre como o Pai Rico fez dinheiro e os erros que o Pai Pobre cometeu.

Principais lições do Pai Rico, Pai Pobre

Neste tópico, vamos apresentar um breve resumo sobre as principais lições que o leitor pode encontrar ao ler o Pai Rico, Pai Pobre.

1.Os ricos não trabalham por dinheiro

Muitas vezes as pessoas interpretam mal essa afirmação e acreditam erroneamente que os ricos não trabalham, quando na verdade, o objetivo da frase é outro.

A verdade é que a maioria das pessoas ricas trabalha muito, mas faz isso de maneira diferente da maioria das pessoas. Pessoas ricas, e pessoas que querem ficar ricas, trabalham e aprendem todos os dias como colocar o dinheiro para trabalhar para elas.

Na prática, isso significa que enquanto os pobres e a classe média trabalham por dinheiro, os ricos têm dinheiro trabalhando para eles.

Em seu livro, Kiyosaki também observa que ter um emprego regular é apenas uma solução de curto prazo para o problema (ou desafio) de longo prazo de criar riqueza e liberdade financeira

De acordo com o autor, é o medo que mantém a maioria das pessoas trabalhando em um emprego: o medo de não pagar suas contas, o medo de ser demitido, o medo de não ter dinheiro suficiente e o medo de começar de novo.

Esse é o preço de estudar para aprender uma profissão ou ofício e depois trabalhar por dinheiro. A maioria das pessoas se torna escrava do dinheiro.

2.É preciso ensinar alfabetização financeira

Pai Rico, Pai Pobre explica a diferença entre um ativo e um passivo e mostra que o segredo não se trata de quanto dinheiro você ganha, mas de quanto dinheiro você guarda.

Um ativo é algo que tem valor, que gera renda ou valoriza. Por outro lado, os passivos tiram dinheiro do seu bolso por causa dos custos associados a eles.

Por sinal, vale comentar que quando Pai Rico Pai Pobre foi publicado pela primeira vez em 1997, Kiyosaki criou muita controvérsia com essa declaração.

Isso porque, por definição, uma residência pessoal não é um ativo, a menos que valorize o suficiente para compensar os custos de propriedade.

Por outro lado, o aluguel de imóveis é um ativo porque pode gerar renda passiva suficiente para superar as despesas de operação e financiamento do imóvel.

No Capítulo 2 de Pai Rico, Pai Pobre, o autor afirma que aqueles que querem ficar ricos devem concentrar seus esforços na compra de ativos geradores de renda e manter poucos passivos.

3.Cuide do seu próprio negócio

Neste tópico, podemos destacar duas mensagens-chave apresentadas no livro Pai Rico, Pai Pobre:

  • Primeiro, pague suas dívidas e comece a investir em ativos geradores de renda o quanto antes.
  • Em seguida, mantenha-se financeiramente saudável e investindo o máximo de seu dinheiro possível em ativos.

Kiyosaki observa no Pai Rico, Pai Pobre que a maioria das pessoas confunde sua profissão com seus negócios. Em outras palavras, eles passam a vida inteira trabalhando no negócio de outra pessoa e tornando outras pessoas ricas.

4.Trabalhe para Aprender. Não Trabalhe por Dinheiro

No livro, o autor descreve que Pai Pobre era inteligente e bem educado e trabalhava por dinheiro porque a segurança no emprego significava tudo para ele. Já o Pai Rico ficou milionário trabalhando para aprender.

Diante disso, o autor recomenda que os jovens que busquem o trabalho pelo que vão aprender, mais do que pelo que vão ganhar.

Na verdade, foi exatamente isso que Kiyosaki fez. Ele se juntou aos fuzileiros navais depois de se formar na faculdade e aprendeu as habilidades essenciais de negócios para liderar e gerenciar pessoas. Depois, Kiyosaki ingressou na Xerox, superou seu medo de rejeição para se tornar um dos cinco principais vendedores da empresa e, por fim, deixou o mundo corporativo para formar seu próprio negócio.

Pai Rico, Pai Pobre apresenta de forma simples e didática, com exemplos da vida real e do nosso cotidiano, os caminhos para chegar ao sucesso na vida financeira.

Contabilidade Online

Sem dúvidas, um dos maiores e mais interessantes livros sobre o assunto. Vale a pena a leitura!

Gostou do nosso resumo? Continue acompanhando o nosso blog ou faça como Kiyosaki, trabalhe no seu próprio negócio, entre em contato conosco e solicite a abertura gratuita da sua empresa!

Conte com o apoio da Já Calculei para empreender e alcançar sua liberdade financeira!