O passo a passo para começar um negócio do zero!

Por: | Data: julho 26, 2021

começar um negócio do zero

O sonho de empreender é parte da realidade de muitos brasileiros. Mas transformar este sonho em realidade demanda muito planejamento, trabalho e uma boa dose de paciência para resolver todos os problemas que podem aparecer pelo caminho.

Começar um negócio do zero não é uma missão simples, mas também não é impossível. Os atrativos são muitos! Ser seu próprio chefe, poder comercializar ou trabalhar com algo que ama, sair do desemprego, entre outros.

Você deseja começar um negócio do zero? Então, confira nossas dicas a seguir!

Faça um plano de negócios

Para que qualquer coisa aconteça, é necessário haver um plano antes. E quando se está começando, o cuidado deve ser redobrado, pois envolve, geralmente, muito dinheiro investido.

Então, antes de tomar qualquer atitude precipitada, você deve planejar e visualizar os possíveis cenários, para que nada te surpreenda!

O Canvas é uma ferramenta boa para planejamento, por exemplo. Mas uma simples planilha no Excel já dá para começar a se planejar e organizar seu empreendimento.

Faça a diferença ao começar um negócio do zero

Ao começar um negócio do zero, o pensamento correto é o de como você vai fazer a diferença na vida das pessoas. Você não vende simplesmente o produto. Você vende experiências.

Ao vender um doce, você deve se comprometer em vender prazer para seu cliente. Ao vender um serviço de depilação, você vende conveniência, status e praticidade. Ao vender um curso, você oferece conhecimento, por exemplo. Como você quer fazer a diferença na vida dos seus clientes?

começar um negócio do zero

Descubra do que a sua persona precisa

Um bom empreendedor deve sempre trabalhar para oferecer o melhor, e assim conquistar o cliente. E nesta etapa de criação do negócio, você deve saber do que o seu cliente ideal mais gosta. Ou melhor dizendo, do que a sua persona gosta.

A persona é um termo utilizado no marketing para o cliente ideal, com base em pesquisas de mercado e dados reais sobre os clientes já existentes. Ter uma persona em mente é essencial para saber se comunicar com seu público-alvo e atender da melhor forma a seus interesses, preocupações e prioridades.

Ao alinhar o que você quer oferecer com o seu produto diferenciado com o público-alvo correto, seu empreendimento sem dúvidas vai ter bons resultados.

Invista em marketing e divulgação

Propaganda é a alma do negócio. Já ouviu este ditado antes? Quando você começar um negócio do zero, tenha em mente que se você investir nas técnicas corretas de marketing e divulgação, a chance de obter bons resultados aumenta consideravelmente.

Para que as pessoas saibam que você chegou no mercado, você precisa aprender a divulgar o seu produto e investir em uma divulgação de qualidade, utilizando técnicas de inbound marketing e marketing de conteúdo.

Cuide da gestão financeira da empresa

Um bom empreendedor deve saber fazer de tudo um pouco, mas há determinados assuntos que você não pode errar. Gestão financeira é um deles: um erro na contabilidade do seu novo empreendimento pode ser fatal.

Ter um serviço que auxilie a gerenciar os assuntos financeiros da sua empresa, como impostos e obrigações legais, vai te dar mais tempo e tranquilidade para focar nos seus negócios.

Começar um negócio do zero exige tempo, dedicação e trabalho duro. Cada vez mais brasileiros apostam nesta forma de renda, então concluímos que o resultado vale a pena.

Esperamos que com essas dicas, começar seu negócio do zero seja uma missão mais fácil. Para ajudar mais ainda, te convidamos a fazer o download do infográfico “O manual definitivo para tirar todas suas dúvidas sobre a abertura de uma empresa“.

Tags: