Contabilista e contador: Existe diferença?

Por: | Data: agosto 16, 2021

Contabilista

Contabilista, contador e técnico de contabilidade, são tantas nomenclaturas diferentes em um mesmo contexto que é comum se perguntar sobre a diferença entre os termos e os profissionais não é mesmo?

Afinal, qual a diferença entre contabilista, contador e técnico de contabilidade? Será que existe alguma diferença, ou estamos apenas diante de possibilidades distintas para fazer referência ao mesmo profissional?

Neste conteúdo, a Já Calculei pretende retirar definitivamente as suas dúvidas sobre o assunto. Você está na dúvida? Então vale a pena conferir cada detalhe, até o final.

O que é contador?

A contabilidade é uma ciência que oferece aos interessados duas possibilidades para quem deseja atuar na área. É possível estudar para ser um técnico em contabilidade ou então, para ser contador.

O técnico de contabilidade é um curso de nível médio, enquanto que o bacharel em contabilidade é um curso de nível superior que forma o contador.

Na prática, ambas as opções formam profissionais de contabilidade que para exercer a sua profissão precisam de registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC.

Vale destacar que o contabilista é um profissional indispensável nas empresas e também nos órgãos públicos.

Veja o que diz o Artigo 1.179 do Código Civil Brasileiro:

Art. 1.179: O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Diante disso, o fisco exige que as empresas mantenham controle contábil sobre as suas movimentações e um contador responsável que além de preparar balanços, balancetes, livros e outros documentos contábeis, deve assiná-los para conferir validade aos mesmos.

Por sinal, a maior parte das obrigações acessórias e declarações exigidas pelo fisco, não são aceitas sem a assinatura do contabilista responsável pela empresa.

O que é técnico de contabilidade?

Conforme citamos no início do tópico anterior, o técnico de contabilidade é um profissional de nível médio.

Como técnico, cabe a esse profissional zelar pelas diversas rotinas presentes em um escritório de contabilidade com a devida supervisão de um contador.

Vale destacar que de acordo com o Decreto-Lei 9295/46 que regulamenta a profissão, algumas atividades são restritas ao contador, e portanto, não podem ser exercidas por um técnico de contabilidade, dentre elas:

  • Perícias judiciais e extrajudiciais;
  • Revisão e análise de balanços;

O que é contabilista?

Agora que você já sabe o que é contador e técnico de contabilidade, pode estar se perguntando: “Mas afinal, o que é contabilista?”

Contabilista é o termo utilizado para fazer referência a profissionais que atuam na área de contabilidade, ou seja, tanto o Técnico, quanto o Bacharel em Contabilidade podem ser considerados um contabilista.

Curioso, não é mesmo? Então, na prática não existe diferença entre contador e contabilista, sendo este último, um termo genérico que faz referência a todos os profissionais que atuam na área, seja de nível técnico ou superior.

O que faz um contabilista?

Já sabemos o que é contador, técnico de contabilidade e contabilista. Mas, afinal, o que faz um contador? Qual a contribuição deste profissional para as empresas e para a sociedade?

Será que a sua empresa precisa de um contabilista?

De acordo com a legislação brasileira, toda empresa, instituição ou organização precisa de um contabilista com exceção do MEI que pode optar ou não pela contratação deste profissional, apesar de indicado.

Ao contrário do que muitos pensam, atualmente, o papel do contador vai muito além da escrituração de movimentos contábeis e preparação de livros e balanços.

Cabe ao contador, oferecer assessoria em diferentes áreas dos negócios de seus clientes, contribuindo para o crescimento sustentável e a saúde das empresas e organizações.

São inúmeras as funções do contabilista, dentre as quais, podemos destacar:

  • Registro e regularização de empresas;
  • Planejamento tributário e societário;
  • Apuração de impostos e cálculo de guias;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Controle de certidões negativas;
  • Elaboração e transmissão de obrigações acessórias;
  • Dentre outras funções.

Na prática, o contabilista pode ser considerado o braço direito do empresário na gestão dos negócios.

Por sinal, a sua empresa já conta com um contabilista que ofereça toda a assessoria que o seu negócio precisa?

Contabilidade Online

Conheça a Já Calculei Contabilidade Online

Se você está procurando um serviço de contabilidade completo para a sua empresa, a Já Calculei é a solução que você procura.

Presente em mais de 1.000 cidades pelo país, a Já Calculei é um dos serviços de contabilidade que mais cresce no Brasil.

Desenvolvemos um novo conceito de contabilidade, eliminando a papelada e a burocracia característica dos serviços contábeis.

Ao contratar os nossos serviços, você não precisa mais perder tempo indo até o contador, com a Já Calculei, você e a sua empresa poderão contar com um contabilista online, disponível na tela do seu celular ou do seu computador.

Como funciona a contabilidade online?

A contabilidade online surgiu com a proposta de facilitar o dia a dia das empresas, tornando a prestação de serviços contábeis, mais ágil e acessível.

Nossos clientes contam com acesso a uma plataforma web onde todas as informações da sua empresa são disponibilizadas e armazenadas de forma organizada.

É por nossa plataforma que você envia as notas fiscais da sua empresa e tem acesso a guias para o pagamento de impostos, folha de pagamento, relatórios, demonstrativos e balanços da sua empresa.

Sem qualquer complicação, tudo muito prático para que você dedique mais tempo ao crescimento da sua empresa.

Como contratar os serviços de contabilista da Já Calculei?

Contador ou contabilista? Agora que você não está mais com essa dúvida, é só escolher como prefere chamar o seu contador.

Vai contratar um contador? Conte com a Já Calculei, veja como é simples contratar os nossos serviços:

  1. Inicie o seu cadastro pelo nosso chatbot, clicando aqui;
  2. Escolha um dos nossos planos e efetue o pagamento da primeira mensalidade;
  3. Por fim, a nossa equipe cuidará da abertura da sua empresa ou troca de contador.

Ficou com alguma dúvida? Deseja saber mais? Clique aqui e entre em contato com o nosso time de atendimento.

Tags: