Como abrir uma microempresa? Conheça o passo a passo





Como abrir uma microempresa? Conheça o passo a passo

Por: | Data: março 30, 2022

Como abrir uma microempresa

Abrir uma empresa já foi um processo demorado e burocrático, mas hoje, com a ajuda da tecnologia e a unificação dos processos pelos órgãos reguladores, essa tarefa ficou bem mais simples.

Caso você esteja iniciando um negócio é importante que conheça o passo a passo de como abrir uma microempresa, por isso lhe apresentaremos como funciona todo o processo de constituição e legalização de um CNPJ. Acompanhe!

Faça um bom plano de negócios

Antes de iniciar qualquer processo de abertura de empresa é importante elaborar o plano de negócios, definindo a atividade que vai ser exercida, os objetivos da empresa e também um planejamento financeiro.

Contrate um contador (e evite dor de cabeça)

A ajuda especializada é essencial para abrir uma microempresa. Com a assessoria profissional você pode tirar todas as suas dúvidas, evitando atrasos no processo de legalização e evitando possíveis erros.

O contador vai lhe ajudar nos próximos passos, deixando a tarefa de abrir empresa muito mais fácil e bem mais rápida.

Abrir Empresa

Separe toda a documentação necessária

Para abrir uma empresa é preciso ter em mãos alguns documentos, como:

  •         RG e CPF dos sócios;
  •         comprovante de endereços dos sócios e do estabelecimento;
  •         para sócios casados é essencial a certidão de casamento;
  •         documento que conste a inscrição imobiliária da sede da empresa, como cópia do IPTU;
  •         para os obrigados a declarar imposto de renda é necessário o número do recibo de entrega da DIRF dos dois últimos anos, ou caso não tenha declarado, o número do título de eleitor.

Também pode ser exigida outra documentação, conforme a legislação do estado ou do município sede da empresa.

Atualmente na maioria dos estados o processo de abertura de empresa é feito eletronicamente, por isso é necessário o certificado digital e-CPF dos sócios.

Defina a natureza jurídica, a atividade e o nome da empresa

Antes de preparar a documentação para abrir uma microempresa é necessário que seja definida a natureza jurídica da empresa, que é a classificação que determina a estrutura e o funcionamento da mesma. Uma empresa pode ser constituída com dois ou mais sócios ou de forma individual.

A atividade da empresa é aquela que você vai exercer. Poder ser a prestação de serviço, a venda ou a fabricação de produtos. Para cada atividade existe um código, CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que deverá ser definido para a legalização de sua empresa.

A escolha do nome faz toda a diferença na hora de divulgar o seu negócio. Escolha aquele que representa a sua atividade e tenha a sua cara. Importante ter mais de uma opção, pois nem sempre a sua primeira alternativa é aceita na viabilidade.

Registre sua empresa nos órgãos competentes

Depois que você definir todas as questões necessárias é hora de formalizar e criar o CNPJ de sua empresa. Inicialmente é realizado o processo de viabilidade que avaliará qualquer impedimento no local da sede da empresa e se o nome escolhido está disponível.

O próximo passo é informar todos os dados para a Receita Federal, por um DBE, no portal REDESIM. Essas informações são repassadas para Junta Comercial e o Estado onde você deseja abrir uma empresa, em um processo determinado como Cadastro Sincronizado.

Após o deferimento do pedido do DBE, é necessário registrar o seu Contrato Social ou Requerimento de Empresário na Junta Comercial de seu estado. Após o deferimento da Junta Comercial, o número do CNPJ será liberado.

Depois que o CNPJ é liberado é preciso realizar o cadastro junto ao Estado e ao Município de sua empresa. Esse processo pode variar conforme a região. Com a integralização, em alguns estados e municípios a inscrição já é disponibilizada com o CNPJ.

Abrir uma microempresa é um processo que passa por várias fases. O ideal, antes de iniciar seu negócio, é buscar a ajuda especializada de um contador, facilitando a formalização do seu CNPJ.

Viu como é fácil abrir uma microempresa? Mais fácil ainda é quando se conta com ajuda profissional e uma boa assessoria contábil. Quer receber dicas como essa? É só seguir as nossas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram.