Por: Já Calculei | Data: junho 13, 2022
Quanto ganha um engenheiro? Essa é uma pergunta muito comum entre aqueles que pretendem ingressar na profissão, mas antes desejam conhecer mais sobre as expectativas e o mercado de trabalho.
Pensando nisso, a Já Calculei Contabilidade Online buscou informações e preparou um conteúdo completo, explicando quanto em média ganha um engenheiro no Brasil.
Muito embora, o salário varia bastante por regiões e também em função do nível de experiência do profissional, é possível ter boas médias de remuneração e conferir o que o mercado está disposto a pagar aos profissionais de engenharia.
De acordo com o CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, a remuneração mínima dos engenheiros está prevista na Lei 4.950-A/66 e não deve ser inferior a 6 salários mínimos para jornadas diárias de 6 horas de trabalho e 9 salários mínimos para jornadas diárias de 8 horas.
Desta forma, na data de publicação deste artigo, o salário mínimo previsto em lei para profissionais de engenharia, era de R$ 7.272,00 para jornadas de trabalho de 6 horas diárias e R$ 10.908,00 para jornadas de 8 horas.
No entanto, é preciso destacar que em alguns casos, o mercado não oferece as remunerações citadas no parágrafo anterior, sobretudo para os engenheiros em início de carreira e sem bagagem profissional.
A remuneração média do profissional de engenharia, varia em função de uma série de fatores, incluindo:
No entanto, dados do salário.com.br, coletados do eSocial/Empregador Web em Junho/2022 nos permitem conhecer quanto em média ganha um engenheiro.
Confira as remunerações médias em algumas das principais áreas de formação da engenharia:
A engenharia civil é uma das profissões mais admiradas dentro das diferentes áreas de estudo da engenharia.
Há uma grande demanda no mercado de trabalho e muitos interessados em buscar uma formação e seguir carreira na área.
Sabendo disso, decidimos apresentar uma média que demonstra quanto ganha um engenheiro civil nas principais cidades do país.
Quando o assunto é a engenharia, outra área muito procurada é a da engenharia mecânica, profissão voltada para a elaboração de projetos e construção de equipamentos e peças mecânicas, incluindo motores e outros componentes.
Também há uma grande demanda nesta área da engenharia e muitos interessados em estudar e seguir carreira como engenheiro mecânico.
Desta forma, é interessante conferir quanto ganha um engenheiro mecânico, nas principais cidades do país.
Ao falar em quanto ganha um engenheiro, não podemos deixar de fazer uma comparação entre a carreira do engenheiro CLT e a do engenheiro autônomo (PJ).
Apesar da grande demanda existente no mercado, nem sempre é fácil encontrar uma oportunidade de trabalho em regime CLT, principalmente para aqueles que estão começando na profissão.
Considerando que a remuneração dos engenheiros é elevada, os encargos e benefícios que as empresas precisam custear para estes funcionários também costumam ser elevados.
Sabendo disso, muitas empresas preferem contratar engenheiros que possuem CNPJ e prestam seus serviços como PJ. Mas, afinal, será que vale a pena ser engenheiro PJ?
Podemos afirmar que sim, pois além de encontrar mais oportunidades de trabalho, o engenheiro que decide abrir um CNPJ pode economizar bastante no pagamento de impostos.
Na prática, enquanto um engenheiro CLT ou mesmo autônomo que não possui CNPJ, é tributado com base na tabela do imposto de renda pessoa física, cuja alíquota pode chegar a 27,50%, o engenheiro PJ pode optar pelo Simples Nacional e ser tributado com base em alíquotas que iniciam em 6%.
Por fim, agora que você já sabe quanto ganha um engenheiro e sabe também que atuar como engenheiro PJ é uma boa opção, confira o que é preciso para abrir uma empresa de engenharia.
1.Contrate um serviço de contabilidade: O primeiro passo para o profissional que deseja atuar como engenheiro PJ, é a contratação de um serviço de contabilidade.
Além de esclarecer dúvidas, o contador cuidará de todos os trâmites para regularizar o engenheiro como PJ.
2.Separe alguns documentos: O profissional de engenharia que deseja atuar como PJ, também precisará separar alguns documentos, incluindo: (RG, CPF, Comprovante de Residência, CREA).
3.Aguarde a emissão do CNPJ: Por fim, basta aguardar alguns dias para emissão do CNPJ e demais documentos necessários, incluindo a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento.
Deseja saber mais e abrir o seu CNPJ gratuitamente? Clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!
A Já Calcule Contabilidade atende engenheiros autônomos, PJ e empresas de engenharia de todos os segmentos de especialidade e regiões do país.
Conte com o apoio e suporte do nosso time de contadores para manter todas as suas obrigações em dia com o fisco!