Ponto de Equilíbrio: saiba o que é e como calcular

Por: | Data: abril 11, 2022

Ponto de Equilíbrio- saiba o que é e como calcular

Você sabe o que é ponto de equilíbrio, como calcular esse importante indicador e qual a sua importância para a gestão e lucratividade das empresas?

Neste conteúdo, você vai descobrir o que é ponto de equilíbrio, e além disso, vai descobrir, como encontrar o seu valor por meio de exemplos práticos.

Ao final do artigo, você será capaz de encontrar o ponto de equilíbrio, e com base nessa informação, poderá tomar decisões para tornar a sua empresa mais lucrativa e competitiva.

Deseja saber mais sobre o assunto e aprender tudo o que você precisa saber sobre o indicador de ponto de equilíbrio?

Não perca mais tempo: continue conosco, acompanhe o conteúdo até o final e confira cada detalhe sobre o assunto.

O que é ponto de equilíbrio?

Quando sua empresa atinge o ponto de equilíbrio, (break even) o volume de vendas e receitas é exatamente igual aos custos e despesas.

Na prática, isso significa que a sua empresa está gerando a quantia de recursos necessária para cobrir todas as despesas, no entanto, ainda não existe qualquer parcela de lucro.

Contabilidade Online

Em outras palavras, podemos dizer que ao atingir o ponto de equilíbrio, seu negócio não lucra. Mas, também não sofre com perdas.

Diante desse contexto, os especialistas em gestão empresarial costumam dizer que ao atingir pela primeira vez o ponto de equilíbrio, as empresas passam por uma espécie de “virada positiva”.

A partir desse momento, o empreendedor deixará de investir recursos próprios no negócio e começará a ser recompensado pelos lucros que a sua empresa será capaz de gerar.

Sendo assim, o ponto de equilíbrio pode ajudá-lo a determinar, dentre outras coisas, se você precisa, aumentar seus preços, cortar despesas ou até mesmo, tomar essas duas atitudes ao mesmo tempo.

Como calcular o ponto de equilíbrio

Para encontrar o ponto de equilíbrio, você deve conhecer sua fórmula e obter as seguintes informações:

  • Custos fixos: Os custos fixos são despesas que permanecem iguais, independentemente de quantas vendas você fizer, como o aluguel, por exemplo.
  • Custos variáveis: Por outro lado, os custos variáveis mudam com base em sua atividade de vendas. Sendo assim, quando você vende mais, seus custos variáveis ​​aumentam.
  • Preço de venda dos produtos: O preço de venda, nada mais é, que o valor que a sua empresa cobra por uma unidade de produto vendido.

Confira a fórmula do ponto de equilíbrio:

Ponto de equilíbrio = custos fixos / (preço de venda – custos variáveis)

Observação Importante: O preço de venda menos o custo variável também é chamado de margem de contribuição.

Após aplicar a fórmula, você saberá exatamente, quando a sua empresa precisa gerar em receitas para sair do zero a zero e começar a gerar lucros.

Para facilitar o seu entendimento e permitir a aplicação prática desse conceito, veremos na sequência, como calcular o ponto de equilíbrio por unidades vendidas e também, por valor de vendas.

Como calcular o ponto de equilíbrio por produto

Confira na sequência, como calcular o ponto de equilíbrio, com base no número de produtos vendidos pela sua empresa.

O ponto de equilíbrio em unidades é o número de produtos que você precisa vender para ficar no zero a zero, ou seja, sem lucros ou perdas.

Você deve utilizar a seguinte fórmula para encontrar seu ponto de equilíbrio em unidades:

Custos fixos / (preço de venda por unidade – custos variáveis ​​por unidade)

Digamos que você seja dono de uma loja de roupas e queira encontrar seu ponto de equilíbrio em unidades.

Seu total de custos fixos é R$ 6.000,00 seus custos variáveis ​​por unidade são de R$ 25,00 e seu preço de venda por unidade é R$ 50,00.

Sendo assim, basta inserir os valores na fórmula para descobrir seu valor em unidades.

R$ 6.000,00 / (R$ 50,00 – R$ 25,00) = 240 unidades

Você precisa vender 240 unidades para atingir o ponto de equilíbrio.

Como calcular o ponto de equilíbrio de vendas

Confira na sequência, como calcular o ponto de equilíbrio, com base no valor das vendas realizadas pela sua empresa.

Você pode encontrar o ponto de equilíbrio nas vendas, a partir do índice de margem de contribuição.

Para esse cálculo, vamos utilizar a seguinte fórmula

Custos fixos / [(Vendas – Custos variáveis) / Vendas]

Para simplificar as coisas, vamos usar os mesmos valores do último exemplo:

  • Custos fixos: R$ 6.000,00
  • Custos variáveis ​​por unidade: R$ 25,00
  • Preço de venda por unidade: R$ 50,00

Primeiro, encontre sua margem de contribuição, ou seja, o preço de venda por unidade menos seus custos variáveis ​​por unidade.

Margem de contribuição: R$ 50,00 – R$ 25,00 = R$ 25,00

Na sequência, encontre sua proporção de margem de contribuição. Divida sua margem de contribuição pelo preço de venda por unidade.

R$ 25,00 / R$ 50,00 = 50% ou 0,50.

Por fim, para encontrar o ponto de equilíbrio, divida seus custos fixos pela proporção da margem de contribuição.

Ponto de equilíbrio nas vendas = R$ 6.000,00 / 0,50 = R$ 12.000,00

Com base nesse exemplo, você precisaria fazer R$ 12.000,00 em vendas para atingir seu break even, ou seja, o seu ponto de equilíbrio.

Quais os benefícios do cálculo de ponto de equilíbrio

Não temos dúvidas, o cálculo do ponto de equilíbrio é fundamental para o sucesso de todo e qualquer negócio.

Empresários e empreendedores que estão preocupados em acompanhar a evolução deste importante indicador, encontram uma série de benefícios para as suas empresas, dentre os quais, podemos destacar:

  • Melhor precificação dos produtos;
  • Maior poder de competitividade;
  • Elaboração de orçamentos mais assertivos;Contabilidade Online

Sendo assim, não perca mais tempo, calcule e encontre agora mesmo, o ponto de equilíbrio da sua empresa!

Entre em contato com um de nossos contadores especialistas.

 A Já Calculei Contabilidade Online atende empresas de todas as partes do Brasil e possui planos sob medida para as necessidades da sua empresa.

Conte com o apoio e assessoria de uma contabilidade que está realmente preocupada com as necessidades dos seus negócios.