Plano de negócios: O que é, como montar?

Por: | Data: novembro 17, 2021

Plano de negócios

Você sabe o que é plano de negócios e qual a sua importância para as empresas?

Se você pensa em montar um negócio de sucesso, recomendamos que acompanhe esse conteúdo até o final.

Aqui vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o plano de negócios, incluindo a sua definição e as partes que não podem faltar em um documento como esse, que é peça chave para o sucesso das empresas.

O que é um plano de negócios?

Fundamental para o planejamento e abertura de empresas, o plano de negócios é, basicamente, um documento que auxilia o empreendedor a tirar suas ideias de negócio do papel.

Para que possamos ter uma ideia da importância desse documento, estatísticas do IBGE indicam que 6 em cada 10 empresas abertas no Brasil, encerram suas atividades nos primeiros 5 anos de existência por falta de planejamento.

Uma pesquisa recente do SEBRAE que trata sobre as principais causas para o encerramento de empresas no Brasil é um retrato disso, confira alguns números:

  • 46% não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo desses clientes;
  • 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio;
  • 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam;
  • 37% não sabiam a melhor localização;
  • 33% não tinham informações sobre fornecedores;
  • 32% não conheciam os aspectos legais do negócio;
  • 31% não sabiam o investimento necessário para o negócio;
  • 18% não levantaram a qualificação necessária da mão de obra;
  • 61% não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio;
  • 21% não identificaram o público-alvo do negócio;
  • 55% não elaboraram um plano de negócios.

A pesquisa foi realizada pelo SEBRAE-SP, levando em consideração a opinião de 1829 entrevistados.

Os números falam por si só, no entanto, dentre as estatísticas, chama atenção que 55%, ou seja, mais da metade das empresas que encerram suas atividades de forma precoce não tinham um plano de negócios.

O plano de negócios, funciona como um verdadeiro guia, orientando o empreendedor nas suas tomadas de decisão.

Logo, os empreendedores que não elaboram esse importante documento, acabam tomando decisões equivocadas que culminam em resultados abaixo do esperado, prejuízos e muitas vezes no encerramento precoce dos negócios.

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Como montar um plano de negócios? Quais são as partes de um plano de negócios?

Agora que você já sabe o que é um plano de negócios e qual a sua importância para a abertura e o sucesso das empresas, é hora de conhecer as partes que não podem faltar nesse documento.

1.Apresentação da empresa

A apresentação da empresa funciona como uma breve descrição do futuro negócio, incluindo nome da empresa, sua visão, missão e valores.

Além disso, na etapa de apresentação, é importante destacar quais serão os produtos e serviços oferecidos pela empresa no mercado e a sua forma de constituição, seja ela individual ou com sócios.

2.Estudo de mercado

O estudo de mercado é uma parte fundamental de todo e qualquer plano de negócio, apesar de em muitas ocasiões ser negligenciada e deixada de lado.

Nessa parte do plano de negócios da sua empresa você precisa montar um estudo de mercado preciso e completo com dados reais e informações sobre as condições de mercado e principalmente sobre os seus concorrentes.

Para ter sucesso nos negócios e definir boas estratégias para o desenvolvimento da sua empresa, o empreendedor precisa conhecer de perto o mercado em que está inserido.

3.Público-alvo

Por sua vez, tão importante quanto conhecer o mercado e os concorrentes, é conhecer o seu público-alvo.

O empreendedor precisa identificar o perfil dos seus potenciais clientes, ou seja, para quem serão vendidos os seus produtos e serviços.

Conhecer o público-alvo ajudará você a tomar decisões mais assertivas e se posicionar próximo ao seu mercado consumidor.

4.Fornecedores

Tão importante quanto conhecer o seu público-alvo, é definir quais serão os fornecedores do seu negócio.

Sem uma boa cadeia de fornecedores e parceiros de negócios, é praticamente impossível que uma empresa alcance o sucesso.

Sendo assim, antes mesmo de abrir uma empresa, defina em seu plano de negócios, quais serão os seus fornecedores.

Para tomar essa decisão, considere fatores como qualidade dos produtos, preço, prazo de pagamento, custos com frete e prazo de entrega.

5.Estrutura

Independente do tipo de negócio que se pretende montar, definir a sua estrutura é fundamental.

Se você vai abrir uma loja, por exemplo, um ponto comercial em um shopping center pode ser uma boa opção, agora, se você vai abrir um escritório de advocacia, uma sala comercial costuma ser a melhor alternativa.

São muitos os fatores que influenciam nos custos do negócio, dentre eles a estrutura, o que também inclui despesas com mobília e decoração.

Diante disso, evite escolhas e decisões erradas, defina a estrutura necessária para montar a sua empresa, ainda no plano de negócios.

6.Pessoal

Um bom plano de negócios também deve considerar a estrutura de pessoal necessária para abertura da empresa.

Monte um planejamento completo que aponte o número de funcionários que você irá precisar para montar a sua empresa, e mais do que isso, que diga também qual a profissão ou especialidade dos profissionais que precisam ser contratados.

Essas informações vão ajudar você a estimar as suas despesas com folha de pagamento e planejar os processos seletivos para contratação de funcionários.

7.Financeiro

Não poderíamos falar de um plano de negócios, sem citar a respeito do planejamento financeiro.

Conhecer determinados aspectos financeiros é parte fundamental na montagem de um plano de negócios para uma empresa de sucesso.

Sendo assim, o seu plano de negócios precisa conter informações, como:

  • Valor a ser investido no negócio;
  • Prazo de retorno do investimento;
  • Capital de giro necessário;
  • Previsão de receitas mensais;
  • Previsão de custos e despesas mensais.

8.Marketing

Por fim, um bom plano de negócios não pode deixar de fora a definição das estratégias de marketing que serão utilizadas para divulgação dos negócios.

De acordo com o dito popular: “a propaganda é a alma do negócio”.

Sabendo disso, monte um planejamento que considere as estratégias de marketing para alavancar o seu negócio.

Abra a sua empresa com o apoio de especialistas

Bom, agora que você já sabe, o que é, como montar e quais são as partes de um plano de negócios, conte com o apoio do nosso time de especialistas para abrir a sua empresa.

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