Por: Já Calculei | Data: novembro 5, 2021
Você possui dúvidas em relação a Inscrição Municipal SP? Deseja saber mais sobre o documento, consultar ou solicitar a emissão da sua Inscrição Municipal?
Se a sua resposta foi “SIM”, você chegou ao lugar certo! Neste conteúdo, vamos apresentar todos os detalhes e informações que você precisa conferir sobre o assunto.
Você que chegou até aqui buscando informações para solicitar a emissão da Inscrição Municipal SP, muito provavelmente está planejando a abertura de uma empresa.
Para ajudar você e descomplicar o processo para emissão da Inscrição Municipal SP, preparamos um passo a passo completo com todas as etapas e documentos necessários para abertura de empresas e liberação da Inscrição Municipal SP, confira:
O primeiro passo para obter a Inscrição Municipal SP consiste na contratação de um escritório de contabilidade.
O contador é o profissional responsável por cuidar de todos os trâmites legais relacionados a abertura de uma empresa.
Este profissional, está preparado para fornecer todas as orientações que você precisa para abrir e regularizar o seu negócio.
Ainda não escolheu um contador? Conte com a Já Calculei, conheça os nossos serviços e descubra como podemos contribuir para o seu negócio, temos planos a partir de R$ 99,00 acesse e confira!
Para que o contador possa abrir a sua empresa, solicitar o seu CNPJ e emitir a Inscrição Municipal SP, você precisará fornecer alguns documentos, são eles:
Com o auxílio do contador, você precisará escolher um regime tributário e também um regime societário para a sua empresa.
São várias opções, mas você pode contar com o nosso time de contadores para fazer uma escolha assertiva.
Regimes Tributários
Natureza Jurídica
Na sequência, o contador realizará uma consulta de viabilidade na Prefeitura de São Paulo, para verificar se a atividade da empresa pode ser desenvolvida no local escolhido.
Realizar uma consulta de viabilidade antes dos demais trâmites para abertura da empresa, é fundamental para evitar problemas na emissão da Inscrição Municipal SP.
Com a aprovação da consulta de viabilidade, o contador realizará o registro da empresa na JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo e na Receita Federal do Brasil.
A Junta Comercial funciona como uma espécie de cartório, tendo como função o registro do documento de abertura da sua empresa. Por sua vez, a Receita Federal, será a responsável pela emissão do CNPJ.
Por fim, após a emissão do CNPJ e registro da empresa na Junta Comercial, o contador poderá solicitar a emissão da Inscrição Municipal SP e também do Alvará de Funcionamento.
Com toda documentação em dia, mantenha o pagamento de imposto e a entrega de declarações em dia, evitando qualquer tipo de problema com o fisco.
Com todas as etapas acima pode parecer complicado abrir uma empresa e emitir a Inscrição Municipal SP, não é mesmo?
No entanto, você não precisa se preocupar, com o apoio da Já Calculei Contabilidade Online, tudo fica mais fácil.
Siga o passo a passo abaixo, escolha uma assinatura, faça o seu cadastro e deixe a burocracia que envolve a abertura e regularização de empresas por nossa conta:
O contribuinte que deseja consultar a sua Inscrição Municipal SP tem dois caminhos:
O CCM – Cadastro de Contribuintes Mobiliários é o sistema mantido pela Prefeitura de São Paulo para cadastro de todos os contribuintes de São Paulo, incluindo empresas e pessoas físicas.
Para pessoas jurídicas, o cadastro no CCM é realizado pelo contador, durante os trâmites para abertura e regularização da empresa.
Por sua vez, para pessoas físicas, a solicitação pode ser realizada diretamente no site da Prefeitura, clicando aqui.
Dentre as informações solicitadas para o cadastro, o contribuinte deverá fornecer:
Atualmente, o processo para abertura de empresas em São Paulo pode ser realizado diretamente pela internet com o auxílio de um contador por meio do Sistema Via Rápida.
Com o apoio da tecnologia e dos serviços prestados por uma contabilidade online, a sua empresa estará completamente legalizada e apta para funcionar em poucos dias.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, em alguns casos especiais é preciso atualizar a Inscrição Municipal SP, confira:
As alterações precisam ser solicitadas em até 30 dias após a ocorrência dos fatos, sob pena de multas, sanções e suspensão do Alvará de Funcionamento.
Precisa alterar a Inscrição Municipal SP da sua empresa? Conte com o apoio e assessoria do nosso time de contadores, entre em contato conosco!