Contrato de Prestação de Serviços: veja como montar o seu e o que não pode faltar

Por: | Data: abril 7, 2022

Contrato de Prestação de Serviços

O Contrato de Prestação de Serviços é um documento firmado entre a parte contratante e a parte contratada, onde fica acordado que o prestador de serviços executará o objeto do contrato e em contrapartida receberá o valor acordado.

Um contrato desse tipo é muito comum nas relações entre duas pessoas jurídicas e também entre pessoas jurídicas e prestadores de serviços que atuam como pessoa física.

Deseja saber mais sobre o contrato de prestação de serviços e conferir o que é necessário para elaborar esse tipo de documento?

Se a sua resposta foi “Sim”, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final para esclarecer suas dúvidas.

Como montar um contrato de prestação de serviços?

Devido às suas características e finalidade, os contratos de prestação de serviços possuem alguns itens que são essenciais, incluindo:

  • Qualificação das partes;
  • Objeto do contrato;
  • Obrigações da contratada;
  • Obrigações da contratante;
  • Vigência do contrato;
  • Valor e prazo para pagamento;
  • Condições para rescisão;
  • Eleição do foro judicial;
  • Assinatura das partes e data.

Abrir Empresa

Ao longo desse conteúdo, vamos falar sobre cada item acima e apresentar alguns exemplos, auxiliando assim, na elaboração do seu contrato de prestação de serviços.

Qualificação das partes

Presente no início do documento, a qualificação das partes deve fornecer os dados das partes envolvidas na celebração do contrato de prestação de serviços.

Veja um exemplo:

“Pelo presente instrumento particular, ________________________________________ (razão social da empresa ou nome da pessoa física), CPF/CNPJ ___________________, estabelecida na ___________ (endereço completo), aqui denominado CONTRATADA, e

 

________________________________ (razão social da empresa ou nome da pessoa física), CPF/CNPJ ___________________, estabelecida na ___________ (endereço completo), aqui denominado CONTRATANTE, resolvem celebrar o presente Contrato de Prestação de Serviços, que será regido pelos seguintes termos e condições. ”

Objeto do contrato

Logo na sequência, o objeto do contrato de prestação de serviços, deve especificar os serviços que serão prestados pela parte contratada.

Veja um exemplo:

“O presente contrato tem como objetos a prestação, pela CONTRATADA à CONTRATANTE, dos serviços de Gestão de Marketing. ”

Obrigações da contratada

Nesta parte do contrato de prestação de serviços, são listados todos os deveres e responsabilidades da parte contratada.

Para evitar problemas futuros, é muito importante contar com o apoio de uma assessoria jurídica para definir todas as obrigações da parte contratada, incluindo o detalhamento de todos os itens inclusos no contrato de prestação de serviços e a forma de execução do mesmo.

Veja um exemplo:

“A CONTRATADA se obriga a desenvolver o objeto deste contrato da maneira mais adequada e dinâmica, dando ênfase a marca e à qualidade dos produtos e serviços da CONTRATANTE.

Os seguintes serviços a serem executados pela CONTRATADA serão realizados no decorrer do período de serviço contratado, seguindo um cronograma de execução a ser estabelecido conjuntamente pelas partes…”

Obrigações da contratante

Nesta parte do contrato de prestação de serviços, são listados todos os deveres e responsabilidades da parte contratante.

Semelhantemente ao item anterior, para evitar problemas futuros, é fundamental definir em conjunto com uma assessoria jurídica, as obrigações da parte contratada.

Veja um exemplo:

“A CONTRATANTE deverá fornecer à CONTRATADA todas as informações necessárias à realização dos serviços objeto do presente instrumento, especificando os detalhes necessários à sua perfeita consecução e a forma na qual os serviços deverão ser entregues…”

Vigência do contrato

Neste item, deve ser especificado com clareza o início e o término do período de vigência do contrato de prestação de serviços.

Veja um exemplo:

“O presente contrato vigorará pelo prazo determinado de 12 (doze) meses, contados a partir do dia __________________ (data por extenso), podendo ser prorrogado mediante manifestação expressa das partes e formalização de instrumento aditivo ao presente contrato. ”

Valor e prazo para pagamento

Neste item, deve ser especificado o valor acordado entre as partes para celebração do contrato de prestação de serviços, o prazo de pagamento e os encargos financeiros por atrasos no pagamento:

Veja um exemplo:

“A mensalidade referente a prestação dos serviços será de R$ XXXX, XX (valor por extenso).

Os pagamentos à CONTRATADA, referentes aos serviços prestados e acima acordados, serão realizados por meio de boleto bancário em nome da CONTRATADA, com vencimento da primeira parcela no dia (dia, mês e ano por extenso), e as demais em iguais dias dos meses subsequentes.

A CONTRATANTE, não vindo a efetuar o pagamento dos valores nas datas acima estipuladas, fica obrigada a pagar multa de 2% (dois por cento) sobre o valor da mensalidade, bem como juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, acrescido de correção monetária. ”

Condições para rescisão

Além dos itens listados acima, o contrato de prestação de serviços também deve definir e esclarecer todas as hipóteses para a rescisão do mesmo.

Veja um exemplo:

“O presente contrato poderá ser rescindido por qualquer uma das partes a qualquer tempo, respeitando um aviso prévio de 30 (trinta) dias, salvo nas hipóteses, descritas abaixo:

I – Por violação a qualquer cláusula contratual por qualquer uma das partes, que não seja sanada em prazo superior a 15 (quinze) dias;

II – Pela prática, por uma das partes, de quaisquer atos ou ocorrência de fatos que, por sua natureza e gravidade, maculem a confiabilidade e a moralidade de uma das partes ou, ainda, que sejam suscetíveis de causar danos ou comprometer, mesmo que indiretamente, a imagem da outra parte;

III – Em caso de ser decretação da falência, deferimento do plano de recuperação judicial, homologação do plano de recuperação extrajudicial ou liquidação de uma das partes;

É muito comum que se estabeleça também uma multa pela rescisão do contrato de prestação de serviços:

A rescisão antecipada e fora das hipóteses previstas neste contrato, sujeita à parte distratante pagará a pagar para a outra parte, a título de indenização, multa contratual desde já fixada em 30% (trinta por cento) do valor total do contrato. ”

Contabilidade Online

Eleição do foro judicial

De acordo com a legislação em vigor, todo contrato de prestação de serviços deve estabelecer um foro para resolução de controvérsias.

Veja um exemplo:

“As partes elegem o foro da comarca de São Paulo/SP como o único competente para dirimir as questões ou litígios oriundos do presente, bem como a renúncia expressa de qualquer outro, ainda que mais privilegiado.

Assinatura das partes e data

Por fim, as partes devem datar e assinar o contrato de prestação de serviços, preferencialmente na presença de duas testemunhas e com reconhecimento de firma em cartório.

Contabilidade para Prestação de Serviços

Conte com o apoio e assessoria da Já Calculei Contabilidade Online, o serviço de contabilidade online que mais cresce no Brasil!

Aqui na Já Calculei você encontra soluções completas em contabilidade para prestadores de serviços, com atendimento de qualidade, tecnologia e honorários acessíveis.

Para saber mais e conhecer nossos planos, clique aqui e entre em contato conosco!