Como obter certificado digital para sua empresa?

Por: | Data: julho 18, 2022

Como obter certificado digital para sua empresa?

Se você está pensando em empreender e montar o próprio negócio, saiba que você precisará de um certificado digital, independentemente do porte do seu negócio ou segmento (tipo de atividade).

O certificado digital é uma das modernidades tecnológicas que estão presentes em nosso cotidiano e no dia a dia das empresas. Ainda não sabe o que é um certificado digital, qual a sua importância e como ele funciona?

Então continue conosco, acompanhe este conteúdo até o final e esclareça todas as suas dúvidas ao longo deste conteúdo.

Dentre outras coisas, aqui você vai conferir:

  • O que é certificado digital e para que serve;
  • Quais são os tipos de certificado digital;
  • Como fazer um certificado digital;
  • Quanto custa um certificado digital.

É hora de esclarecer todas as suas dúvidas, através de um conteúdo simples e objetivo sobre este importante tema.

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O que é certificado digital e para que serve?

O certificado digital é um dispositivo de assinatura eletrônica que permite a troca de informações com segurança entre pessoas físicas, pessoas jurídicas e o fisco.

Os certificados digitais são emitidos por autoridades certificadoras autorizadas pela Receita Federal e recebem uma chave única e criptografada que funciona como uma assinatura eletrônica.

Esta assinatura, por sua vez, garante a segurança da troca de informações, de documentos e permite que as empresas acessem determinados sistemas via internet, bem como consulte e transmitam declarações e informações para o fisco em formato digital.

Com a ajuda dos certificados digitais e da tecnologia, o fisco vem há alguns anos substituindo livros e declarações em papel (impressas), por versões digitais que além de seguras, garantem maior celeridade na troca de informações.

As empresas precisam fazer uso dos certificados digitais em diversas situações, como por exemplo:

  • Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas;
  • Consulta Pendências – Situação Fiscal;
  • Consulta de Intimações Malha DCTF;
  • Regularização de Débitos – Aviso de Cobrança;
  • Consulta Ação Fiscal do Simples Nacional;
  • Emissão de Cópia de Declaração;
  • Emissão da Guia do Simples Nacional;
  • Assinatura e Transmissão da DCTF Web;
  • Consulta ao Extrato do Processamento da DIPJ;
  • Consulta Acesso à Escrituração Contábil – SPED;
  • Transmissão de Informações para o Esocial;
  • Transmissão da SEFIP (FGTS).

Quais são os tipos de certificado digital?

Existem diferentes tipos de certificado digital, cada qual com as suas próprias características e finalidades.

Para que você fique por dentro de tudo sobre o assunto, no próximo tópico vamos listar e detalhar os principais modelos de certificado digital disponíveis atualmente.

Tipo A (certificado de assinatura digital A1 ou A3): O certificado tipo A é o mais comum, pois é aquele que é utilizado para garantir a validade e a autenticidade de documentos e informações transmitidas por meio virtual, incluindo contratos e notas fiscais.

Este é o tipo de certificado digital que a sua empresa utilizará para trocar informações com o fisco. Sua validade pode ser de 1 ano ou de 3 anos, podendo ainda, ser emitido em formato de arquivo, token ou cartão

Tipo S (certificado de sigilo S1, S3, S4): Como o próprio nome sugere, o certificado tipo S é utilizado para garantir a autenticidade de documentos e das informações neles contidas, evitando fraudes e adulterações.

Tipo T (certificado de tempo T3): Por sua vez, o certificado tipo T, ou certificado de tempo, como também é conhecido, é utilizado para atestar a data e hora exata que determinado documento foi emitido, evitando adulterações futuras.

Certificado e-CPF: O certificado e-CPF é utilizado por pessoas físicas em alguns processos eletrônicos, como por exemplo, a abertura de empresas pela internet.

Certificado NF-e: Por fim, temos o certificado do tipo NF-e, que é utilizado exclusivamente para a emissão de notas fiscais eletrônicas.

Como fazer um certificado digital?

Para fazer um certificado digital, o interessado deve procurar uma autoridade certificadora autorizada pela Receita Federal e separar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Cartão CNPJ impresso recentemente;
  • Documento de constituição da empresa (Contrato Social/última alteração consolidada, certidão simplificada, Ata/Estatuto);
  • Alterações) contratuais – se houver;
  • Documentos de eleição da diretoria vigente – quando aplicável.

Após conferir os documentos necessários, confira o passo a passo para fazer um certificado digital:

  1. Escolha o tipo de certificado desejado;
  2. Entre em contato com uma empresa certificadora e agende a emissão do certificado;
  3. Efetue o pagamento pela compra do certificado;
  4. Visite a certificado na data, horário e local marcado de posse dos documentos solicitados no agendamento;
  5. Receba o certificado digital da sua empresa.

Quanto custa um certificado digital?

O custo do certificado digital varia em função do seu tipo, validade e autoridade certificadora responsável pela sua emissão.

No entanto, os valores médios encontrados no mercado atualmente, são os seguintes:

  • Certificado Digital A1: R$ 150,00 – R$ 250,00
  • Certificado Digital A3: R$ 350,00 – R$ 600,00

Para garantir economia ao emitir o certificado digital da sua empresa, vale a pena realizar uma pesquisa de preços antes de escolher a autoridade certificadora.

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