Como abrir uma academia

Por: | Data: fevereiro 4, 2022

Como abrir uma academia

Academia não pode ser MEI. Mas ainda assim, é possível abrir um CNPJ e formalizar as atividades com economia de impostos.

Pensando em abrir ou regularizar uma academia, mas ainda não sabe exatamente por onde começar? Então, você chegou ao lugar certo!

Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo e uma série de informações relacionadas a abertura de academias. Não deixe de conferir!

Abrir uma academia pode ser um negócio muito lucrativo e a realização de muita gente, especialmente dos profissionais de educação física que pensam em empreender e conquistar o próprio negócio.

De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association – IHRSA, o mercado fitness brasileiro já fatura mais de R$ 8,5 bilhões por ano e está em franca expansão e crescimento.

Atualmente, nosso país conta com mais de 35 mil academias, mas a demanda de novos alunos continua crescendo, à medida que as pessoas estão mais preocupadas com a sua própria saúde.

Dito isso, não restam dúvidas de que ainda temos muito espaço para empreendedores que desejam explorar esse mercado.

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Confira o passo a passo para abrir uma academia

Pensando em abrir uma academia, mas ainda não sabe o que é preciso ou por onde começar? Não se preocupe, a Já Calculei Contabilidade ajuda você.

Preparamos um passo a passo completo sobre o assunto, vale a pena conferir!

1.Elabore um plano de negócios

O primeiro passo para montar e abrir uma academia de sucesso é a elaboração do plano de negócios, um documento que funcionará como um verdadeiro guia para todas as etapas que vão envolver a construção do seu negócio.

Um bom plano de negócios para academias, pode aumentar significativamente as chances de sucesso do seu empreendimento e deve listar os seguintes itens:

  • Estimativa de investimento para abertura da academia;
  • Estudo de concorrentes e localização ideal;
  • Lista de equipamentos e materiais para academia;
  • Serviços e produtos que serão oferecidos ao público;
  • Planejamento em relação ao número de funcionários necessários;
  • Estimativa de faturamento mensal e anual;
  • Estudo de público-alvo e plano de marketing.

2.Escolha a localização ideal para abrir sua academia

Após elaborar um plano de negócios detalhado, é hora de partir para a escolha da localização ideal para abertura da academia. Nesta etapa, você deve considerar diversos fatores, dentre eles:

  • Facilidade de acesso;
  • Facilidade de estacionamento;
  • Custos com aquisição ou aluguel do espaço;
  • Necessidades de reformas e adequações.

Para atrair muitos alunos, o ideal é que a sua academia seja instalada em um local de fácil acesso e grande circulação de pessoas, com estacionamento próprio ou facilitado.

Por sua vez, para minimizar os custos iniciais para abertura e manutenção da academia, encontre um local que necessite de poucas adaptações, seja amplo, ventilado, mas com um aluguel compatível com o praticado pela maior parte do mercado imobiliário.

Independente do porte da sua academia, você precisará no mínimo dos seguintes espaços:

  • Salão amplo para disposição dos equipamentos;
  • Banheiros e vestuários;
  • Recepção.

3.Invista na estrutura e nos equipamentos

A estrutura e lista de equipamentos necessária para montagem e abertura de uma academia depende de muitos fatores, dentre eles, dos tipos de serviços e modalidades que serão ofertadas ao público.

Atualmente, a variedade de modalidades oferecida pelas academias é grande e inclui não apenas musculação, mas também: Yoga, Pilates, CrossFit, Lutas, Dança, Hidroginástica e Natação.

Diante do número de atividades, a área necessária para montar uma academia pode variar de 200m² a 1000m². Vale destacar que o seu plano de negócios deve considerar todos esses itens.

Você já sabe quais são os equipamentos que não podem faltar em uma academia? Separamos uma lista para ajudar você, confira:

  • Abdominal com carga
  • Adutor/abdutor
  • Banco supino
  • Barras
  • Bicicleta ergométrica
  • Cadeira Romana
  • Colchonetes
  • Cordas
  • Cross trainers
  • Esteiras
  • Halteres
  • Kit anilhas
  • Leg press
  • Máquina flexora
  • Pec-Deck
  • Peitoral Dorsal;
  • Porta barras
  • Pull Over
  • Remada com carga
  • Step

4.Estrutura de pessoal

Em relação a estrutura de pessoal, é muito importante destacar que as academias não podem funcionar sem o acompanhamento e a supervisão de alunos por profissionais com formação em educação física e registro no CREF – Conselho Regional de Educação Física.

Além disso, é preciso contar com um determinado número de profissionais por aluno. O CREF1, órgão que fiscaliza a atividades de academias no RJ e no ES exige o seguinte número de alunos por profissional de educação física:

  • Ginástica, atividades coletivas e treinamento funcional: 50
  • Musculação: 35
  • Cárdio: 35

Para garantir o sucesso da sua academia, combine uma boa estrutura em termos de equipamentos e também em profissionais.

5.Definição das estratégias de marketing

Para abrir uma academia de sucesso, você também precisará investir em estratégias de marketing, apoiando e patrocinando eventos esportivos, como também, marcando presença nas redes sociais.

Investir em boas estratégias de marketing é um passo fundamental para academias que esperam um forte crescimento e volume constante de captação de alunos.

Idealize suas estratégias de marketing e a verba destinada para esse fim, ainda na fase de planejamento dos negócios e se possível, conte com o apoio de uma agência de marketing especializada.

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6.Documentos para abrir uma academia

Agora que você já sabe praticamente tudo que precisa para abrir uma academia de sucesso e faturar alto neste mercado. É hora de verificar o que é necessário para legalizar a sua academia.

Para abrir a sua academia e assegurar o seu funcionamento sem qualquer tipo de problema com o fisco, o primeiro passo é a contratação de um serviço de contabilidade.

Por sua vez, após contratar um contador, você precisará separar os seguintes documentos:

  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (quando casado);
  • Cópia do contrato de locação do imóvel;
  • IPTU do imóvel escolhido para instalação da academia.

Forneça a documentação listada acima ao seu contador e aguarde enquanto os trâmites para legalização da academia são concluídos, dentre eles:

  • Registro da academia na Junta Comercial;
  • Abertura do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Emissão da Licença do Corpo de Bombeiros.
  • Dentre outros documentos, quando necessários.

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A Já Calculei Contabilidade, atende academias e outros negócios em todas as partes do país.