Ativo Intangível

Por: | Data: dezembro 30, 2021

Ativo Intangível

Um ativo intangível é um tipo de ativo que você não pode tocar ou ver fisicamente, mas que ainda assim, pode ser valioso.

Podemos utilizar como exemplos de ativos intangíveis as licenças, os direitos autorais, nome de uma marca, softwares de computador, carteira de clientes, dentre outros itens que possuem valor, mas não podem ser tocados fisicamente.

Ativos intangíveis são mais difíceis de avaliar do que ativos tangíveis, mas são cruciais para o sucesso de uma empresa, e, portanto, será o objeto de estudo desse conteúdo.

Você sabe o que é um ativo intangível e qual a sua importância para as empresas? Qual a diferença entre ativo tangível e ativo intangível.

O que é um ativo intangível?

Ativo é tudo aquilo que uma organização ou uma pessoa física possui e que detém algum valor, podendo ser do tipo tangível ou intangível.

Um ativo intangível é um ativo que não é físico, mas ainda assim vale um valor que pode ser convertido em dinheiro.

Ativos intangíveis podem ser coisas como a propriedade intelectual de alguém, uma marca, direitos autorais ou até mesmo uma lista de mala direta de clientes.

O principal aspecto que diferencia os ativos intangíveis de outros tipos de ativos é que eles não são de natureza física e não têm um valor físico óbvio associado a eles. No entanto, isso não torna os ativos intangíveis menos valiosos.

Contabilidade Online

Como funcionam os ativos intangíveis

Os ativos intangíveis são mais comuns entre as empresas e são classificados por seu crescimento e valor ao longo do tempo. São ativos de longo prazo que a empresa planeja usar por mais de um ano.

Diante disso é importante esclarecer que o ativo intangível pode ser classificado especificamente como de vida útil definida ou indefinida.

Ativo intangível de vida útil definida: Um exemplo de ativo intangível definitivo seria uma patente ou copyright sem planos atuais de estender o contrato legal.

Esse ativo intangível é considerado de vida útil definida porque há um fim previsível para o valor do ativo que, neste caso, é quando termina o acordo legal para a patente.

Ativo intangível de vida útil indefinida: Um ativo intangível com vida útil indefinida representa algo como o nome de uma empresa ou marca.

Esse tipo de ativo não possui limites com base na idade, contrato ou obrigações regulatórias, ou seja, bens que não podem ser amortizados ao longo do tempo.

Principais características do ativo intangível

Confira algumas das principais características relacionadas a um ativo intangível:

Não é físico e não tem um valor físico óbvio: Marcas, patentes, e direitos de uso de software são exemplos de ativos intangíveis, ou seja, que não possuem uma representação física.

No entanto, é importante lembrar que apesar de não possuir representação física, esse tipo de bem pode conquistar um valor significativo ao longo do tempo.

Por quanto você acha que seria justo, vender o direito de uso de marcas como Coca-Cola e Mcdonald ‘s, por exemplo?

Detém valor de longo prazo para uma empresa: Os ativos intangíveis costumam ter o seu valor construído ao longo do tempo.

Uma marca, por exemplo, pode não ter muito valor na sua criação, no entanto, isso pode mudar com o seu crescimento ao longo dos anos.

Pode ser amortizado ou não ao longo do tempo: Existem ativos intangíveis que podem ser amortizados, ou seja, que em função das suas características perdem valor ao longo do tempo, como uma patente com direito temporário de exclusividade e outros que não sofrem amortização, como uma marca, por exemplo.

Como avaliar um ativo intangível?

Os ativos intangíveis podem ter um valor incrível. No entanto, às vezes pode ser difícil determinar seu valor exato.

Existem marcas conhecidas que valem milhões, que podem contribuir para o valor geral da empresa, caso ela venha a ser vendida.

Determinar quanto ativos intangíveis contribuem para o valor geral da empresa e calcular o seu valor é algo comum em meio a contabilidade, mas que exige conhecimento técnico do contabilista e certa complexidade, uma vez que diversos fatores não tangíveis precisam ser considerados.

Ativo Intangível x Ativo Tangível

Os ativos são geralmente divididos em dois grupos principais: tangíveis e intangíveis. Ambos podem ser comprados e vendidos e compartilham algumas semelhanças. No entanto, na prática eles são opostos.

Confira na sequência, as principais características e diferenças entre ativos tangíveis e intangíveis

Ativo tangível:

  • Não físico, não é possível tocar;
  • É mais desafiador determinar seu valor;
  • Inclui a propriedade intelectual;
  • Não pode ser destruído por incidentes naturais;
  • Pode ser amortizado.

Ativo intangível:

  • Físico, é possível tocar;
  • É mais fácil de medir e calcular o valor;
  • Inclui maquinário, terreno, imóveis, estoque e dinheiro;
  • Pode ser destruído por incidentes naturais (incêndio, inundação);
  • Pode ser amortizado ou não, a depender do tipo.

Não tenha dúvidas, embora os ativos intangíveis não possam ser vistos ou tocados, eles ainda podem ter valor e são importantes quando se trata de garantir o sucesso e o crescimento de um negócio.

Se você investe em empresas específicas, pode examinar quais ativos intangíveis contribuíram para o valor e o sucesso da empresa.

Considere o que você pensa ou sente ao ouvir as palavras Coca-Cola, Apple ou Facebook. Apenas o nome das marcas por si só, já possuem uma forte representatividade e carregam um valor.

Contabilidade Online

Contabilidade completa para a sua empresa

Por fim, agora que você já sabe o que é um ativo intangível, conheceu exemplos e sabe diferenciar ativos tangíveis e intangíveis, queremos convidar você a conhecer a Já Calculei.

A Já Calculei é uma das plataformas de contabilidade online que mais cresce no país, pois nasceu para desburocratizar a contabilidade, oferecendo uma plataforma intuitiva aos nossos clientes e serviços contábeis completos a preço justo.

Aqui na Já Calculei, você que pretende empreender conta com o apoio de contadores de verdade e abertura de empresa grátis.

Não existem pegadinhas ou complicações, pois o nosso compromisso é com o crescimento da sua empresa e com a contabilidade simples e descomplicada.

Entre em contato conosco, conheça os nossos planos e solicite a abertura gratuita da sua empresa!