Posso trocar de contador? Veja como mudar de contador e migrar sua contabilidade

Por: | Data: maio 16, 2022

Posso trocar de contador

Posso trocar de contador? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários e empreendedores que, por algum motivo, estão insatisfeitos com o seu atual serviço de contabilidade.

Sabemos que a contabilidade cumpre um papel fundamental para a regularidade e o desenvolvimento das empresas, sendo, portanto, muito importante, que o empresário esteja completamente satisfeito com os serviços prestados.

Quando a contabilidade deixa a desejar e não presta os serviços e atendimento da forma esperada, a troca de contabilidade surge como única alternativa.

No entanto, precisamos reconhecer que por falta de orientação, muitos empresários e gestores não sabem quando trocar de contador ou mesmo se é possível substituir a sua atual contabilidade.

Por sinal, foi pensando nisso, que a Já Calculei Contabilidade Online, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.

Contabilidade Online

Quando posso trocar de contador?

Como regra geral, o empresário pode trocar de contador a qualquer momento, caso considere que o serviço prestado não atende as expectativas.

No entanto, antes da mudança, é importante observar com bastante atenção as cláusulas de rescisão do contrato para verificar se não existe alguma possível multa ou período de fidelidade acordado anteriormente.

Caso exista previsão de multa, é preciso verificar o seu valor e as hipóteses em que a aplicação da multa pode ser dispensada.

Em muitos casos, o contrato de prestação de serviços não prevê multa por cancelamento antecipado, enquanto em outros, mesmo que exista, o valor da multa costuma ser muito menor que as possíveis consequências de um serviço contábil ineficiente.

Confira algumas hipóteses e veja quando trocar de contador:

1.Baixa qualidade no atendimento

Como prestadora de serviços, a contabilidade precisa oferecer um atendimento de excelência e qualidade para conquistar credibilidade e a confiança dos seus clientes.

Um atendimento de qualidade, inclui:

  • Contadores à disposição para sanar dúvidas;
  • Atendimento por diferentes canais, incluindo WhatsApp, Telefone e e-mail;
  • Retorno ágil, as demandas e solicitações;
  • Plataforma web para troca de documentos e informações;
  • Entrega de documentos no prazo previsto.

Por sua vez, quando a qualidade no atendimento deixa de existir ou parecer não ser importante para o contador contratado, você não só pode, como precisa trocar de contador.

2.Atraso na entrega de obrigações

Outro item a considerar quando o assunto é o momento de trocar de contador, diz respeito ao atraso na entrega de obrigações acessórias.

O escritório de contabilidade precisa ter responsabilidade e cuidar da entrega de guias, relatórios e declarações nos prazos previstos e determinados pela legislação em vigor.

Quando os prazos legais não são respeitados, a empresa contratante dos serviços contábeis pode ser sensivelmente prejudicada, sendo obrigada a pagar multas, juros e enfrentar outros tipos de sanções, incluindo a suspensão temporária ou definitiva do CNPJ.

3.Erros de cálculo

Impostos e folha de pagamento precisam ser calculados com o maior grau de atenção possível, garantindo assim, que as empresas evitem os problemas e prejuízos associados aos possíveis pagamentos a maior ou a menor.

Por isso, se a sua atual contabilidade comete erros frequentes de cálculo, esse é apenas mais um dos sinais que indicam que é hora de trocar de contador.

Não restam margens para erro, o escritório de contabilidade precisa ter atenção e cuidado redobrado ao realizar cálculos e apurações que envolvam recursos financeiros.

4.Falta de atualização

A legislação fiscal, trabalhista e contábil brasileira está em constante atualização e passa por mudanças regulares, as quais exigem atenção, dedicação e atualização por parte dos profissionais de contabilidade.

Seu contador precisa se manter atualizado para garantir que a sua empresa aproveite benefícios, isenções e programas especiais desenvolvidos pelo governo, bem como também, para garantir que a sua empresa não deixe de entregar qualquer nova obrigação.

Vale destacar, que basta uma única declaração não entregue dentro do prazo ou nos moldes exigidos para que a empresa seja multada e autuada pelo fisco.

Não tenha dúvidas, quando a falta de atualização é uma rotina presente, você tem mais um sinal de que é hora de trocar de contador.

5.Dificuldade para acessar documentos e informações

Por fim, não poderíamos deixar de destacar a dificuldade de acesso a informações e documentos, como um dos motivos para trocar de contador.

A contabilidade e seus clientes precisam trabalhar em conjunto, de forma ágil e dinâmica, e, portanto, não se pode admitir que o empresário encontre dificuldade para acessar os documentos e informações da sua empresa.

Aqui na Já Calculei, por exemplo, desenvolvemos uma plataforma web exclusiva, para que nossos clientes tenham acesso a todas as informações e documentos das suas empresas a qualquer hora e de qualquer lugar.

Você tem encontrado dificuldades para acessar documentos e informações importantes para a gestão da sua empresa? Se a sua resposta foi sim, não tenha dúvidas, é hora de trocar de contador.

Como posso trocar de contador?

Muitos empresários e empreendedores acabam permanecendo com um serviço de contabilidade que não atende as expectativas, pois acreditam que não podem ou então que trocar de contador é muito complicado.

Se esse é o seu caso, a boa notícia é que com o apoio e assessoria da Já Calculei você pode trocar de contador em poucos passos e sem qualquer complicação.

Contabilidade Online

Veja como é fácil e entenda como funciona:

  1. Inicie o seu cadastro pelo nosso chatbot, clicando aqui;
  2. Escolha um dos nossos planos e efetue o pagamento da primeira mensalidade;
  3. Por fim, a nossa equipe entrará em contato com a sua contabilidade anterior, solicitando os documentos necessários para migrar a sua empresa.

Além de soluções e serviços completos em contabilidade, aqui na Já Calculei você encontra planos acessíveis, troca de contabilidade e abertura de empresa grátis!

Temos planos sob medida para cada porte de empresa e atendemos em todas as regiões e estados do Brasil, levando aos empresários e empreendedores uma contabilidade descomplicada e acessível.

Não fique na dúvida, você pode trocar de contador e tem na Já Calculei Contabilidade Online um grande parceiro para facilitar o processo de troca.

Para saber mais e conhecer os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco!