MEI Abertura: Tudo o que você precisa saber

Por: | Data: março 16, 2022

MEI Abertura

O termo MEI abertura está entre um dos assuntos mais procurados por internautas brasileiros que pensam em empreender e montar o próprio negócio.

Por sinal, se você chegou até aqui, é muito provável que também tenha interesse em abrir um MEI e realizar o sonho do próprio negócio.

Pensando em ajudar pessoas como você, a Já Calculei Contabilidade, preparou um conteúdo completo com as principais dúvidas relacionadas ao MEI.

Na sequência, você vai conferir o passo a passo para abrir um MEI e poderá tirar outras dúvidas antes de abrir a sua empresa.

Para mais informações, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

O que é MEI

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, uma categoria empresarial que facilita a abertura de pequenos negócios e oferece uma série de benefícios aos empreendedores.

Dentre os principais benefícios do MEI, podemos destacar:

  • Abertura simplificada e gratuita da empresa;
  • Pagamento de impostos em valor fixo e reduzido;
  • Pagamento de impostos em guia única;
  • Acesso a aposentadoria e benefícios da previdência social;
  • Acesso a um CNPJ;
  • Permissão para emitir nota fiscal;
  • Autorização para contratar funcionários;
  • Acesso a linhas de crédito para pequenos negócios.

São muitos os benefícios, não é mesmo? Por sinal, com tantos benefícios, fica fácil compreender o motivo da grande procura pelo termo “MEI Abertura” nas pesquisas do Google e em outros motores de busca na internet.

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MEI Abertura: Como abrir um MEI

Agora que você já sabe o que é MEI, é hora de transformar o seu sonho em realidade e conferir o passo a passo para abrir sua empresa como microempreendedor individual.

O processo é muito simples e realizado diretamente pela internet, em poucos minutos e a qualquer momento do dia.

Acompanhe o passo a passo e veja como abrir um MEI, sem qualquer complicação:

1.Acesse o Portal do Empreendedor;

2.Clique na opção “Quero ser MEI”;

3.Na sequência, clique em “Formalize-se”;

4.Crie uma conta “GOV.BR” ou acesse com o seu CPF e senha;

5.Informe todos os documentos e informações solicitadas;

6.Defina as atividades que serão desenvolvidas pela sua empresa;

7.Confira os dados informados e finalize o processo;

8.Imprima ou salve no seu computador o CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, que será apresentado na tela.

Quais são as obrigações do MEI?

Se você seguiu o passo a passo acima, é muito provável que neste momento já esteja com o seu CNPJ em mãos ou aberto na tela do seu computador.

Sendo assim, é hora de tomar nota sobre as responsabilidades do MEI, a fim de manter sua empresa em dia e evitar qualquer tipo de problema com o fisco.

Apesar de oferecer facilidades e benefícios, o MEI também exige responsabilidades, dentre as quais, podemos destacar:

  • Pagar a DAS em dia;
  • Entregar anualmente a DASN-SIMEI;
  • Manter o controle mensal de faturamento (Livro Caixa);
  • Emitir notas fiscais para pessoas jurídicas
  • Guardar as notas fiscais de compra e venda por 5 anos;
  • Contribuir para o INSS e FGTS caso possua funcionários.

MEI Abertura: Como emitir o boleto MEI?

No tópico anterior, você conferiu que uma das obrigações do MEI, é manter em dia o pagamento da DAS. Mas afinal, você sabe o que isso significa?

DAS ou Documento de Arrecadação do Simples, nada mais é que o boleto que o MEI utiliza para contribuir com o fisco e manter a sua empresa em dia.

O boleto do MEI vence no dia 20 de cada mês, mas não chega na residência ou endereço comercial do empreendedor.

É preciso que o próprio MEI ou a sua contabilidade fique responsável pela emissão mensal da guia de pagamento.

Sendo assim, confira o passo a passo para emitir o boleto MEI:

  1. Acesse o Programa Gerador da Guia do Microempreendedor Individual;
  2. Informe o número do CNPJ e clique em “Continuar”;
  3. Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
  4. Informe o ano-calendário e clique em “OK”;
  5. Selecione o mês desejado e clique em “Apurar/Gerar DAS”.

O que é DASN MEI?

Como vimos anteriormente, após abrir o MEI, o microempreendedor precisa preencher e entregar anualmente a DASN MEI.

A DASN MEI é uma declaração que deve ser entregue pelo MEI até o dia 31.05, informando ao fisco, quanto a empresa faturou no ano anterior.

A boa notícia é que o processo para preenchimento da declaração é muito simples. Veja como funciona:

  1. Mantenha um controle das receitas recebidas mês a mês;
  2. Acesse o site da DASN SIMEI – Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual;
  3. Informe o seu CNPJ;
  4. Preencha as receitas mês a mês (com e sem notas fiscais);
  5. Envie a declaração e salve o comprovante de envio.

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Como solicitar o parcelamento MEI?

Você sabia que pode parcelar dívidas em aberto com o MEI? Muita gente não sabe disso, e, portanto, é importante tocar no assunto, quando falamos de MEI abertura.

Se você abriu um MEI, mas está com dificuldades para manter o pagamento da DAS em dia ou simplesmente esqueceu de pagar suas contribuições por um longo período, o parcelamento é a melhor opção para colocar as contas em ordem.

Confira o passo a passo e veja como funciona:

  1. Acesse o site do Simples Nacional, clicando aqui;
  2. Na sequência, clique na opção “Simei – Serviços”;
  3. Logo em seguida, procure por parcelamentos e escolha a opção “Parcelamento – Microempreendedor Individual”;
  4. Clique na chave de acesso, insira o seu CNPJ, CPF e Código de Acesso;
  5. Ao acessar a conta da empresa, escolha a opção “Pedido de Parcelamento”;
  6. Aparecerá uma relação dos débitos e uma proposta de parcelamento, clique em “Continuar”;
  7. Por fim, será emitido um recibo de adesão e o boleto para pagamento da 1ª parcela.

Deseja saber mais sobre o MEI, tirar outras dúvidas ou abrir a sua empresa? A Já Calculei Contabilidade Online pode ajudar você!

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