Você sabe o que é gestão tributária e como essa ferramenta pode ser útil para as finanças e os resultados da sua empresa?
Se a sua resposta foi “Não”, saiba que dados do IBGE apontam que 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário.
O número em questão é preocupante e chama bastante atenção, principalmente se levarmos em consideração que esta estatística está diretamente relacionada à falta de orientação especializada e uma gestão tributária eficiente.
O pagamento de impostos em excesso é um problema com consequências graves, pois pode interferir diretamente na lucratividade e competitividade dos negócios.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade preparou um conteúdo completo para ajudar você a compreender como funciona a gestão tributária e como essa ferramenta pode ser útil para a sua empresa.
O que é Gestão Tributária?
A gestão tributária é uma ferramenta que nos permite administrar com precisão todos os processos fiscais de uma empresa, evitando o pagamento de impostos em excesso e falhas que possam resultar em problemas com o fisco.
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que a gestão tributária vai muito além da escolha do regime tributário correto no momento de abertura do CNPJ, e, portanto, deve levar em consideração outros fatores, incluindo:
- Faturamento mensal e anual;
- Precificação dos produtos;
- Tributação dos fornecedores;
- Benefícios fiscais;
- Isenções e imunidades;
- Despesas com folha de pagamento;
- NCM e classificação fiscal dos produtos;
- Dentre outros itens.
Por sua vez, em função do nível de detalhamento de uma gestão tributária eficiente, as empresas que colocam esse tipo de ferramenta em prática, conseguem ser lucrativas e colher excelentes resultados.
Como fazer a gestão tributária de uma empresa?
Para fazer a gestão tributária e começar a economizar no pagamento de impostos, sua empresa vai precisar do apoio e assessoria de uma contabilidade que ofereça esse tipo de serviço.
Aqui na Já Calculei, por exemplo, realizamos o levantamento de informações e todos os cálculos necessários para garantir que nossos clientes economizem, pagando o menor volume de impostos possíveis.
É perfeitamente possível economizar no pagamento de impostos sem precisar utilizar artifícios ilegais e prejudiciais para o seu negócio, como a sonegação. Basta conhecer e saber como fazer uma gestão tributária assertiva.
Planejamento tributário: primeiros passos
Quando o assunto é a gestão tributária, conhecer de perto os regimes tributários disponíveis é fundamental, e diríamos, que um dos primeiros passos.
Atualmente, temos três regimes tributários aqui no Brasil. São eles:
Simples Nacional: Regime tributário para micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Neste modelo de tributação, os impostos são calculados sobre o faturamento e pagos através de uma guia única.
Lucro Presumido: Regime tributário para empresas que faturam até R$ 78 milhões por ano. Neste modelo de tributação, os impostos são pagos em guias separadas, com o IRPJ e a CSLL calculados com base em uma presunção de lucros pré-definida, enquanto o PIS e a COFINS incidem sobre o faturamento.
Lucro Real: Este regime tributário é utilizado por grandes empresas, tendo em vista que não possui limite de faturamento. Suas alíquotas são maiores, mas os impostos calculados sobre o lucro líquido, o que pode ser um ponto positivo.
Apresentadas as três opções, é muito importante esclarecer que apesar do Simples Nacional ser a opção mais procurada pelos empreendedores, manter uma empresa neste regime nem sempre é a opção mais econômica.
Por isso, mais uma vez, destacamos a importância da contabilidade e do uso da gestão tributária para análise e escolha do regime tributário mais interessante para a realidade e atividades de cada empresa.
Gestão tributária e o aproveitamento de benefícios fiscais
Ao tratar da gestão tributária, outro ponto importante que não pode ser deixado de lado, diz respeito ao aproveitamento de benefícios fiscais.
Boa parte das empresas possui direito a algum tipo de benefício fiscal, mas por desconhecer tal fato, acaba não fazendo o seu aproveitamento.
Dentre os benefícios fiscais, temos aqueles que oferecem redução de impostos sobre determinados produtos ou transações e até mesmo, alguns que oferecem isenção de tributos.
Diante disso, não restam dúvidas de que uma gestão tributária que avalie todos esses valores é importante para que a sua empresa possa obter resultados melhores.
Benefícios da gestão tributária
Agora que você já sabe o que é e como funciona a gestão tributária, é hora de conferir alguns dos seus benefícios:
- Maximização da lucratividade: Com a redução de custos proporcionada pela gestão tributária, as empresas podem maximizar seus indicadores de lucros e resultados.
- Maior poder de competitividade: Pagando menos impostos, sua empresa pode trabalhar com preços mais atrativos, sair na frente da concorrência, e com isso, conquistar uma fatia maior do mercado.
- Evita erros e multas: Engana-se quem acredita que a gestão tributária está relacionada apenas com a economia de impostos. Na prática, essa ferramenta pode evitar erros fiscais e por consequência, multas e outras penalidades.
- Melhoria na tomada de decisões: Com uma gestão tributária eficiente e acesso a indicadores precisos, empresários e empreendedores podem tomar decisões mais assertivas em favor dos seus negócios.
Por esses e outros benefícios, não tenha dúvidas, a sua empresa precisa fazer uso da gestão tributária, como caminho para ser mais eficiente, lucrativa e competitiva.
Conheça a Já Calculei Contabilidade
Se você procura uma contabilidade que esteja à frente do seu tempo e que de fato possa contribuir para os resultados da sua empresa, conheça a Já Calculei.
Aqui você encontra todos os serviços e soluções que a sua empresa precisa para permanecer em dia com o fisco, ser eficiente e competitiva, incluindo:
- Planejamento e gestão tributária;
- Cálculo e apuração de impostos;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Elaboração do balanço e outros documentos contábeis;
- Emissão de notas fiscais;
- Dentre outros serviços em contabilidade.
Além disso, a Já Calculei Contabilidade, atende todo o Brasil, dispõe de uma central do cliente exclusiva, oferece abertura de empresa e troca de contabilidade grátis, e possui mensalidades que cabem no orçamento de qualquer negócio.
Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco.
Artigos Relacionados:
- Erros contábeis que podem prejudicar uma empresa
- Planejamento tributário para pequena empresa: veja o que é e…
- Livro caixa: confira o que é, como fazer e preencher
- 5 ideias de pequenos negócios com maior lucratividade no…
- Não deixe de cobrar esses 5 pontos do seu contador
- Contabilidade consultiva: Veja o que é e como funciona