Por: Já Calculei | Data: junho 14, 2022
Pensando em empreender na área da saúde e montar um laboratório de análises clínicas? Se a sua resposta foi “Sim”, saiba que você chegou ao lugar certo.
Neste conteúdo, a Já Calculei Contabilidade Online vai apresentar um passo a passo completo para abertura de laboratórios de análises clínicas e retirar as principais dúvidas relacionadas ao assunto.
Para saber mais e ficar por dentro de absolutamente tudo o que você precisa saber, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Os laboratórios de análises clínicas são especializados nos serviços de coleta de determinados materiais biológicos, como sangue, fezes e urina para realização de exames médicos.
Neste tipo de estabelecimento, materiais biológicos são coletados e examinados a pedido médico, normalmente com o objetivo de detectar doenças e avaliar as condições do organismo humano.
Dotados de ampla tecnologia, os laboratórios conseguem examinar minuciosamente os materiais coletados e através das amostras apresentar resultados precisos e conclusivos aos médicos solicitantes.
Como regra geral, qualquer pessoa maior de 18 anos e interessada em empreender neste tipo de negócio, pode abrir um laboratório de análises clínicas.
No entanto, é importante destacar que se tratando de um estabelecimento de saúde, é necessário que exista um profissional devidamente legalizado e registrado para atuar como responsável técnico pelo estabelecimento.
Dentre os profissionais que podem atuar como responsáveis técnicos em laboratórios de análises clínicas, podemos destacar:
Vale destacar que para que o estabelecimento receba o aval da Vigilância Sanitária para funcionar, o responsável técnico precisa estar em dia com as suas obrigações perante o conselho de classe que representa a sua profissão.
A princípio, montar um laboratório de análises clínicas pode parecer um enorme desafio, no entanto seguindo um passo a passo completo e bem estruturado, tudo pode ficar mais fácil.
Sabendo disso, decidimos montar um passo a passo com todos os detalhes e informações que você precisa para tirar os seus planos do papel e montar o seu laboratório.
O primeiro passo para montar um laboratório de análises clínicas ou qualquer outro tipo de negócio, é a elaboração de um plano de negócios.
Com um plano de negócios detalhado, o empreendedor minimiza seus riscos e sabe exatamente como agir diante de cada etapa da construção e expansão dos seus negócios.
Para um bom plano de negócios, você precisará reunir as seguintes informações:
Após montar o plano de negócios, você deverá escolher a localização ideal para montar o seu laboratório de análises clínicas.
O imóvel escolhido pode ser próprio ou alugado, mas como regra geral e estratégia de negócios, deve ser instalado preferencialmente próximo a clínicas e hospitais.
A proximidade entre os laboratórios e outros estabelecimentos de saúde, certamente irá impulsionar o número de interessados em realizar exames no seu estabelecimento.
Também é preciso considerar fatores como facilidade de estacionamento e o tamanho do espaço físico oferecido pelo imóvel. O seu laboratório deverá contar com espaço para atendimento dos clientes, coleta dos materiais e análise clínica dos materiais coletados.
Nesta etapa, vale a pena consultar a prefeitura para verificar se este tipo de estabelecimento pode ser aberto no endereço escolhido. Além disso, é preciso observar se o imóvel pode cumprir as diretrizes da RDC Nº50/2002.
Após elaborar o plano de negócios e escolher o local ideal para montar seu laboratório de análises clínicas, o próximo passo é a contratação de um serviço de contabilidade.
Caberá a contabilidade, esclarecer dúvidas relacionadas a legalização do empreendimento e cuidar da emissão de todos os documentos necessários para que a empresa receba autorização para entrar em funcionamento.
Também ficará sobre a responsabilidade do contador, o cálculo de impostos e a entrega periódica de todas as declarações e obrigações acessórias exigidas pelo fisco.
Quando o assunto é como montar um laboratório de análises clínicas, o empreendedor precisa separar alguns documentos obrigatórios, incluindo:
Nesta etapa, é comum que algumas dúvidas apareçam, mas não se preocupe, nosso time de especialistas estará à disposição para auxiliar no que for preciso.
Na sequência, a contabilidade cuidará dos registros, documentos e licenças do laboratório de análises clínicas, incluindo:
Vale destacar que o laboratório só poderá entrar em funcionamento após a liberação de todos os documentos necessários e exigidos pelos órgãos de fiscalização.
De acordo com estimativas do SEBRAE, os custos para montar um laboratório de análises clínicas de porte médio, gira em torno de R$ 180 mil.
A estimativa de custos em questão, inclui a aquisição de mobília, equipamentos para análise dos materiais coletados, utensílios para realização dos procedimentos, reformas, legalização e capital de giro.
Para facilitar e ajudar o empreendedor a economizar, a Já Calculei Contabilidade Online oferece abertura gratuita do laboratório para assinantes de um dos nossos planos anuais.
Deseja saber mais, garantir economia e abrir o seu laboratório de análises clínicas sem qualquer complicação?
Clique aqui, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.