Como montar um laboratório de análises clínicas: como registrar e quanto custa

Por: | Data: junho 14, 2022

Como montar um laboratório de análises clínicas

Pensando em empreender na área da saúde e montar um laboratório de análises clínicas? Se a sua resposta foi “Sim”, saiba que você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, a Já Calculei Contabilidade Online vai apresentar um passo a passo completo para abertura de laboratórios de análises clínicas e retirar as principais dúvidas relacionadas ao assunto.

Para saber mais e ficar por dentro de absolutamente tudo o que você precisa saber, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

O que é um laboratório de análises clínicas?

Os laboratórios de análises clínicas são especializados nos serviços de coleta de determinados materiais biológicos, como sangue, fezes e urina para realização de exames médicos.

Neste tipo de estabelecimento, materiais biológicos são coletados e examinados a pedido médico, normalmente com o objetivo de detectar doenças e avaliar as condições do organismo humano.

Dotados de ampla tecnologia, os laboratórios conseguem examinar minuciosamente os materiais coletados e através das amostras apresentar resultados precisos e conclusivos aos médicos solicitantes.

Quem pode abrir um laboratório de análises clínicas?

Como regra geral, qualquer pessoa maior de 18 anos e interessada em empreender neste tipo de negócio, pode abrir um laboratório de análises clínicas.

No entanto, é importante destacar que se tratando de um estabelecimento de saúde, é necessário que exista um profissional devidamente legalizado e registrado para atuar como responsável técnico pelo estabelecimento.

Dentre os profissionais que podem atuar como responsáveis técnicos em laboratórios de análises clínicas, podemos destacar:

  • Médicos patologistas;
  • Biomédicos;
  • Bioquímicos;
  • Farmacêuticos Bioquímicos.

Vale destacar que para que o estabelecimento receba o aval da Vigilância Sanitária para funcionar, o responsável técnico precisa estar em dia com as suas obrigações perante o conselho de classe que representa a sua profissão.

Contabilidade Online

Como montar um laboratório de análises clínicas?

A princípio, montar um laboratório de análises clínicas pode parecer um enorme desafio, no entanto seguindo um passo a passo completo e bem estruturado, tudo pode ficar mais fácil.

Sabendo disso, decidimos montar um passo a passo com todos os detalhes e informações que você precisa para tirar os seus planos do papel e montar o seu laboratório.

1.Elabore um plano de negócios

O primeiro passo para montar um laboratório de análises clínicas ou qualquer outro tipo de negócio, é a elaboração de um plano de negócios.

Com um plano de negócios detalhado, o empreendedor minimiza seus riscos e sabe exatamente como agir diante de cada etapa da construção e expansão dos seus negócios.

Para um bom plano de negócios, você precisará reunir as seguintes informações:

  • Nome da empresa;
  • Missão, visão e valores;
  • Descrição dos serviços que serão oferecidos;
  • Estudo de mercado, incluindo público-alvo, concorrentes e fornecedores;
  • Planejamento operacional, financeiro e de marketing;
  • Dentre outros itens importantes para estruturar e organizar o seu negócio.

2.Escolha a localização ideal para o seu laboratório

Após montar o plano de negócios, você deverá escolher a localização ideal para montar o seu laboratório de análises clínicas.

O imóvel escolhido pode ser próprio ou alugado, mas como regra geral e estratégia de negócios, deve ser instalado preferencialmente próximo a clínicas e hospitais.

A proximidade entre os laboratórios e outros estabelecimentos de saúde, certamente irá impulsionar o número de interessados em realizar exames no seu estabelecimento.

Também é preciso considerar fatores como facilidade de estacionamento e o tamanho do espaço físico oferecido pelo imóvel. O seu laboratório deverá contar com espaço para atendimento dos clientes, coleta dos materiais e análise clínica dos materiais coletados.

Nesta etapa, vale a pena consultar a prefeitura para verificar se este tipo de estabelecimento pode ser aberto no endereço escolhido. Além disso, é preciso observar se o imóvel pode cumprir as diretrizes da RDC Nº50/2002.

3.Contrate um serviço de contabilidade

Após elaborar o plano de negócios e escolher o local ideal para montar seu laboratório de análises clínicas, o próximo passo é a contratação de um serviço de contabilidade.

Caberá a contabilidade, esclarecer dúvidas relacionadas a legalização do empreendimento e cuidar da emissão de todos os documentos necessários para que a empresa receba autorização para entrar em funcionamento.

Também ficará sobre a responsabilidade do contador, o cálculo de impostos e a entrega periódica de todas as declarações e obrigações acessórias exigidas pelo fisco.

4.Separe os documentos necessários

Quando o assunto é como montar um laboratório de análises clínicas, o empreendedor precisa separar alguns documentos obrigatórios, incluindo:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
  • Registro do responsável técnico no Conselho de Classe;
  • Requerimento de Empresário ou Contrato Social.

Nesta etapa, é comum que algumas dúvidas apareçam, mas não se preocupe, nosso time de especialistas estará à disposição para auxiliar no que for preciso.

5.Liberação dos documentos e licenças do laboratório

Na sequência, a contabilidade cuidará dos registros, documentos e licenças do laboratório de análises clínicas, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação da Licença de Vigilância Sanitária;
  • Liberação da Licença do Corpo de Bombeiros;
  • Registro do estabelecimento no CNES.

Vale destacar que o laboratório só poderá entrar em funcionamento após a liberação de todos os documentos necessários e exigidos pelos órgãos de fiscalização.

Abrir Empresa

Quanto custa para montar um laboratório de análises clínicas?

De acordo com estimativas do SEBRAE, os custos para montar um laboratório de análises clínicas de porte médio, gira em torno de R$ 180 mil.

A estimativa de custos em questão, inclui a aquisição de mobília, equipamentos para análise dos materiais coletados, utensílios para realização dos procedimentos, reformas, legalização e capital de giro.

Para facilitar e ajudar o empreendedor a economizar, a Já Calculei Contabilidade Online oferece abertura gratuita do laboratório para assinantes de um dos nossos planos anuais.

Deseja saber mais, garantir economia e abrir o seu laboratório de análises clínicas sem qualquer complicação?

Clique aqui, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.