Quando fecha a folha de pagamento de uma empresa?

Por: | Data: março 1, 2021

De acordo com a legislação em vigor, a folha de pagamento das empresas deve fechar até o 5º dia útil do mês seguinte ao trabalhado, tendo em vista, que esse é o prazo máximo para pagar aos funcionários.

 

No entanto, por força de convenção coletiva ou decisão própria, algumas empresas pagam aos seus funcionários antes da data limite, como por exemplo, no primeiro dia útil do mês.

 

Além disso, vale destacar que por mais que a folha possa ser fechada até o 5º dia útil, é recomendado que a mesma seja fechada com alguns dias de antecedência, para que as empresas consigam programar em tempo, a liberação dos pagamentos junto aos bancos.

Como calcular a folha de pagamento de uma empresa?

O cálculo da folha de pagamento envolve a consideração de diversos fatores e elementos.

 

Confira os principais elementos que podem compor o cálculo da folha de pagamento:

 

Salário Base: Esse é o salário contratual do empregado, o valor acordado no momento da contratação.

 

Horas Extras: Se o empregado trabalhou além da jornada normal, essas horas extras são remuneradas com um acréscimo definido pela legislação ou convenção coletiva. No Brasil, a hora extra é de, no mínimo, 50% a mais que a hora normal.

 

Adicional Noturno: Trabalhadores que exercem suas funções entre 22h e 5h têm direito a um adicional noturno. No Brasil, esse adicional é de 20% sobre o valor da hora diurna.

 

Comissões e Bonificações: Algumas categorias ou cargos recebem comissões por vendas ou bonificações por metas atingidas.

 

Benefícios: Como vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação. Algumas empresas descontam uma pequena porcentagem do valor destes benefícios do salário do trabalhador.

 

Descontos Legais: Incluem:

 

  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): Desconto previdenciário que varia de acordo com a faixa salarial.

 

  • IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte): Dedução do imposto de renda, que é calculada de acordo com as tabelas progressivas mensais determinadas pela Receita Federal.

 

  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço): Não é descontado do salário do empregado, mas a empresa deve depositar o equivalente a 8% do salário do empregado em uma conta específica.

 

Descontos Diversos: Como adiantamentos, plano de saúde (caso a empresa desconte uma parte do valor), contribuições sindicais (quando aplicável) e outros descontos que possam existir de acordo com o contrato de trabalho ou convenções coletivas.

 

Outros Adicionais: Dependendo da natureza do trabalho, os empregados podem ter direito a outros adicionais, como insalubridade ou periculosidade.

 

O cálculo da folha de pagamento requer atenção e precisa ser feito corretamente para garantir que todos os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que a empresa esteja em conformidade com a legislação trabalhista.

 

Diante disso, é muito importante que as empresas contem com uma contabilidade de confiança, e que possua a expertise necessária para realizar todos esses cálculos.

Qual a diferença entre folha de pagamento e holerite?

 

  • Folha de Pagamento: É o documento que lista todos os empregados de uma empresa e detalha a remuneração que cada um deve receber em um determinado período.

 

  • Holerite: Também conhecido como contracheque, o holerite é o comprovante individual de pagamento fornecido ao empregado.

 

Agora que você já sabe quando fecha a folha de pagamento de uma empresa e esclareceu outras dúvidas importantes, conte com a Já Calculei Contabilidade para calcular a folha de pagamento da sua empresa.