Qual o valor máximo para retirada de Pró-labore?

Por: | Data: março 1, 2021

Não existe valor máximo para retirada de pró-labore, ou seja, as empresas possuem total liberdade para definir esse limite. No entanto, existe valor mínimo, já que de acordo com a legislação em vigor, o pró-labore não pode ser inferior a 1 salário mínimo.

O que é pró-labore?

O pró-labore é uma remuneração paga aos sócios de uma empresa em contrapartida aos serviços prestados por eles na gestão e administração do negócio. Esse termo vem do latim e significa “pelo trabalho” ou “pela obra”.

 

Confira algumas características e considerações sobre o pró-labore:

 

Natureza da Remuneração: Diferentemente dos salários pagos aos empregados, o pró-labore é destinado aos sócios que exercem funções administrativas ou gerenciais na empresa.

 

Obrigatoriedade e Valor: O valor do pró-labore não pode ser inferior a um salário mínimo. No entanto, por outro lado, não há valor máximo pré-determinado. O valor é definido pelos próprios sócios, podendo constar no contrato social ou acordo de sócios.

 

Tributação: No Brasil, sobre o pró-labore incide a contribuição previdenciária (INSS). O sócio contribui com 11% e a empresa com 20% sobre o valor do pró-labore.

 

Além disso, pode haver retenção do Imposto de Renda na Fonte (IRRF) se o valor do pró-labore ultrapassar o limite de isenção estabelecido pela tabela progressiva do IR.

 

Distinção de Distribuição de Lucros: Enquanto o pró-labore é uma remuneração pelo trabalho e está sujeito a tributação, a distribuição de lucros é a parcela do lucro que é repassada aos sócios, sendo essa, isenta de impostos.

 

Ao estabelecer o pró-labore, é importante que a empresa tenha clareza sobre os valores e os encargos associados, a fim de garantir a conformidade legal e a saúde financeira do negócio.

Como definir o valor do pró-labore dos sócios?

A definição do valor do pró-labore pode ser baseada em alguns critérios e considerações:

 

Contrato Social: O valor ou a forma de calcular o pró-labore pode ser definido no contrato social da empresa ou em um acordo entre os sócios. Se essa definição já existir, ela deve ser seguida.

 

Mercado: É possível definir o pró-labore com base em pesquisas de salários para cargos similares no mercado. Dessa forma, o sócio recebe um valor compatível com o que um profissional de mercado receberia por um cargo similar.

 

Capacidade Financeira da Empresa: A saúde financeira da empresa é um fator muito importante. O valor do pró-labore não deve comprometer a liquidez nem a capacidade de investimento da empresa.

 

Carga de Trabalho e Responsabilidades: Se a empresa tem mais de um sócio e cada um tem responsabilidades diferentes, podem ser definidos pró-labores diferentes para cada um, conforme sua carga de trabalho e responsabilidades.

O sócio pode receber apenas distribuição de lucro?

Se o sócio não trabalha na gestão e administração da empresa, ele não precisa receber pró-labore. Por outro lado, se o sócio atua ativamente na gestão da empresa, ele deve obrigatoriamente receber um pró-labore.

 

Para saber mais sobre retirada de pró-labore, conte com o time de especialistas da Já Calculei Contabilidade. Entre em contato conosco!