Qual é o custo mensal de uma ME?

Por: | Data: março 1, 2021

O custo mensal de uma ME pode variar de acordo com fatores como tipo de atividade, localização e decisões gerenciais.

 

Diante disso, para garantir uma gestão financeira saudável para os negócios, é muito importante que o empreendedor conheça, gerencie e controle todos os custos de forma adequada.

 

Para ajudar você, vamos listar e detalhar quais são os principais custos mensais típicos de uma ME. Vale a pena conferir!

Quais os custos mensais de uma ME

Muitos empresários estão preocupados apenas com os custos relacionados ao pagamento de impostos, quando na prática, é importante levar outros itens em consideração.

 

1.Aluguel do estabelecimento: Se você não possui um imóvel próprio para sua empresa, será necessário alugar um espaço. Os custos podem variar consideravelmente de acordo com a região, tamanho do imóvel e sua localização.

 

2.Contas de consumo: Independente da natureza do negócio, contas como água, luz, telefone e internet são despesas recorrentes, que precisam entrar nos cálculos.

 

3.Salários e benefícios: A remuneração de funcionários, encargos sociais, benefícios como vale-transporte, vale-refeição, e eventuais gratificações e bônus também são parte dos custos mensais.

 

4.Impostos e taxas: O valor dos impostos e taxas devidos por uma empresa podem variar em função do volume de faturamento do negócio, regime tributário adotado e atividades desenvolvidas.

 

5.Materiais e insumos: Seja para venda direta ou para a prestação de um serviço, a compra de materiais e insumos é um custo recorrente para a maioria das empresas.

 

6.Marketing e publicidade: Investir em marketing, seja online ou offline, é essencial para atrair e reter clientes. Dependendo da estratégia adotada, os custos podem variar.

 

7.Manutenção e reparos: Independente do segmento, eventualmente, haverá necessidade de manutenções, seja de equipamentos, mobiliário ou do próprio estabelecimento.

 

8.Despesas financeiras: Empréstimos, financiamentos e eventuais juros de contas em atraso também podem entrar na lista de custos mensais.

 

9.Seguros: Muitas empresas optam por fazer seguros, seja do estabelecimento, de equipamentos ou até mesmo seguros de vida para os funcionários.

 

10.Treinamentos e capacitações: Para manter a equipe atualizada e qualificada, custos com investimentos em cursos e treinamentos podem ser necessários.

 

Em meio a tantos itens, não é possível definir de forma genérica o custo mensal de uma ME.

 

Na prática, como cada negócio é único, é necessário montar um planejamento financeiro e controlar as finanças para conhecer esse número.

Como reduzir o custo mensal de um ME?

Existem diversas formas de reduzir o custo mensal de uma ME, dentre os quais, podemos destacar:

 

  • Analisar as despesas da empresa para identificar custos que podem ser reduzidos ou eliminados;

 

  • Contratar uma contabilidade online, com honorários diferenciados como a Já Calculei;

 

  • Realizar um planejamento tributário para pagar o menor volume de impostos possível;

 

  • Negociar com fornecedores e realizar cotações para encontrar produtos e serviços com preços menores.

 

Ao gerenciar de forma eficiente o custo mensal de uma ME, o empresário consegue aumentar a lucratividade do negócio e crescer de forma sustentável.

 

Revise as contas da sua empresa e encontre formas inteligentes de reduzir custos.