Por: Jå Calculei | Data: março 1, 2021
O custo mensal de uma ME pode variar de acordo com fatores como tipo de atividade, localização e decisÔes gerenciais.
Diante disso, para garantir uma gestão financeira saudåvel para os negócios, é muito importante que o empreendedor conheça, gerencie e controle todos os custos de forma adequada.
Para ajudar vocĂȘ, vamos listar e detalhar quais sĂŁo os principais custos mensais tĂpicos de uma ME. Vale a pena conferir!
Muitos empresårios estão preocupados apenas com os custos relacionados ao pagamento de impostos, quando na pråtica, é importante levar outros itens em consideração.
1.Aluguel do estabelecimento: Se vocĂȘ nĂŁo possui um imĂłvel prĂłprio para sua empresa, serĂĄ necessĂĄrio alugar um espaço. Os custos podem variar consideravelmente de acordo com a regiĂŁo, tamanho do imĂłvel e sua localização.
2.Contas de consumo: Independente da natureza do negĂłcio, contas como ĂĄgua, luz, telefone e internet sĂŁo despesas recorrentes, que precisam entrar nos cĂĄlculos.
3.SalĂĄrios e benefĂcios: A remuneração de funcionĂĄrios, encargos sociais, benefĂcios como vale-transporte, vale-refeição, e eventuais gratificaçÔes e bĂŽnus tambĂ©m sĂŁo parte dos custos mensais.
4.Impostos e taxas: O valor dos impostos e taxas devidos por uma empresa podem variar em função do volume de faturamento do negócio, regime tributårio adotado e atividades desenvolvidas.
5.Materiais e insumos: Seja para venda direta ou para a prestação de um serviço, a compra de materiais e insumos é um custo recorrente para a maioria das empresas.
6.Marketing e publicidade: Investir em marketing, seja online ou offline, é essencial para atrair e reter clientes. Dependendo da estratégia adotada, os custos podem variar.
7.Manutenção e reparos: Independente do segmento, eventualmente, haverå necessidade de manutençÔes, seja de equipamentos, mobiliårio ou do próprio estabelecimento.
8.Despesas financeiras: Empréstimos, financiamentos e eventuais juros de contas em atraso também podem entrar na lista de custos mensais.
9.Seguros: Muitas empresas optam por fazer seguros, seja do estabelecimento, de equipamentos ou até mesmo seguros de vida para os funcionårios.
10.Treinamentos e capacitaçÔes: Para manter a equipe atualizada e qualificada, custos com investimentos em cursos e treinamentos podem ser necessårios.
Em meio a tantos itens, nĂŁo Ă© possĂvel definir de forma genĂ©rica o custo mensal de uma ME.
Na prĂĄtica, como cada negĂłcio Ă© Ășnico, Ă© necessĂĄrio montar um planejamento financeiro e controlar as finanças para conhecer esse nĂșmero.
Existem diversas formas de reduzir o custo mensal de uma ME, dentre os quais, podemos destacar:
Ao gerenciar de forma eficiente o custo mensal de uma ME, o empresĂĄrio consegue aumentar a lucratividade do negĂłcio e crescer de forma sustentĂĄvel.
Revise as contas da sua empresa e encontre formas inteligentes de reduzir custos.