Quais empresas devem fazer balanço patrimonial?

Por: | Data: março 1, 2021

O balanço patrimonial é uma das ferramentas mais importantes para o entendimento da saúde financeira de uma empresa, pois fornece uma representação clara de seus ativos, passivos e patrimônio líquido em determinado momento.

 

Diante disso, você sabe quais são as empresas que devem fazer balanço patrimonial? Na sequência, vamos responder essa importante dúvida.

O que é balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um dos principais relatórios financeiros de uma organização, pois oferece uma visão instantânea da posição financeira e contábil da empresa.

 

Esse relatório é estruturado de forma a detalhar os ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações) da empresa, bem como o patrimônio líquido, que é a diferença entre os ativos e passivos.

 

O balanço patrimonial é dividido em:

 

Ativo: Representa todos os bens e direitos da empresa. O ativo é subdividido em:

 

  • Ativo Circulante: Bens e direitos que se esperam ser convertidos em dinheiro ou consumidos no ciclo operacional normal da empresa (geralmente dentro de um ano). Exemplos incluem caixa, contas a receber, estoques, etc.

 

  • Ativo Não Circulante: Bens e direitos que não se esperam ser convertidos em dinheiro ou consumidos em curto prazo. Eles são mais permanentes e incluem, por exemplo, imóveis, equipamentos, investimentos de longo prazo e intangíveis (como patentes e marcas registradas).

 

Passivo: Representa as obrigações da empresa, ou seja, o que ela deve a terceiros. O passivo é subdividido em:

 

  • Passivo Circulante: Obrigações que se esperam liquidar no ciclo operacional normal da empresa (geralmente dentro de um ano). Isso inclui contas a pagar, salários a pagar, impostos a pagar, etc.

 

  • Passivo Não Circulante: Obrigações que não serão liquidadas no curto prazo, como empréstimos de longo prazo, provisões para contingências, etc.

 

Patrimônio Líquido: Representa a diferença entre o total de ativos e o total de passivos. É a parte dos ativos que pertence aos proprietários ou acionistas da empresa.

 

O patrimônio líquido é formado por itens como capital social, reservas de capital, lucros acumulados, entre outros.

 

Esse relatório é fundamental para analisar a saúde financeira de uma empresa, e, portanto, é uma das principais ferramentas utilizadas por investidores, credores e outros interessados em avaliar a situação financeira de uma empresa.

Quais empresas devem fazer balanço patrimonial?

A elaboração do balanço patrimonial é importante para todas as empresas, seja para fins de cumprimento das obrigações com o fisco ou para controle interno.

 

No entanto, sob o ponto de vista legal, a legislação em vigor dispensa micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional de apresentar o balanço patrimonial anual, desde que elas mantenham:

 

  • O pagamento dos seus tributos em dia;
  • Apresentem as demais declarações e obrigações acessórias.

 

Para as demais empresas, não existem exceções, ou seja, é preciso elaborar e apresentar anualmente o balanço patrimonial com a discriminação dos ativos, passivos e do resultado líquido dos negócios.

 

Por fim, vale destacar, que para participar de licitações públicas, até mesmo as empresas do Simples Nacional, devem fazer balanço patrimonial.

 

Para saber mais e solicitar o balanço patrimonial da sua empresa, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.

 

A Já Calculei atende negócios de todas as partes do país e pode elaborar o balanço contábil do seu negócio.