Sociedade Unipessoal de Advocacia

Por: | Data: agosto 19, 2021

Sociedade Unipessoal de Advocacia

A Sociedade Unipessoal de Advocacia surgiu como uma novidade bastante positiva para os advogados autônomos e é ideal para os profissionais que atuam como pessoa física, além de fazer parte das inovações da Advocacia 4.0.

Está pensando em criar um Escritório de Advocacia sozinho e não sabe exatamente como ou por onde começar? Conheça os 5 benefícios da Sociedade Unipessoal de Advocacia e entenda a importância de contar com uma Contabilidade Online para aderir a essa modalidade.

Sociedade Unipessoal de Advocacia: o que é?

A partir da Lei 13.247/16, criou-se a Sociedade Unipessoal de Advocacia que possibilita aos advogados autônomos, atuantes como pessoa física, que criem uma sociedade de uma pessoa só, ou seja, somente formada por um profissional como sócio.

O advogado responsável pela sociedade unipessoal precisa ter registro na OAB, sendo uma das exigências para ter acesso a essa nova modalidade de empresa.

Também é importante saber que esse profissional não poderá possuir mais de uma sociedade unipessoal que fazem parte da mesma área do Conselho seccional.

Com base nisso, o nome da empresa ou sociedade unipessoal fica sendo o nome do profissional completo ou parcial finalizando com “Sociedade Individual de Advocacia”, conforme consta no Estatuto da Advocacia, em seu artigo 16.

Uma das vantagens desse tipo de sociedade é que, contando com o auxílio de uma Contabilidade Online, o profissional conseguirá enxugar os tributos e impostos que eram pagos como pessoa física, aumentando a sua lucratividade.

Leia também: Como se tornar pessoa jurídica de um jeito rápido e fácil

5 Benefícios da Sociedade Unipessoal

Acredito que já consiga vislumbrar o quão benéfica pode ser esse tipo de sociedade para a sua carreira, não é? No entanto, vamos apresentar aqui 5 benefícios que a sociedade unipessoal de advocacia traz para você. Veja!

1. Tributação Econômica

Optar por uma Sociedade Unipessoal de Advocacia sugere, basicamente, menores tributos, contando com uma contabilidade especializada e otimizada, como uma contabilidade online, por exemplo.

Ao ter o CNPJ de uma Sociedade Unipessoal, a taxa de tributação passa a ser variável. Isso significa que vai depender da média do faturamento ou projeção anual do seu negócio.

Essa modalidade tributária instituída pelo Simples Nacional ocasiona uma economia de até 75% em tributos, comparando aos impostos pagos por um autônomo, atuante como Pessoa Física.

Consultar a tabela de alíquotas do Simples Nacional pode ser difícil sem contar com um auxílio de uma Contabilidade, por isso esse investimento torna-se essencial atrelado à Sociedade Unipessoal.

Imagine que você pode contar com um simulador online de impostos para calcular com facilidade os valores tributários a serem pagos por sua empresa? Essa é uma das vantagens da Contabilidade Online.

2. Valorização dos profissionais autônomos de advocacia

Outro benefício que a Sociedade Unipessoal oferece ao advogado é que o seu trabalho se torna mais profissionalizado e formal, chamando atenção dos clientes e colocando-o numa melhor posição no mercado.

Ademais, você tem acesso a novas oportunidades de mercado como participar de licitações públicas, por exemplo, visto que nessa modalidade você atua na mesma formalidade que um escritório de advocacia de pequeno ou grande porte.

3. Condições diferenciadas para o acesso a linhas de crédito

Ao comparar as taxas de juros e formas de pagamento de um empréstimo para Pessoa Física e Pessoa Jurídica, nota-se a diferença considerável entre elas.

Por isso, ter um CNPJ de uma Sociedade Unilateral agrega vantagens ao profissional que necessita contar com linhas de crédito, já que as condições para Pessoa Jurídica tendem a ser menos onerosas.

4. Liberdade para executar suas atividades

Talvez você fique pensando: o que muda na minha forma de trabalho, possuindo uma Sociedade Unipessoal? Na verdade, a autonomia e liberdade para realizar as suas atividades permanecem as mesmas!

Criar uma Sociedade Unipessoal de Advocacia sugere muito mais vantagens para o profissional que deseja organizar melhor o seu trabalho, lidando com os tributos e encargos da sua profissão de maneira mais facilitada.

O que significa que, na prática, você continua livre para executar suas tarefas, porém contando com todos os benefícios de ser Pessoa Jurídica.

5. Burocracia e prestação de contas facilitadas

Ter uma Sociedade Unipessoal de Advocacia significa que você pagará 5 impostos numa mesma Guia, sendo eles PIS, COFINS, ISS, CSLL e IRPJ.

Dessa forma, a burocracia dos processos e prestação de contas se torna mais facilitadas para você, principalmente contando com um serviço de Contabilidade Online especializada que te ajudará aproveitar da melhor maneira todos esses benefícios.

Abrir Empresa

 

Como aderir a uma Sociedade Unipessoal  de Advocacia  contando com uma Contabilidade Online?

Por fim, vale responder a esse questionamento para que você faça a melhor decisão no momento de criar a sua Sociedade Unipessoal.

Afinal de contas, assim como já mencionado, abrir esse tipo de sociedade exige contar com uma Contabilidade especializada para que você dê os passos certos em sua carreira.

Nesse assunto, nós podemos realmente ajudá-lo!

Entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas e conheça a nossa Contabilidade Online!

Tags: