Razão Social MEI: O que é? Como alterar?

Por: | Data: novembro 4, 2021

Razão Social MEI- O que é? Como alterar?

O que é Razão Social MEI? Como alterar a Razão Social MEI? Essas são dúvidas muito comuns entre os Microempreendedores Individuais e podem também ser a sua.

Sabendo disso, preparamos um conteúdo completo para tirar definitivamente todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vale a pena conferir!

O que é Razão Social MEI?

Chamamos de Razão Social o nome empresarial atribuído a uma empresa, que no caso do MEI, é formado pelo NOME + CPF do seu proprietário, ou seja, com base na seguinte estrutura:

João da Silva 123.123.123-12

Por sinal, muitos empreendedores se incomodam com uma Razão Social que leva o seu nome e CPF, e em função disso, pensam em solicitar a alteração da Razão Social MEI, mas afinal, será que é possível?

De acordo com a legislação em vigor, o MEI não pode alterar a sua Razão Social, mas pode alterar o nome fantasia da sua empresa.

O que é Nome Fantasia MEI?

Toda e qualquer empresa instalada no Brasil, tem basicamente dois nomes: o empresarial e o fantasia.

Sendo assim, enquanto o nome empresarial é utilizado para fins de registro da empresa, o nome fantasia é utilizado para fins comerciais, ou seja, para divulgação e propagandas relacionadas ao negócio.

Não sendo o nome de registro da empresa, o nome fantasia acaba sendo mais flexível, o que permite a sua alteração por parte do MEI.

Para que fique mais claro, veja um exemplo:

  • Razão Social MEI: João da Silva 123.123.123-12;
  • Nome Fantasia MEI: JS Papelaria.

Como podemos observar, a Razão Social MEI é formada obrigatoriamente pelo NOME + CPF do microempreendedor, enquanto que o nome fantasia é de sua livre escolha.

Assim sendo, o Governo permite que o MEI altere o seu Nome Fantasia, bastando para isso, atualizar a informação no Portal do Empreendedor.

Agora, se você definitivamente precisa mudar a sua Razão Social MEI, resta uma alternativa: migrar de MEI para ME.

Contabilidade Online

Como migrar MEI para ME

Migrar de MEI para ME é a melhor solução para quem deseja alterar a Razão Social MEI.

A Microempresa – ME é um porte empresarial acima do MEI e que oferece uma série de benefícios interessantes para o empreendedor, dentre eles a possibilidade de alterar sua Razão Social. 

Diferentemente do MEI, o ME tem maior liberdade para definir a Razão Social da sua empresa, e, portanto, não precisa utilizar o seu nome e CPF para esta finalidade.

Além disso, as microempresas contam com outros benefícios não extensíveis ao MEI, como por exemplo:

  • Limite de faturamento maior R$ 360 mil ao ano;
  • Permissão para contratar mais de 1 funcionário;
  • Permissão para desenvolver atividades proibidas para o MEI;
  • Permissão para incluir sócios no negócio.

Além disso, ao migrar de MEI para ME, o empreendedor continua pagando seus impostos em guia única.

A diferença, neste caso, fica por conta do valor dos impostos que passam a ser calculados com base no faturamento da empresa, e, portanto, não são fixos como no MEI.

Você já sabe que não pode alterar a Razão Social MEI, a menos que mude para ME. Sendo assim, é hora de conferir o passo a passo para migrar de MEI para ME.

Passo a Passo: Como migrar de MEI para ME

Migrar de MEI para ME com o apoio e assessoria da Já Calculei é muito simples, e você pode fazer tudo aí mesmo pela tela do seu computador, veja como funciona:

1.Acesse a nova página de migração MEI para ME, clicando aqui;

2.Clique no botão “Migrar MEI para ME”;

3.Responda às perguntas do nosso chatbot;

4.Escolha uma assinatura mensal;

5.Envie os documentos necessários;

6.Aguarde enquanto concluímos a alteração da sua empresa de MEI para ME.

Com a alteração de MEI para ME você poderá alterar a Razão Social da sua empresa e ainda contará com diversos benefícios.

Quanto uma ME paga de imposto?

Você já sabe que pode alterar a Razão Social MEI, migrando para ME, mas afinal, quanto uma ME paga de imposto?

Migrando para ME, a sua empresa passa a ser tributada com base no Simples Nacional, regime tributário no qual os tributos são apurados com base no faturamento.

No Simples Nacional, o valor do Imposto da ME varia com base no seu tipo de atividade e faturamento.

A alíquota inicial é de 4% sobre o faturamento para atividades de comércio no Anexo I e 6% sobre o faturamento para atividades de serviço no Anexo III.

Quando migrar de MEI para ME?

Você conhece todas as hipóteses para migrar de MEI para ME? Confira:

  • Para alterar a Razão Social da empresa: O MEI pode migrar para ME, a qualquer momento, para alterar a razão social da sua empresa.
  • Por excesso de faturamento: De acordo com a legislação em vigor, o MEI não pode faturar mais de R$ 81 mil ao ano, pois caso contrário precisa mudar para ME.
  • Contratação de funcionários: Você também precisará migrar de MEI para ME, caso precise contratar mais de 1 funcionário.
  • Abertura de filiais: Caso pretenda abrir uma filial, você também precisará migrar de MEI para ME.
  • Inclusão de sócios: Você também precisará migrar de MEI para ME, caso deseje incluir sócios no negócio.
  • Participação em outra empresa: Por fim, para ser sócio ou proprietário de outra empresa, também será preciso deixar o MEI.

Agora que você já sabe que existe uma saída para alterar a Razão Social MEI, é hora de colocar essa alteração em prática.

Conte com o apoio e assessoria do time de contadores especialistas da Já Calculei, temos planos especiais e sob medida para o seu negócio!

Estamos presentes em todo o país, levando a empresas de mais de 1.000 municípios nossos serviços em contabilidade e a próxima pode ser a sua.

Na Já Calculei não tem burocracia e migrar de MEI para ME é grátis! Ficou com alguma dúvida? Deseja saber mais? Clique aqui e entre em contato conosco!

Nosso time de contadores está disponível para auxiliar você!