Posso ter dois CNPJ?

Por: | Data: outubro 12, 2021

Posso ter dois CNPJ

Posso ter dois CNPJ? Essa é uma dúvida bastante comum entre aqueles que já possuem uma empresa e pensam em abrir um novo negócio.

Recebemos muitas dúvidas relacionadas ao assunto, incluindo:

  • Posso ter dois CNPJ no mesmo endereço?
  • Quantos CNPJ uma pessoa pode ter?
  • Posso ter dois CNPJ MEI?
  • Posso ter dois CNPJ Simples Nacional?

Entendendo que o assunto costuma gerar uma série de dúvidas nos contribuintes, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto.

Você está pensando em abrir um novo CNPJ, mas não sabe se é possível? Continue conosco, descubra e tire suas dúvidas!

O que é CNPJ?

CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, toda e qualquer empresa aberta no Brasil precisa obrigatoriamente deste documento.

Composto por 14 dígitos numéricos, o CNPJ é emitido pela Receita Federal e utilizado pelo Governo para identificação das empresas.

O CNPJ é único por empresa, logo, não é possível que uma mesma empresa possua mais de um CNPJ.

Até aqui tudo bem, já sabemos que uma mesma empresa não pode ter dois CNPJs, mas e quanto ao proprietário, pode ter dois ou mais CNPJs?

Como regra geral, é possível ter dois CNPJ, no entanto, são várias hipóteses diferentes, vamos avaliar cada uma delas, na sequência deste conteúdo.

Posso ter dois CNPJ Simples Nacional?

Posso ter dois CNPJ Simples Nacional? Essa é uma dúvida muito frequente entre aqueles que já possuem uma empresa no Simples e desejam abrir outra no mesmo regime.

Para responder essa pergunta, é preciso observar o faturamento das empresas, pois de acordo com a Receita Federal, um mesmo proprietário pode ter duas ou mais empresas no Simples, desde que juntas elas não faturem mais de R$ 4,8 milhões ao ano.

Caso o faturamento total das empresas ultrapassem esse valor, é preciso escolher outro regime tributário, como por exemplo, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Posso ter dois CNPJ MEI?

Posso ter dois CNPJ MEI? Essa também é uma dúvida muito comum entre os empreendedores, sendo importante esclarecer que não é possível ter dois CNPJ MEI ativos, independente do faturamento de cada empresa.

No entanto, caso necessário, o contribuinte pode encerrar as atividades de um MEI e abrir outro, quando necessário.

Também é importante destacar que não é possível ter um CNPJ MEI e qualquer outro tipo de CNPJ ao mesmo tempo.

Posso ter dois CNPJ no mesmo endereço?

Você já tem um CNPJ e agora está pensando em abrir outra empresa, mas está na dúvida, afinal, posso ter dois CNPJ no mesmo endereço?

A princípio pode parecer não ter muito sentido, dois CNPJs no mesmo endereço, no entanto, quando falamos de escritórios compartilhados e empresas virtuais, isso é perfeitamente possível.

Até o momento, não há qualquer impeditivo na legislação em vigor relacionado à abertura de duas ou mais empresas no mesmo endereço.

Posso ter duas empresas individuais?

De acordo com a legislação em vigor, quem possui uma Empresa Individual – EI, não pode abrir outra empresa na mesma categoria.

No entanto, nada impede que o proprietário de um Empresa Individual participe como sócio em outras empresas ou abra uma Sociedade Limitada Unipessoal.

Posso ter dois CNPJ como Sociedade Limitada Unipessoal?

Você pode abrir dois ou mais CNPJs como Sociedade Limitada Unipessoal, não há qualquer impedimento legal quanto a essa questão.

Por sinal, essa é justamente uma das principais vantagens oferecidas pela Sociedade Limitada Unipessoal.

Quantos CNPJ uma pessoa pode ter?

Já tenho um CNPJ, mas preciso abrir outra empresa, posso ter dois CNPJ? De acordo com a legislação em vigor no Brasil sim.

Salvo algumas exceções como o MEI e a EI – Empresa Individual, não há qualquer limitação quanto ao número máximo de CNPJs que uma pessoa pode ter.

Um mesmo empresário pode ter mais de uma Sociedade Limitada Unipessoal ou ser sócio de dezenas ou centenas de Sociedades Limitadas.

Temos no Brasil, vários casos de empresários e empreendedores que são proprietários ou participam com sócios em mais de uma empresa.

Sócio de empresa LTDA pode abrir empresa individual?

Sou sócio de uma empresa LTDA, posso abrir uma empresa individual e ter dois CNPJ?

Sim. Não há impedimento em ser sócio de uma ou mais empresas LTDA e abrir uma empresa individual.

No entanto, não é possível abrir mais de uma empresa individual para o mesmo CPF.
Abrir Empresa Grátis

Quais os tipos de empresa existentes no Brasil?

Temos diversos tipos de empresas no Brasil, dentre elas:

  • MEI – Microempreendedor Individual;
  • EI – Empresa Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Anônima;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Simples Limitada.

Cada tipo de empresa possui suas características e limitações, sendo assim, é muito importante que você consulte um contador antes de abrir um novo CNPJ.

Ao longo deste conteúdo tratamos sobre o assunto “posso ter dois CNPJ”, sendo assim, você viu que é possível abrir dois ou mais CNPJs, salvo algumas exceções.

Portanto, não deixe de consultar uma contabilidade especializada, sempre que pensar em abrir um novo CNPJ.

Como abrir outro CNPJ?

Se você já possui uma empresa, mas deseja abrir outro CNPJ, a Já Calculei pode ajudar você.

Contamos com um time de contadores especializados na abertura e legalização de empresas, estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e abrir a sua empresa gratuitamente.

Sim. Na Já Calculei, a abertura de empresa é grátis, veja como funciona:

  • Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
  • Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
  • Efetue o pagamento da primeira mensalidade.

Pensando em abrir um novo CNPJ, mas antes precisa trocar a contabilidade da sua empresa atual? Conte com a nossa equipe, veja como funciona:

  • Inicie o seu cadastro pelo nosso chatbot, clicando aqui;
  • Escolha um dos nossos planos e efetue o pagamento da primeira mensalidade;
  • Por fim, a nossa equipe entrará em contato com a sua contabilidade anterior, solicitando os documentos necessários para migrar a sua empresa.

Também não cobramos taxas para a troca de contador.

Deseja saber mais sobre a abertura de dois CNPJs e abrir uma nova empresa? Clique aqui e entre em contato com o nosso time de contadores!