Posso abrir empresa com nome sujo? Descubra aqui

Por: | Data: novembro 8, 2021

abrir empresa com nome sujo

Hoje em dia, cada vez mais pessoas apostam no empreendedorismo como forma de renda. Seja para complementar o salário no final do mês ou para mudar de área.

Uma dúvida que ocorre com frequência é sobre abrir empresa com nome sujo. Algumas pessoas, mesmo com a situação ainda irregular junto ao governo, têm essa vontade.

Afinal de contas, será que é possível abrir empresa com nome sujo? Nome sujo é a mesma coisa que CPF irregular? Se você deseja saber mais sobre esse assunto, siga com a leitura do texto!

O que pode impedir alguém de abrir uma empresa?

Antes de mais nada, vamos tratar sobre os fatos que impedem a abertura de um CNPJ. Nos casos abaixo, por mais que a pessoa queira começar a empreender, não vai ser possível. Confira!

A primeira situação é quando o indivíduo não apresenta a declaração de Imposto de Renda (IR) nos cinco anos anteriores à abertura do CNPJ. Nesse caso, a abertura de uma empresa não vai ser possível. Ainda no tema, declarar o IR de forma não condizente com os rendimentos também obsta a abertura de um CNPJ com o nome sujo.

Além disso, devedores da Receita Federal, sejam pessoas físicas ou jurídicas, ficam proibidos de abrir empresa enquanto não regularizarem a sua situação.

abrir empresa com nome sujo

Posso abrir empresa com nome sujo?

Agora que você já sabe quais são os casos que podem ser empecilhos para a abertura de uma empresa, vamos falar sobre o assunto deste post. Afinal de contas, posso abrir empresa com nome sujo?

Em poucas palavras: sim, é possível abrir empresa com nome sujo. Entretanto, o fato de ter o nome sujo faz com que seja mais difícil a jornada do empreendedorismo para quem almeja tocar um negócio saudável e adequadamente.

Um exemplo é que as linhas de crédito em bancos, que são destinadas a pessoas jurídicas, podem ter acesso mais complicado a quem está com o nome sujo. Nesse aspecto, uma boa contabilidade pode ajudar você a separar a sua conta bancária pessoal do patrimônio empresarial.

Qual é a diferença entre nome sujo e CPF irregular?

É, da mesma forma, importante frisar que o CPF (Cadastro de Pessoa Física) irregular é uma história diferente. O CPF irregular, por sua vez, é empecilho para a abertura de uma empresa. Exatamente.

O nome sujo significa que o indivíduo deve a alguma empresa. No caso de CPF irregular, o problema já envolve aspectos legais. Vale lembrar que a questão do CPF irregular pode ser resolvida de forma gratuita no site da Receita Federal.

O sonho de muitos brasileiros é empreender. E, por conta disso, há a grande dúvida se é uma possibilidade abrir empresa com nome sujo. Apesar de não ser proibido, é importante se atentar que isso pode causar algumas limitações na atuação da empresa, especialmente junto a bancos e instituições financeiras.

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre se é ou não possível abrir empresa com nome sujo. Para que você amplie ainda mais os seus conhecimentos acerca do assunto abertura de empresa, baixe agora mesmo o nosso Infográfico “O manual definitivo para tirar todas suas dúvidas sobre a abertura de uma empresa”.