Podcasts de empreendedorismo: confira 5 opções para expandir seu negócio

Por: | Data: julho 19, 2022

Podcasts de empreendedorismo

Você acompanha algum podcast de empreendedorismo e faz uso dos seus conteúdos para potencializar os resultados e as estratégias do seu negócio?

Os podcasts se tornaram uma das formas mais populares de mídia digital para difusão de conteúdo, e em função disso, milhares de novos episódios são publicados em diretórios de podcasts todos os dias.

Aproveitando este novo formato de comunicação e difusão de ideias, surgiram muitos podcasts que podem ser de grande interesse dos empresários e empreendedores de plantão.

Neste conteúdo, vamos explicar como funcionam os podcasts e apresentar algumas sugestões interessantes em podcasts de empreendedorismo.

Se você encontrou o blog da Já Calculei, pois está em busca de novas ideias, informações de qualidade e aprendizado, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Abrir Empresa

O que é um podcast?

Um podcast é uma coleção ou série de arquivos de áudio digital que são disponibilizados para download ou audição pela Internet. Cada gravação de áudio individual é conhecida como um episódio de podcast.

Os podcasts geralmente são hospedados por um indivíduo ou indivíduos que lideram uma conversa, compartilham histórias ou relatar as notícias.

O criador de um podcast é conhecido como podcaster. Por sua vez, os podcasts são hospedados em aplicativos de streaming como Spotify, iTunes, Google Podcasts e Apple Podcasts.

Como funcionam os podcasts?

Os podcasts são um meio de comunicação convenientemente acessível para ouvintes e criadores.

Para podcasters (criadores): Podcasters interessados ​​em criar seu próprio podcast têm vários caminhos para publicar seu trabalho. Ao contrário das estações de rádio e redes de televisão, que muitas vezes estão sujeitas a regulamentações e aprovações, várias plataformas de podcasting permitem a auto publicação.

Para criar um novo podcast, você precisará de alguns equipamentos, como um microfone USB, filtro pop e fones de ouvido. Você também precisa de acesso ao software de gravação e edição de áudio para produzir seu próprio conteúdo de áudio.

Para ouvintes: Para ouvintes, um podcast funciona como um programa de rádio on-demand na Internet. Você pode ouvir episódios em um aplicativo de podcast ou assinar podcasts online.

Os assinantes de podcast são notificados sempre que um novo episódio está disponível. A maioria dos smartphones, incluindo iPhones e telefones Android, vem equipada com um media player, que permite assinar podcasts e transmitir ou baixar episódios de podcast.

4 tipos de podcasts

Se você está pensando em criar seu próprio podcast ou simplesmente procurando um novo programa para ouvir, existem alguns formatos populares de podcast a serem considerados.

  1. Ficção: podcasts de ficção são produções teatrais somente de áudio. Alguns podcasts fictícios podem contar uma única história serializada – como um programa de TV ou audiolivro – ou podem contar uma nova história a cada episódio.
  2. Entrevista: podcasts no estilo de entrevista geralmente têm um apresentador ou um par de apresentadores que conduzem uma entrevista com uma pessoa de interesse, semelhante a um talk show de TV.
  3. Contação de histórias de não-ficção: Um dos tipos mais populares de podcasts são os podcasts de narrativa que recontam histórias verdadeiras. Esses podcasts podem conter entrevistas com os envolvidos na história ou com um especialista com conhecimento da história. Podcasts de crimes reais se encaixam nessa categoria.
  4. Conversacional: Outro formato popular de podcast envolve um painel de apresentadores que se gravam tendo conversas interessantes e divertidas sobre um tópico específico. Isso pode incluir comédia, esportes, cultura pop, ciência, história e muito mais.

Podcasts de empreendedorismo: confira 5 opções que podem contribuir para os seus negócios

Neste tópico, separamos 5 opções em podcasts de empreendedorismo para você que é empresário e deseja otimizar seus negócios ou então que ainda não possui o próprio negócio, mas deseja conquistar conhecimento e empreender em breve.

Vale a pena reservar um tempo para conhecer os canais de podcasts que listamos abaixo e ouvir um pouco do conteúdo que eles entregam.

1.Café Empreendedor

O Café Empreendedor é um podcast com episódios semanais que debatem a respeito de temas relevantes e atuais sobre gestão de negócios e empreendedorismo.

Cada novo episódio conta com convidados e profissionais que são referência em determinado tema voltado para o mundo dos negócios.

2.Like a Boss

O Like a Boss é um podcast em formato de série com temporadas compostas por 6 episódios onde líderes e idealizadores de empresas e startups inovadoras são convidados para compartilhar um pouco das suas experiências e conhecimentos.

Este canal de podcast foi fundado por Paulo Silveira, CEO do Grupo Caelum Alura e Rodrigo Dantas, CEO da Vindi. Ambos investem no mercado de startups, dominam os temas debatidos e são referência no assunto.

3.Mentalidade Empreendedora

O podcast Mentalidade Empreendedora foi idealizado e fundado pelo empreendedor Pedro Quintanilha, com o objetivo de contribuir para o empreendedorismo e o crescimento dos negócios.

Segundo o seu idealizador, o Mentalidade Empreendedora já impactou mais de 100 mil pessoas através de conteúdos que fomentam negócios e o empreendedorismo.

4.De Cabeça

O De Cabeça é um podcast que aborda assuntos relacionados ao universo do marketing digital e do empreendedorismo. São diversos episódios e temporadas com temas relevantes para quem sonha com o próprio negócio e também para aqueles que desejam otimizar seus resultados.

Eric Menau e Bruno Moreira discutem temas de grande relevância com entrevistados e convidados.

5.Programa Avançar

O Programa Avançar é uma plataforma mantida pelo Banco Santander com conteúdos cujo foco principal é o apoio ao empreendedorismo.

Desde a sua criação, a plataforma já impactou mais de 50 mil negócios de todas as partes do país.

Os podcasts do Avançar estão distribuídos nas seguintes categorias:

  • Crédito;
  • E-commerce;
  • Empreendedorismo Feminino;
  • Revolução Digital;
  • Superamos Juntos;
  • Medidas Trabalhistas;
  • Open Finance.Contabilidade Online

Empreenda e conte com a Já Calculei

Se você está pensando em empreender e abrir o seu CNPJ ou então, já possui uma empresa, mas está em busca de uma contabilidade dinâmica ágil e que contribua para o crescimento dos seus negócios, venha para a Já Calculei!

Aqui você encontra uma plataforma de contabilidade moderna, serviços e soluções completas, além de abertura de empresa e troca de contabilidade gratuita.

Para saber mais sobre os nossos serviços e diferenciais, clique aqui e entre em contato conosco!