Planejamento Financeiro Empresarial — O Que É e Como Montar o Seu

Por: | Data: novembro 9, 2020

Planejamento Financeiro Empresarial — O Que É e Como Montar o Seu

Para manter seu negócio com as finanças sustentáveis, é preciso entender o cenário interno e externo da empresa. Por esse motivo, realizar um planejamento financeiro é imprescindível. Neste artigo você vai saber a importância da elaboração desse plano e como realizá-lo de forma eficaz. Veja!

O que é e qual a importância de um planejamento financeiro

Planejar as finanças é uma ação muito importante para empresas, principalmente as que estão dando seus primeiros passos, com pouco tempo de atuação. Se trata de uma projeção de lucros e despesas e determinação de metas para um determinado período.

A grande vantagem para o empreendedor é conseguir ter uma melhor compreensão da saúde financeira do seu negócio e uma análise do cenário geral para descobrir a situação em que a empresa se encontra.

Assim, o gestor consegue identificar os futuros desafios da empresa e saber o que fazer para que ela cresça de forma sustentável. Veja, a seguir, como planejar as finanças do seu negócio.

Como montar um planejamento financeiro

Existem alguns modelos prontos de planejamento que ajudam muito! São eles a análise SWOT (muito útil para analisar os pontos fortes e fracos da empresa), ciclo PDCA (estratégia com quatro etapas definidas sendo: planejamento, desenvolvimento, checagem e atuação).

Todas essas fórmulas são ótimas maneiras para dar um pontapé inicial. A seguir, falaremos mais sobre as ações necessárias para montar um bom planejamento.

Liste despesas e fontes de renda

Tenha, na ponta do lápis, todas as projeções possíveis. Por isso, indicamos que o gestor liste:

  • entradas do negócio: vendas, rendimentos em investimentos, empréstimos e pagamentos;
  • custos fixos: despesas como aluguel, serviços de internet e telefonia, salários, serviços de contabilidade, seguros, etc;
  • custos variáveis: custos que, embora você tenha que pagar mensalmente, o valor pode variar. São água, publicidade, energia, pagamentos de freelancers, etc.

Somente depois de conseguir estabelecer um valor para essas despesas, será possível seguir para os próximos passos do planejamento financeiro.

Desenvolva projeções financeiras

Depois de registrar os custos da empresa, é possível criar projeções baseando-se nas previsões de vendas e gastos. Essa parte fica mais fácil — e futuramente mais eficaz — se você compreender melhor o cenário em que seu negócio encontra.

Entender esse cenário consiste em analisar seus concorrentes, saber se haverá ou não expansão do negócio no futuro próximo, em que etapa está a consolidação da marca, entre outros.

Tudo isso é fundamental para que você prepare projeções em cenários otimistas e pessimistas e, assim, esteja mais preparado e inclua em seu planejamento todas as possibilidades.

Acelere seu planejamento

O planejamento financeiro torna a jornada do empresário mais tranquila. Afinal, possuir controle do fluxo de caixa, finanças e capital de giro é ter em mãos tudo para fazer sua empresa crescer. São informações necessárias para acelerar seu planejamento e crescimento.

Saiba mais sobre assuntos relacionados a finanças aqui no blog da Já Calculei!

Links alternativos:

Contabilidade online
Blog
Planos e Preços
Área do Cliente
Contato

Tags: