O que é e como empreender?

Por: | Data: setembro 10, 2021

O que é e como empreender?

Olhando para todos os lados da sociedade, temos visto a determinação e o foco em empreender.

Essa realidade tornou-se ainda mais contundente quando, com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas físicas e jurídicas precisaram se reinventar para garantir saldos positivos em suas contas no fim do mês.

De tanto ouvir falar e ver novidades surgindo ao nosso redor acerca do empreendedorismo, se faz necessário mergulhar neste conceito e saber como ele funciona na prática afinal?

Quer descobrir? Acompanhe este post!

Entendendo o conceito de Empreendedorismo

De maneira geral, empreender diz respeito a criar um novo negócio para obter lucro. No entanto, não se deve parar neste conceito simplório para caracterizar a arte de empreender.

Afinal de contas, quem empreende precisa ter muito mais do que uma boa ideia de negócio para fazer o seu projeto dar certo.

Assim, empreendedorismo é a capacidade criativa de implementar algo, com o intuito de favorecer um determinado público ou toda a sociedade.

É preciso considerar que para se tornar um empreendedor é essencial que você saiba de onde você vai sair e estabeleça aonde você deseja chegar, ou seja, para empreender é imprescindível: planejamento estratégico, foco e determinação.

Há quem pense que aquele que empreende já nasceu pronto para essa vida, porém as habilidades do empreendedorismo podem e devem ser desenvolvidas e o primeiro passo é querer.

Depois, é só contar com o auxílio certo, como um serviço de contabilidade online que vai te orientar sobre os passos tributários para o seu empreendimento dar certo.

Leia também: O que é assessoria contábil e qual a sua importância?

O empreendedorismo no Brasil

Estudos apontam que, somente no primeiro semestre de 2021, o crescimento do número de abertura de empresas no Brasil chegou a 61,72%, ultrapassando o investimento de R$ 98 bilhões.

Esse panorama indica que a pandemia acelerou o empreendedorismo no país, que já é conhecido como uma nação empreendedora, devido à característica de criatividade e inovação do povo brasileiro.

Alguns aspectos que favoreceram o crescimento progressivo do empreendedorismo no Brasil são:

• A queda no tempo médio para abertura de empresas grátis, podendo ocorrer em até 2 dias;

• Contabilidade mais acessível, com as facilidades do serviço de contabilidade online;

• Linhas de financiamentos facilitadas;

• Diminuição da burocracia, entre outros.

Por que e para que empreender?

Os motivos que levam as pessoas a empreender são diversos, porém é preciso considerar que, para dar esse passo, você precisará trilhar um caminho árduo de trabalho, dedicação e investimento pessoal.

Confira alguns dos principais motivos para empreender:

1. Realização pessoal

Muitas pessoas guardam sonhos nas gavetas por longos anos e o desejo de colocar aquele projeto antigo em prática e ver o sonho acontecer é um dos principais motivos que influenciam no empreendedorismo.

Dessa forma, o empreendedor é um sonhador, primeiramente. E com determinação vai compartilhar esse sonho em forma de negócio com todos.

2. Gostar de desafios

Uma forte característica do bom empreendedor é a capacidade de lidar com os desafios. Até porque, empreender é assumir riscos que podem ou não resultar em saldos positivos.

Aquele que deseja empreender precisa estar preparado para superar os grandes desafios que surgem com a abertura de um novo negócio.

3. Obter maiores rendimentos

Os altos rendimentos é um dos grandes atrativos do empreendedorismo e esta é uma consequência realmente possível.

No entanto, vale lembrar-se da importância de ter um planejamento assertivo, determinação pessoal e o auxílio de uma contabilidade online que favoreça a sua organização.

4. Ter horários flexíveis

Inicialmente, você precisará dar duro para colocar as coisas em ordem no seu negócio, mas você determinará os seus horários e esse é um aspecto bastante desejado por quem opta por empreender.

Abrir Empresa Grátis

Como começar a empreender?

Agora que você já sabe o que é empreender e quais os benefícios que o empreendedorismo traz, saiba como começar a empreender, a partir desses passos essenciais:

1. Encontre o negócio ideal para você

Defina o campo de negócio que você deseja atuar e é importante que você siga o seu coração nessa proposta, visto que vai ser necessário acreditar em sua ideia, principalmente quando as coisas estiverem difíceis em sua jornada empreendedora.

2. Estabeleça o seu público-alvo e estude a fundo as suas necessidades

Estabelecer o perfil do seu público é essencial para que você planeje aonde você quer chegar e como fará isso. É conhecendo o seu público que você saberá o que oferecer em seu negócio.

3. Crie um plano de negócios

Ter um plano de negócios é um passo fundamental para manter o foco, obter investidores e ainda mensurar os resultados do seu projeto.

4. Conte com uma contabilidade online

Contar com um serviço de contabilidade online é essencial, pois você não precisará se preocupar com todos os trâmites burocráticos, envolvendo taxas e tributos necessários à abertura do seu empreendimento.

5. Seja flexível e esteja aberto a inovar

É importante estar focado em sua ideia, mas sempre aberto às boas oportunidades do mercado, afinal de contas elas podem surgir a qualquer momento e você precisa saber aproveitá-las.

Precisando de ajuda para começar a empreender? Fale agora mesmo com a Ja Cálculei e dê o primeiro passo para realizar o seu sonho!