Inscrição Municipal onde encontrar?

Por: | Data: dezembro 27, 2021

Inscrição Municipal onde encontrar?

A Inscrição Municipal é um dos documentos mais importantes para uma empresa, sobretudo para aquelas que atuam como prestadoras de serviços, diante disso é natural que muitos empresários tenham dúvidas sobre esse documento.

Em relação ao documento em questão uma das principais dúvidas é a seguinte: Inscrição Municipal onde encontrar?

Para responder a dúvida acima e muitas outras relacionadas a Inscrição Municipal, decidimos preparar esse conteúdo, vale a pena conferir para ficar por dentro do assunto.

O que é Inscrição Municipal?

A Inscrição Municipal é um cadastro que as empresas precisam realizar junto a prefeitura do seu município para exercer as suas atividades de forma regular.

Esse documento é muito importante para todas as empresas, mas principalmente para aquelas que desenvolvem atividades de prestação de serviços.

Onde encontrar o número da Inscrição Municipal?

Agora que você já sabe o que é Inscrição Municipal, é hora de conferir a resposta para a dúvida mais importante a ser tratada nesse conteúdo:

Inscrição Municipal onde encontrar?

A forma mais fácil de encontrar a Inscrição Municipal de uma empresa se dá por meio da consulta ao seu Alvará de Localização e Funcionamento.

O Alvará é um documento obrigatório para todas as empresas e pessoas jurídicas, que por sinal, também é emitido pelas prefeituras.

A saber, não são todas as empresas e pessoas jurídicas que possuem Inscrição Municipal, pois algumas recebem isenção quanto a obrigatoriedade de obter esse documento.

No entanto, caso a sua empresa possua uma Inscrição Municipal, será possível consultá-la no Alvará de Localização e Funcionamento.

Entretanto, talvez, você que chegou até aqui em busca de informações sobre Inscrição Municipal onde encontrar, também não tenha em mãos um Alvará de Funcionamento.

Nesse caso, é preciso consultar no site da Prefeitura do seu município se há alguma ferramenta para consulta de Inscrição Municipal, ou então, solicitar essa informação ao seu contador.

Contabilidade Online

Como consultar Inscrição Municipal pelo CNPJ?

Você também pode consultar a Inscrição Municipal pelo CNPJ, por meio do site do Portal de Informação e Solicitação Fiscal de ISSQN.

Para consultar a Inscrição Municipal de uma empresa por meio do seu CNPJ, acesse o site, clicando no link acima, e logo em seguida, informe o CNPJ a ser consultado.

Como resultado da consulta será apresentado um Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral com as seguintes informações:

  • Data de abertura da empresa;
  • Número de Inscrição Municipal;
  • Número do CNPJ;
  • Número da Inscrição Estadual;
  • Nome empresarial e nome fantasia da empresa;
  • Código e descrição das atividades desenvolvidas pela empresa CNAE;
  • Endereço completo da empresa;
  • Situação Cadastral.

Onde encontrar o número da Inscrição Municipal para empresas de São Paulo?

Se você chegou até aqui em busca de informações sobre Inscrição Municipal onde encontrar e a sua empresa está instalada em São Paulo, você tem duas formas de encontrar o número da Inscrição Municipal da sua empresa, são elas:

  • Alvará de Funcionamento: O Alvará de Funcionamento emitido pela Prefeitura de São Paulo contém, dentre outras informações, o número da Inscrição Municipal da sua empresa.
  • Consulta na internet: Você também pode consultar o número da Inscrição Municipal de empresas com sede em São Paulo no site da Prefeitura, basta ter em mãos o número do CNPJ.

MEI precisa de Inscrição Municipal: Como consultar o número da Inscrição Municipal MEI?

Quando o assunto é Inscrição Municipal onde encontrar, você já tem as respostas que procurava, no entanto, é importante destacar que as dúvidas relacionadas a Inscrição Municipal não param por aí.

Uma dúvida muito comum que podemos destacar é a dos empreendedores individuais: MEI precisa ter Inscrição Municipal?

A resposta para essa pergunta é “SIM”, principalmente para o MEI que atua como prestador de serviços, uma vez que a Inscrição Municipal é obrigatória para emissão de notas fiscais de serviços.

Inscrição Municipal onde encontrar: Como emitir Inscrição Municipal?

Você chegou até aqui buscando informações sobre Inscrição Municipal onde encontrar e descobriu que a sua empresa não possui Inscrição Municipal?

Neste caso, é preciso providenciar a emissão da Inscrição Municipal para completa regularização da empresa, evitando assim, problemas com a prefeitura, incluindo a aplicação de multas e sanções.

Felizmente, se você já possui um CNPJ, emitir a Inscrição Municipal é muito simples, para isso, basta providenciar alguns documentos, dentre eles:

  • CNPJ;
  • RG e CPF dos Sócios;
  • Comprovante de Endereço da empresa;
  • Carnê IPTU.

Com esses documentos em mãos, basta solicitar o apoio de uma contabilidade para registrar a sua empresa na Prefeitura e obter a sua Inscrição Municipal.

Agora, se você ainda não possui um CNPJ, mas precisa de uma Inscrição Municipal, será necessário cuidar de todos os trâmites para abertura de uma empresa, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ na Receita Federal;
  • Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Emissão da Inscrição Municipal.

Precisa de apoio para abrir a sua empresa ou emitir a sua Inscrição Municipal? Conte com o apoio do time de contadores especialistas da Já Calculei, entre em contato conosco!

Aqui na Já Calculei, a abertura de empresa e a emissão da sua Inscrição Municipal é grátis!

Contabilidade Online

Como alterar a Inscrição Municipal da empresa?

Neste conteúdo, você tirou uma série de dúvidas relacionadas a Inscrição Municipal, no entanto, ainda precisamos esclarecer uma dúvida muito importante e comum entre empresários e empreendedores.

Você sabe o que é preciso e como alterar a Inscrição Municipal da sua empresa? Em alguns casos, será necessário atualizar o cadastro da sua empresa na Prefeitura, são eles:

  • Alteração do número do CPF ou do CNPJ do titular da empresa;
  • Alteração do endereço da empresa;
  • Alteração das atividades desenvolvidas pela empresa.

As alterações devem ser solicitadas no prazo máximo de 30 dias após as alterações em questão.

Conheça a Já Calculei

Agora que você já tirou suas principais dúvidas sobre a Inscrição Municipal e sabe onde encontrar o número desse importante documento, conheça os serviços em contabilidade da Já Calculei. 

A Já Calculei Contabilidade Online oferece serviços completos para que a sua empresa permaneça em dia com o fisco e não cobra honorários sobre a abertura de empresa ou troca de contabilidade.

Faça a sua contabilidade com o serviço de contabilidade online que mais cresce no Brasil!