Gestão: O que é, importância e princípios

Por: | Data: novembro 17, 2021

Gestão

Qual o conceito de gestão, história e princípios? Confira ao longo do conteúdo, tudo o que você precisa saber sobre gestão e como ela pode ser aplicada no dia a dia das empresas.

A gestão está em toda parte, desde as nossas pequenas decisões diárias, até as grandes decisões tomadas pela alta gestão de uma organização.

O que é gestão?

Gestão é um processo de planejamento, tomada de decisão, organização, liderança, motivação e controle dos recursos humanos, financeiros, físicos e de informação de uma organização para atingir seus objetivos com eficiência e eficácia.

Em outras palavras, podemos dizer que gestão é um conjunto de atividades voltadas para a utilização eficiente e eficaz de recursos na busca de um ou mais objetivos.

História da gestão

O conceito de gestão é tão antigo quanto a própria raça humana. O próprio conceito de ‘família’ requer que a vida seja organizada e os recursos alimentares sejam distribuídos de forma a maximizar a utilidade de tais recursos.

Tomar as medidas adequadas para proteger a família de ataques de animais selvagens, planejar onde ir pescar e caçar e com quem ir, organizar esses grupos em chefes e bandos de caça e pesca onde os chefes dão instruções, e assim por diante, são todos ingredientes sutis de gestão e organização.

Um estudo de várias pessoas ao redor do mundo mostra bons exemplos de estruturas organizacionais e evolução organizacional ao longo dos anos.

Uma feira livre em uma tribo e uma grande loja de departamentos em uma cidade moderna atendem às mesmas necessidades de maneira semelhante, que consiste em reunir as coisas de que as pessoas precisam.

Enquanto a organização tribal era simples por natureza, a organização moderna é muito mais sofisticada e complexa, com muitas inovações tecnológicas.

No entanto, a forma básica de gestão e estrutura organizacional parece ter existido desde o início da atividade humana organizada.

Até mesmo a história registrada mostra a aplicação de algumas técnicas de gerenciamento atuais, já em 5000 a.C. quando os antigos sumérios usavam registros escritos para auxiliar nas operações governamentais.

As pirâmides egípcias, construídas já em 3000 a.C, exigiram os esforços organizados de mais de 1 milhão de trabalhadores. Seria natural supor que todas as funções da gestão moderna, a saber, planejamento, organização, direção e controle, tenham desempenhado um papel significativo na construção desses monumentos.

Princípios básicos da gestão

Tradicionalmente, a gestão é dividida em 4 pilares, são eles:

  • Planejamento;
  • Organização;
  • Direção;

Na sequência, veremos mais detalhes sobre cada um dos pilares destacados acima.

1.Planejamento

O planejamento é um conjunto de decisões orientadas para o futuro que determinam a direção de uma organização.

Podemos dizer que o planejamento envolve a previsão do futuro, bem como a tentativa de controlar os eventos e prever os efeitos das ações atuais no longo prazo.

Um programa de planejamento eficaz incorpora o efeito de fatores externos e internos.

Os fatores externos são a escassez de recursos; capital e material, tendência econômica geral no que diz respeito a taxas de juros e inflação, avanços tecnológicos dinâmicos, aumento da regulamentação governamental em relação aos interesses da comunidade, ambientes políticos internacionais instáveis, etc.

Os fatores internos que afetam o planejamento são oportunidades de crescimento limitadas devido à saturação que requer diversificação, mudanças nos padrões da força de trabalho, estruturas organizacionais mais complexas, descentralização, etc.

2.Organização

As organizações precisam de uma estrutura formal de autoridade e direção pautadas em subdivisões do trabalho, organizadas e coordenadas de modo que cada parte se relaciona com a outra de maneira unida e coerente de modo a atingir os objetivos prescritos.

Assim, a função de organizar envolve a determinação das atividades que precisam ser realizadas para o alcance dos objetivos da empresa, atribuindo essas atividades ao pessoal adequado e delegando a autoridade necessária para realizar essas atividades de forma coordenada e coesa.

4.Direção

O pilar da direção é aquele que está preocupado com a liderança, a comunicação e a supervisão necessária para que os funcionários de uma organização desempenhem as suas atividades de forma eficiente e pautada em atingir os objetivos pretendidos.

O elemento de liderança envolve emitir instruções e orientar os subordinados sobre procedimentos e métodos.

A comunicação deve ser aberta nos dois sentidos para que as informações sejam repassadas aos subordinados e o feedback deles recebido.

A motivação é muito importante, pois as pessoas altamente motivadas mostram um desempenho excelente com menos orientação de superiores.

5.Controle

Por fim, temos a função de controle que consiste nas atividades realizadas para garantir que os eventos não se desviem dos planos e objetivos pré-definidos.

As atividades consistem em estabelecer padrões de desempenho do trabalho, medir o desempenho e compará-lo com os padrões estabelecidos, além de tomar ações corretivas quando necessário, para corrigir quaisquer desvios, com base na seguinte sequência lógica:

  1. Definição de um padrão de desempenho.
  2. Medição do desempenho real.
  3. Comparação do desempenho real com o padrão pré-determinado;
  4. Identificação de desvios;
  5. Tomada de medidas corretivas.

Agora que você já conhece a história e os princípios básicos da gestão, não perca mais tempo, salve o blog da Já Calculei nos favoritos e fique por dentro de outras dicas e conteúdos relacionados a gestão empresarial.

Contabilidade Online

Conheça a Já Calculei Contabilidade Online

Procurando uma contabilidade completa e com planos sob medida para a sua empresa?

Aqui na Já Calculei Contabilidade Online você encontra planos a partir de R$ 99,00 mensais e todos os serviços que a sua empresa precisa para ficar em dia com o fisco, incluindo:

Confira alguns dos nossos serviços:

  • Assessoria e orientação para abertura de empresas;
  • Escrituração de notas fiscais e movimentos contábeis;
  • Apuração e cálculo de impostos;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Entrega de obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
  • Apresentação de relatórios contábeis como DRE e Balanço.

Aqui na Já Calculei você também conta com abertura de empresa grátis e todo o apoio e assessoria necessária na troca de contador.

Atendemos empresas em mais de 1.000 cidades em todas as regiões do país.

Entre em contato conosco para saber mais!