Fluxo de Caixa Diário: O que é e como montar

Por: | Data: dezembro 29, 2021

Fluxo de Caixa Diário

Um dos maiores desafios dos empresários e empreendedores na gestão dos seus negócios, está relacionado ao controle financeiro e ao uso de ferramentas que podem contribuir para uma gestão financeira assertiva, como por exemplo, o Fluxo de Caixa Diário.

Você sabe o que é fluxo de caixa diário e como essa ferramenta pode ser útil para a saúde financeira dos seus negócios?

Neste conteúdo, vamos explicar o que é fluxo de caixa diário e apresentar um passo a passo completo para que você consiga montar o fluxo de caixa da sua empresa.

O que é Fluxo de Caixa Diário

O fluxo de caixa diário é uma ferramenta fundamental para a gestão financeira empresarial, pois permite o registro e o acompanhamento de todas as entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa.

Esse tipo de controle é muito utilizado por empresas que possuem um grande volume de movimentações financeiras diárias, como é o caso de farmácias, supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

O fluxo de caixa diário é uma ferramenta que auxilia na maior precisão do controle financeiro, evitando erros e prejuízos relacionados à falta de controle das entradas e saídas de recursos.

No entanto, é necessário destacar que apesar da sua importância, o fluxo de caixa diário não substitui, o mensal, funcionando na prática, como ferramentas que se complementam.

Enquanto o fluxo de caixa diário registra todas as movimentações financeiras que acontecem dentro de um dia (visão analítica), o fluxo de caixa mensal, oferece um panorama das movimentações mensais, (visão global).

Contabilidade Online

Como montar um Fluxo de Caixa Diário?

Você já sabe o que é um fluxo de caixa diário e qual a sua importância para a gestão financeira das empresas.

Sendo assim, vamos conferir um passo a passo completo com todos os detalhes e informações necessárias para montagem do fluxo de caixa diário.

1.Escolha a ferramenta para controle de fluxo de caixa

O primeiro passo para montar um controle de fluxo de caixa diário é a escolha de uma ferramenta prática que permita a organização e o controle de todas as movimentações (entradas e saídas) de forma simples e descomplicada.

Dentre as opções, podemos destacar o uso de planilhas do Excel desenvolvidas especialmente para esse fim ou o uso de softwares específicos.

Na maioria dos casos, as planilhas figuram como a opção preferida das pequenas empresas, enquanto as médias e grandes empresas preferem investir em um software apropriado para essa tarefa.

Neste passo a passo, vamos apresentar todos os detalhes para ajudar você que pretende montar o seu controle de fluxo de caixa diário no Excel.

Confira atentamente os próximos passos, o processo de montagem é simples e requer apenas um pouco de atenção e habilidades básicas no Excel.

2.Organize as entradas e saídas por categoria

O primeiro passo para montar a sua planilha para controle de fluxo de caixa, é a separação das entradas e saídas por categorias.

Como sugestão, você pode utilizar duas colunas, uma para as entradas e outra para saídas, destacando as colunas com cores diferentes para evitar erros de lançamento.

É importante destacar que basta um único lançamento na coluna errada para comprometer o saldo final e o resultado da sua movimentação diária de fluxo de caixa.

Além de separar os lançamentos em uma coluna de entradas e outra para saídas, você deve inserir categorias com informações adicionais a cada lançamento, detalhando a origem ou o destino dos recursos financeiros.

Informando a origem e o destino dos recursos, você poderá analisar no futuro, quais são as principais despesas da empresa, e quais podem ser eliminadas ou reduzidas para aumentar os lucros do negócio.

3.Registre as movimentações

Depois de criar uma coluna para entradas, uma coluna para saídas e definir as categorias que serão utilizadas para registro dos lançamentos, inicie o uso e preenchimento da sua planilha.

Lance todas as movimentações financeiras, com atenção e cuidado para não cometer erros que possam comprometer a fidelidade do resultado final que será apresentado pelo seu fluxo de caixa diário.

4.Identifique o saldo final

Por fim, durante o fechamento do dia, some todas as despesas e também todas as receitas. Na sequência, subtraia as despesas das receitas e encontre o saldo do seu fluxo de caixa diário.

Quanto maior o saldo do fluxo de caixa, melhor para os resultados dos seus negócios. Acompanhe diariamente a evolução do saldo, buscando identificar despesas que podem ser reduzidas e formas de aumentar as receitas para um saldo final cada vez maior.

Ao final do mês, some os saldos de cada dia e tenha acesso ao resultado do fluxo de caixa mensal do seu negócio.

Contabilidade Online

Quais os principais benefícios do controle de fluxo de caixa?

O controle de fluxo de caixa pode oferecer uma série de benefícios para o seu negócio, dentre os quais, podemos destacar:

1.Reduz e evita despesas desnecessárias: O acompanhamento do fluxo de caixa diário permite que o empresário e empreendedor identifique com maior facilidade despesas desnecessárias, ou seja, que podem ser cortadas, visando maximizar os resultados do negócio.

2.Garante o cumprimento de obrigações: O uso do fluxo de caixa diário auxilia no gerenciamento e no cumprimento de obrigações, evitando que determinados compromissos entrem no esquecimento, gerando multas e juros por atraso.

3.Melhora a tomada de decisões: Um dos principais benefícios que o fluxo de caixa diário pode oferecer é a melhoria na tomada de decisões, evitando erros de gestão que poderiam comprometer os resultados dos negócios.

4.Melhor organização financeira: Por fim, não podemos deixar de destacar que o controle de fluxo de caixa contribui de forma direta para a organização financeira das empresas, evitando desequilíbrios de caixa que possam comprometer o futuro dos negócios.

Sua empresa ainda não possui controle sobre o fluxo de caixa? Siga o nosso passo a passo e implemente esse tipo de controle o quanto antes.

Gostou das nossas dicas? Então, salve o Blog da Já Calculei nos favoritos e continue acompanhando tudo o que publicamos por aqui.

Agora, se o que você procura é um serviço de contabilidade online sob medida para a sua empresa, clique aqui e entre em contato conosco!