Entenda como funciona a troca de contabilidade

Por: | Data: julho 27, 2022

Como funciona a troca de contabilidade

O vínculo entre uma empresa e o escritório de contabilidade deve ser de confiança e parceria. Quando os gestores da pessoa jurídica não estão mais satisfeitos é o momento exato para procurar outra assessoria contábil.

A troca de contabilidade é comum e pode ser feita a qualquer momento, desde que cumpra o determinado no contrato de prestação de serviço. Mas antes de escolher outro contador é preciso entender como realizar essa mudança de responsabilidade de forma correta e assertiva.

Acompanhe todos os tópicos deste post e entenda como funciona a troca de contabilidade. Não deixe de ler até o final!

Quando posso trocar de contador?

A assessoria contábil é de grande importância para uma empresa. Um bom contador é responsável por ajudar os empreendedores na tomada de decisões financeiras, além de fornecer consultoria fiscal, pessoal e sobre as diversas questões contábeis.

Quando o contador atual não oferece uma assessoria de qualidade para a empresa é hora de realizar a troca de contabilidade. É de direito do empreendedor essa decisão, independente do motivo, porém é preciso analisar alguns pontos para que a transição ocorra com facilidade.

Toda prestação de serviço deve ser realizada com um contrato, com cláusulas que regem como será prestada a assessoria e os deveres e obrigações de cada parte. Antes de romper o vínculo com o contador atual verifique os prazos estipulados e se há multa de rescisão contratual.

Após conferir o contrato de prestação de serviço é importante comunicar ao escritório de contabilidade atual sobre a rescisão e aguardar um prazo mínimo de 30 dias para que toda a documentação seja entregue para o novo contador.

Como realizar a troca de contabilidade com segurança?

A troca de contabilidade deve ser feita na regularidade para ocorrer com segurança e tranquilidade. Por isso é necessário seguir esse passo a passo:

Informe o contador atual sobre a mudança

O atual contador deve ser avisado formalmente sobre a mudança do escritório de contabilidade. Para o encerramento da parceria, o responsável pela escrituração contábil precisa de um prazo, conforme estipulado no contrato, para organizar a documentação da empresa e entregá-la ao novo contador.

Contabilidade Online

Estipule quando iniciará a responsabilidade do novo contador

Combine com o antigo contador até quando as informações contábeis da empresa serão de sua responsabilidade. O novo escritório de contabilidade deverá assumir somente a partir do encerramento das atividades do escritório anterior.

Definir o mês de encerramento das responsabilidades contábeis é fundamental para caso haja problemas futuros identificar  de quem era obrigação no período. O novo contador não irá arcar com erros da antiga contabilidade e vice e versa.

Firme um novo contrato de prestação de serviços contábeis

A troca de contabilidade acontece quando você assina um contrato com a nova assessoria contábil. É importante que esse documento contenha todas as informações necessárias para que a parceria seja vantajosa para ambas as partes.

Separe toda a documentação para o novo contador

Alguns documentos são essenciais para o novo escritório de contabilidade. Reúna-os e entregue para o contador responsável. Os principais são:

  •         certificado digital do CNPJ e do CPF dos sócios;
  •         comprovantes de inscrição municipal e estadual;
  •         senhas de acessos e logins nos órgãos de registro;
  •         documentação pessoal dos sócios;
  •         contrato social da empresa devidamente registrado na Junta Comercial do estado;
  •         relatórios contábeis encerrados pelo antigo contador (balanço patrimonial, DRE e outros);
  •         documentos fiscais (notas fiscais de entrada e saída);
  •         documentos do departamento pessoal (ficha de registro dos funcionários).

A troca de contabilidade deve ser realizada sempre que o empreendedor achar necessário. Para que essa mudança de responsabilidade contábil seja feita com segurança é importante escolher um novo profissional competente e que ofereça uma assessoria completa para a empresa.

Viu como é possível trocar de contabilidade sempre que precisar? O importante é escolher um contador que atenda as demandas da empresa. Quer saber como escolher uma nova contabilidade? Separamos 4 critérios essenciais para selecionar a melhor assessoria contábil para você!