DRE Empresa: Saiba o que é e a sua importância | Já Calculei





DRE Empresa: Saiba o que é e a sua importância

Por: | Data: março 23, 2022

DRE Empresa

Você sabe o que é DRE Empresa e qual a sua importância na contabilidade e para gestão dos seus negócios?

DRE é a sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, uma das mais importantes ferramentas de gestão contábil e empresarial.

Diante disso, se você ainda não conhece e não utiliza esse relatório para acompanhar o desenvolvimento da sua empresa e tomar decisões assertivas, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

O que é DRE Empresa?

O DRE empresa é um relatório contábil que relaciona e evidencia todas as operações de uma empresa, ou seja, todas as entradas e saídas de recursos, para ao final, concluir se a organização reportou lucro ou prejuízo no período analisado.

Esse relatório, costuma ser elaborado junto com o balanço patrimonial e para que tenha validade jurídica e maior credibilidade, precisa ser assinado por um profissional de contabilidade registrado no CRC – Conselho Regional de Contabilidade.

O DRE pode ser emitido mensalmente, bimestralmente, semestralmente ou anualmente, sendo considerado obrigatório para algumas empresas e recomendado para todos os tipos e portes de negócios, em função dos seus benefícios para a gestão empresarial.

Contabilidade Online

Para que serve o DRE Empresa?

O DRE é uma ferramenta fundamental para que empresários e gestores possam conferir e acompanhar as receitas e despesas da sua empresa no período selecionado, bem como, conhecer e avaliar o resultado apurado.

O relatório detalha e apresenta todas as operações da empresa de forma organizada e categorizada, ou seja, agrupada em contas patrimoniais padronizadas pelas normas contábeis.

Um DRE empresa leva em consideração os valores recebidos e as despesas do período, deduzindo tais despesas das receitas para demonstrar o lucro ou prejuízo.

Em função das suas características, o DRE acaba funcionando como um raio X completo da empresa e do seu desempenho, permitindo que empresários e gestores avaliem o desempenho dos seus negócios e a partir das informações apresentadas tomem decisões assertivas para o futuro da empresa.

Dentre outras coisas, o DRE pode indicar que é o momento ideal para realizar investimentos, ou então, apontar que para colocar as contas em ordem e obter os resultados esperados, será preciso cortar custos.

Com a ajuda do DRE empresa, você pode verificar, por exemplo, quais foram as despesas mais significativas no período, e a partir dessa informação, adotar medidas para reduzir tais despesas e contribuir para melhorar a margem de lucro da empresa.

Além disso, a DRE pode ser utilizada para revisão do orçamento para os próximos períodos, ou até mesmo, para indicar a necessidade de mudanças nos objetivos e no planejamento estratégico da empresa.

Por fim, o DRE também é uma ferramenta importante para a correta apuração de impostos, sobretudo para empresas do Lucro Real, cuja apuração dos tributos leva em consideração o lucro líquido, ou seja, o resultado da empresa, evidenciado em documentos como o DRE e o Balanço Patrimonial.

Como montar o DRE da sua empresa

Conforme destacamos anteriormente, o DRE empresa deve ser montado por um profissional de contabilidade com registro no CRC.

Além disso, é preciso que o demonstrativo siga um padrão estabelecido pelas normas contábeis e respeite a seguinte estrutura:

RECEITA OPERACIONAL BRUTA
Vendas de Produtos
Prestação de Serviços
Outras Receitas de Vendas
(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA
Devoluções de Vendas
Abatimentos
Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas
(=) RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA
(-) CUSTOS DAS VENDAS
Custo dos Produtos Vendidos
Custo das Mercadorias
Custo dos Serviços Prestados
(= ) RESULTADO OPERACIONAL BRUTO
(-) DESPESAS OPERACIONAIS
Despesas Com Vendas
Despesas Administrativas
(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS
(-) Receitas Financeiras
(-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas
OUTRAS RECEITAS E DESPESAS
(-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante
(=) RESULTADO OPERACIONAL ANTES DE IMPOSTOS
(-) Provisão para impostos
(=) LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES
(-) PRÓ LABORE
(=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

Os itens em negrito são os totalizadores, vejamos o significado de cada um deles:

  • Receita Operacional Bruta: Apresenta o valor total das receitas da empresa no período analisado.
  • Deduções da Receita Bruta: Apresenta o valor total das deduções sobre as receitas, incluindo descontos concedidos e devoluções de vendas.
  • Receita Operacional Líquida: Demonstra o resultado da empresa após as deduções da Receita Bruta.
  • Custo das Vendas: Demonstra os custos dos produtos vendidos e serviços prestados, também conhecido como CMV.
  • Resultado Operacional Bruto: Apresenta o resultado da Receita Operacional Líquida menos os custos das vendas.
  • Despesas Operacionais: Demonstra o valor total das despesas administrativas para manutenção e funcionamento da empresa.
  • Despesas Financeiras Líquidas: Demonstra o valor total das despesas com taxas, juros e movimentações financeiras.
  • Resultado Operacional antes dos impostos: Apresenta o resultado da empresa antes de considerar os valores pagos em impostos.
  • Provisão para impostos: Apresenta o valor das despesas relacionadas ao pagamento de impostos.
  • Lucro Líquido Antes das Participações: Apresenta o lucro da empresa antes da distribuição de resultados para os sócios.
  • Resultado Líquido do Exercício: Apresenta o resultado final da empresa (lucro ou prejuízo) após contabilizar todas as receitas, despesas e participações.

Quais as vantagens do DRE Empresa

Por ser considerado um relatório completo, o DRE Empresa pode oferecer uma série de benefícios para a gestão e desenvolvimento dos negócios de uma empresa, incluindo:

Embasamento para tomada de decisão: Conforme destacamos anteriormente, o DRE é uma excelente ferramenta para embasar a tomada de decisões importantes e assertivas para o futuro dos negócios.

Visão clara da situação financeira: A partir do DRE empresa, empresários e empreendedores podem ter uma visão clara dos negócios e da saúde financeira da sua empresa, tomando decisões estratégicas com base nessas informações.

Ferramenta para obter crédito: Com um DRE assinado por um profissional de contabilidade, as empresas encontram maior facilidade para obter crédito junto aos bancos e instituições financeiras.

Contabilidade Online

Captação de investidores: O DRE também pode apontar que uma empresa é lucrativa e rentável, o que é excelente para captar investidores e atrair novas fontes de recursos para expansão dos negócios.

Sua contabilidade ainda não fornece o DRE empresa?

Conte com a Já Calculei Contabilidade Online, receba este importante relatório e otimize a gestão dos seus negócios.

Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!