Contabilidade digital e contabilidade tradicional: entenda a diferença

Por: | Data: maio 4, 2022

Contabilidade digital e contabilidade tradicional- entenda a diferença

Contabilidade digital e contabilidade tradicional, você sabe quais são as diferenças? Essa é uma dúvida comum entre empresários e empreendedores de todas as partes do país, e, portanto, pode ser também a sua.

Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, pontuando e esclarecendo as principais diferenças e características de cada um desses modelos de prestação de serviços contábeis.

Aqui você vai descobrir:

  • O que é contabilidade tradicional;
  • O que é contabilidade digital;
  • Diferenças entre a contabilidade digital e contabilidade tradicional;
  • Dentre outros itens relacionados ao tema.

Deseja saber mais sobre o assunto e esclarecer de uma vez por todas as suas dúvidas a respeito da diferença entre contabilidade digital e contabilidade tradicional?

Se a sua resposta foi “Sim”, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

O que é e como funciona a contabilidade tradicional

A contabilidade tradicional foi por muito tempo o único modelo de prestação de serviços contábeis disponível no mercado. No entanto, com o avanço da internet e da tecnologia, esse modelo está perdendo cada vez mais espaço.

O modelo tradicional de contabilidade é conhecido pela lentidão e burocracia relacionada aos seus processos, além do excesso de papel e da dificuldade de comunicação entre clientes e contadores.

Na prática, um contador tradicional desenvolve todos os serviços contábeis necessários para que uma empresa mantenha sua situação regular com o fisco, só que de forma lenta, burocrática e com custos maiores para as empresas.

Na contabilidade tradicional, você precisa ir constantemente ao escritório do contador para solucionar questões e problemas, o que vem se tornando cada vez menos interessante, à medida que as pessoas estão mais interessadas em agilidade e comodidade.

Abrir Empresa

O que é e como funciona a contabilidade digital?

A contabilidade digital vem ocupando posição de destaque no mercado e cada vez mais, captando clientes que antes eram atendidos pela contabilidade tradicional.

Diferentemente do modelo anterior, a contabilidade digital investe em tecnologia e em soluções para reduzir ao máximo a burocracia, a lentidão e a papelada presente na contabilidade tradicional.

Um contador digital é aquele que oferece aos seus clientes ferramentas para acesso a documentos e trocas de informação em nuvem, seja através do computador ou de um aplicativo para celular.

Nesse modelo de prestação de serviços, a tradicional papelada abre espaço para os documentos em PDF e as visitas ao contador são substituídas pela comunicação por meio de ferramentas digitais como chat e WhatsApp, o que facilita a comunicação e agiliza significativamente os processos.

Na contabilidade digital, o investimento em tecnologia substitui muitas ações que antes dependiam da interação humana, o que reduz erros e torna os processos cada vez mais ágeis.

Por sinal, em um mundo competitivo como o que vivemos hoje, a agilidade é fundamental para empresas que almejam ocupar uma posição de destaque frente aos seus concorrentes.

Diferenças entre a contabilidade digital e contabilidade tradicional

Neste tópico, você vai conferir as principais diferenças entre a contabilidade digital e contabilidade tradicional.

Ao mesmo tempo, você também vai compreender, quais são as principais vantagens que a contabilidade digital pode oferecer aos empresários e empreendedores.

1.Agilidade e qualidade no atendimento: Ao investir em tecnologia e em diferentes meios de comunicação, a contabilidade digital consegue oferecer um atendimento melhor aos seus clientes, sendo normalmente, reconhecida pela excelência dos serviços prestados e padrão de qualidade diferenciado, quando comparado com a contabilidade tradicional.

2.Informações sempre disponíveis: Na contabilidade digital, o empresário tem mais controle sobre as informações e documentos da sua empresa e se torna menos dependente do contador, à medida que recebe acesso a uma plataforma web, acessível em qualquer horário e de qualquer lugar com acesso à internet, seja por meio do computador ou através de um smartphone.

3.Redução de custos: Com o apoio da tecnologia e da automação de processos a contabilidade digital agiliza e reduz a burocracia de determinados processos, reduzindo significativamente os custos com honorários contábeis.

4.Redução de erros: Na contabilidade digital, boa parte dos processos manuais que antes dependiam exclusivamente do contador e estavam suscetíveis a erros, são substituídos por sistemas inteligentes e capazes de executar tarefas em tempo significativamente reduzido.

5.Maior segurança nos processos: Também é importante destacar que toda a tecnologia envolvida na troca de informações entre cliente e contador, não só reduz a burocracia e a papelada, como também, é capaz de tornar os processos mais seguros.

Sendo assim, podemos dizer que as vantagens da contabilidade digital, são também as principais diferenças entre a contabilidade digital e contabilidade tradicional.

Além disso, podemos concluir que diante dos benefícios apresentados, empresários e empreendedores que desejam otimizar processos, receber um atendimento de qualidade e reduzir custos, precisam optar pela contabilidade tradicional.

Como migrar da contabilidade tradicional para a contabilidade digital?

Você já conhece os benefícios e as principais diferenças entre a contabilidade digital e contabilidade tradicional.

Sendo assim, é hora de conferir como é fácil migrar de contabilidade e otimizar os processos, custos e rotinas contábeis da sua empresa.

Aqui na Já Calculei, a troca de contabilidade é gratuita e todos os trâmites necessários para conclusão do processo ficam por nossa conta.

Contabilidade Online

Veja como funciona:

  1. Inicie o seu cadastro pelo nosso chatbot, clicando aqui;
  2. Escolha um dos nossos planos e efetue o pagamento da primeira mensalidade;
  3. Por fim, a nossa equipe entrará em contato com a sua contabilidade anterior, solicitando os documentos necessários para migrar a sua empresa.

Após migrar a sua empresa para os nossos serviços em contabilidade digital, você receberá acesso a uma plataforma web para enviar, receber e consultar informações e documentos sobre a sua empresa.

Além disso, poderá contar com o nosso time de contadores, sempre que necessário, por e-mail, chat, WhatsApp ou telefone (0800).

Tudo especialmente pensado e cuidadosamente planejado para que você e a sua empresa tenham a melhor experiência possível em serviços contábeis.

Não fique na dúvida, otimize as rotinas contábeis da sua empresa, reduza os seus custos, venha para a contabilidade digital!

Para saber mais sobre os nossos serviços e descobrir todos os benefícios que podemos oferecer para a sua empresa, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!