Como trocar de contador? O passo a passo para migrar de forma tranquila

Por: | Data: julho 7, 2021

Trocar de contador

A contabilidade é o braço direito do seu negócio! Quem lida com seu dinheiro, mexe diretamente com sua vida. Um bom escritório de contabilidade evita erros e faz com que seu negócio cresça mais ainda. Exatamente por isto, se os serviços não estão agradando suas preferências, você deve considerar trocar de contador.

Se precisa mudar, mude o mais rápido possível. Afinal de contas, ele é um prestador de serviços. A partir do momento que você não está se sentindo mais confortável com sua atual contabilidade, você deve migrar.

Como trocar de contador?

Por conta de tudo o que acabou de perceber, hoje vamos te apresentar o passo a passo para trocar de contador da forma mais tranquila possível. Boa leitura!

Consulte seu contrato atual

É de suma importância, antes de trocar de contador, conferir o contrato atual de serviços. Determinadas cláusulas preveem multa no caso de rescisão contratual ou se há a necessidade de aviso prévio. É preciso atenção a estes pontos para evitar problemas legais.

Aproveite também para verificar se há alguma pendência a ser sanada, a necessidade de algum documento específico ou algum pagamento a ser realizado, e supra a pendência o quanto antes.

 

Encontre um novo contador de sua confiança

Pesquise na internet uma empresa de contabilidade séria e comprometida. Faça orçamentos com empresas de renome, e pergunte sobre os procedimentos adotados por cada profissional ou empresa.

Uma boa opção é investir em empresas de contabilidade online, que crescem cada vez mais no mundo virtual e estão sempre disponíveis, através da internet.

Ao achar a melhor opção para você, tire todas as suas dúvidas antes de fechar negócio. O processo de mudança de contador não é burocrático, mas é trabalhoso, pois envolve uma série de documentos e declarações.

Avise a seu atual contador que você vai trocar de contador

Caso você tenha decidido pela mudança definitiva, formalize o seu desejo junto a seu atual contador. Seu contador cuida de suas finanças, então ele deve realizar determinados procedimentos. Por exemplo: fechar os livros fiscais, folhas de pagamentos e declarações de imposto de renda. Estes documentos devem ser enviados a quem vai assumir as suas finanças de agora em diante.

Com o advento da internet no mundo digital, é rápido e sem burocracia trocar de contador. Ao informar o aviso prévio a seu contador, ele terá até 30 dias para passar a responsabilidade ao próximo profissional.

Analise os documentos recebidos por seu antigo contador

Quando seu novo contador recebe os documentos para iniciar o processo de contabilidade da sua empresa, é preciso participar de tudo. Confira todos os documentos com cautela.

Cheque se todos os documentos foram entregues corretamente. Para que seu novo contador possa fazer o trabalho com excelência, de forma satisfatória, o profissional deve ter todos os recursos em mãos.

Caso alguma documentação esteja faltando ou se mostre incorreta, não hesite em fazer contato com o seu antigo contador para esclarecer quaisquer problemas.

O papel do contador é extremamente importante na gestão de qualquer empresa. Ter atenção aos serviços prestados e não hesitar em trocar no caso de insatisfação é apenas benéfico a seus negócios.

Gostou do texto? Viu como é fácil trocar de contador? Aproveite e confira também como a digitalização da área contábil vai reduzir erros.