Como alterar os dados cadastrais do CNPJ?

Por: | Data: outubro 14, 2021

Como alterar os dados cadastrais do CNPJ?

Você sabe como alterar dados cadastrais no CNPJ? Conhece os procedimentos necessários para realizar essas alterações? Essas perguntas costumam rondar a mente de empreendedores que precisam fazer as mudanças nos dados de suas empresas.

O processo pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os empreendedores, afinal, sabemos que a maioria dos processos envolvendo empresas, no Brasil, contam com grande burocracia na Receita Federal.

Porém, estamos aqui para te mostrar que alterar os dados pode ser bem mais fácil do que você imagina. Confira em nosso material como realizar o procedimento de maneira prática.

Acesse a sua conta Gov

O primeiro passo para conseguir atualizar os dados cadastrais CNPJ, é acessar o site do governo. O site que permite as alterações de informações do perfil só pode ser acessado com o perfil do Gov, logo, essa parte do processo é obrigatória.

Provavelmente, se você já tem um CNPJ aberto através da internet, já existe um perfil no portal do governo com seus dados. Caso já tenha se cadastrado anteriormente, basta fazer o login novamente ou recuperar a senha de acesso.

Entre no Portal do Empreendedor

Depois de conseguir o acesso ao site do governo, será necessário acessar o Portal do Empreendedor. Por meio da página, é possível fazer diversos procedimentos essenciais para que a regularização de documentos do empreendedor aconteça sem problemas.

Após acessar o portal, siga os passos abaixo para acessar a página de alteração de dados cadastrais CNPJ:

    • clique em “Já sou MEI”;
    • após isso, acesse a opção “Atualização Cadastral de MEI”;
    • depois desse procedimento, clique em “Solicitar”;
    • faça login utilizando sua conta Gov para acessar a página correta.

Atualize seus dados cadastrais

Após realizar os procedimentos passados, já será possível alterar os dados do seu cartão CNPJ. O processo é simples, não leva mais do que alguns minutos para ser realizado, e pode ser feito por qualquer um, desde que se tenha acesso à internet.

Entretanto, ainda assim, algumas pessoas podem encontrar problemas no momento de realizar o procedimento. Nesses casos, talvez seja melhor contratar algum prestador de serviço para realizar a tarefa, como uma contabilidade online capacitada.

Contabilidade Online

Dispensa de alvará de funcionamento

Para criar uma empresa no país, é necessário a emissão de um alvará de funcionamento, para que as atividades sejam realizadas normalmente. O processo, antes, era bastante burocrático, e era uma verdadeira dor de cabeça para vários empreendedores.

No entanto, desde a publicação da MP 1.040, é possível emitir o alvará pela internet, na mesma página de alteração de dados do CNPJ. Para isso, no fim da página, antes de finalizar as mudanças, basta marcar as opções de dispensa de alvará e licença de funcionamento.

Nem todas as empresas podem contar com a dispensa

A dispensa é dada para quase todas as empresas pelo ambiente digital. No entanto, o documento só é liberado no caso de empresas que exerçam atividades de até médio risco. Os de alto risco ainda precisam de autorização especial dos órgãos fiscalizadores.

Leia mais: 5 erros de contabilidade de micro e pequenas empresas.

Nem todo navegador é indicado

Para a infelicidade de muitos, nem todo navegador é indicado para mudar os dados do CNPJ. Isso acontece porque os portais do governo, em sua maioria, não funcionam da forma como deveriam quando acessados pelo Google Chrome.

Dessa forma, recomendamos fortemente que realize o processo utilizando o Microsoft Edge (atual versão do Internet Explorer) ou o Mozilla Firefox. Contudo, o primeiro garante o acesso sem maiores problemas, logo, é o mais recomendado.

Quais dados podem ser alterados?

Nem todas as informações podem ser alteradas ao utilizar o Portal do Empreendedor. Por isso, é importante ficar atento para quais são os dados cadastrais que realmente podem sofrer alguma alteração ao acessar o site.

Confira abaixo a lista do que pode ser alterado na plataforma:

    • nome fantasia da empresa;
    • endereço comercial e residencial;
    • telefone para contato;
    • endereço de e-mail utilizado no cadastro;
    • ocupação principal e secundárias do empreendedor;
    • a maneira que o empreendedor atua (online, presencialmente etc.);
    • qual o capital social da empresa.

E a razão social do empreendimento?

Infelizmente, a razão social não pode ser alterada. Isso acontece porque é, através desse dado cadastral, que a Receita Federal tem acesso às suas informações. A razão é composta do nome da sua empresa e do seu CPF.

Além disso, a razão social não pode ser alterada para não prejudicar documentos que já tenham sido emitidos, como notas fiscais, que contam com esse dado preenchido, por exemplo. Lamentavelmente, essa informação, realmente, não pode sofrer mudanças.

Alteração de dados cadastrais no CNPJ é gratuita

Para a sorte de todos nós, a alteração de dados cadastrais no CNPJ é gratuita, e pode ser realizada por qualquer um que tenha acesso à internet. Basta seguir os passos que apresentamos no decorrer do nosso artigo e fazer as mudanças necessárias.

Contudo, ainda pode ser que encontre problemas no momento de mudar os dados. Caso não se sinta seguro em realizar o procedimento, o mais recomendado é que contrate uma empresa de contabilidade online para não haver problemas no futuro.

Gostou do artigo? Então não deixe de conhecer melhor o nosso blog e receber o melhor conteúdo para empreendedores. Confira.