Como abrir uma loja de roupas: Passo a Passo completo

Por: | Data: agosto 17, 2021

Abrir Loja de Roupas

Pensando em abrir uma loja de roupas? Investir no próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, portanto, se este também é o seu sonho, siga em frente e empreenda!

Não tenha dúvidas, montar uma loja de roupas pode ser um negócio muito lucrativo e uma ótima oportunidade para quem deseja empreender, sabendo disso, separamos algumas dicas para ajudar você!

Neste conteúdo, preparamos um passo a passo completo com os principais itens que você deve levar em consideração para planejar e abrir uma loja de roupas.

Vale a pena conferir as dicas que separamos e ir fundo em direção ao seu próprio negócio!

1.Defina o público alvo

Quando você decide abrir uma loja de roupas, uma das suas primeiras decisões como empreendedor, diz respeito ao público alvo, ou seja, a parcela do público que você deseja atender.

É preciso levar em consideração que é possível montar uma loja de roupas em diversos segmentos, dentre eles:

  • Feminino;
  • Masculino;
  • Infantil;
  • Plus Size;
  • Fitness;
  • Moda Íntima;
  • Dentre outras possibilidades.

Ainda não sabe qual será o público alvo para a sua loja de roupas?

Liste alguns aspectos importantes, como idade, sexo e hábitos de consumo e defina antes de abrir o seu negócio, qual o público que gostaria de atender.

Por sinal, é possível até mesmo abrir uma loja de roupas capaz de atender e agradar a todos os públicos. Na prática, tudo vai depender dos seus objetivos e estratégias.

2.Analise a concorrência

Após definir o público alvo para a sua loja, visite e estude os concorrentes. Analise todos os detalhes, incluindo:

  • Preços praticados;
  • Organização e decoração;
  • Arrumação das vitrines;
  • Qualidade do atendimento.

Analise os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, e se possível, faça uma pesquisa e escute a opinião dos consumidores.

Quanto maior o número de informações sobre a concorrência, melhor para que você consiga abrir uma loja de roupas única e diferenciada.

Ao analisar a concorrência, faça uma lista com as melhores práticas que encontrar para implementá-las na sua futura loja.

Observe também o que pode ser melhorado para que a sua loja seja única e conte com diferenciais que sirvam de atrativo para o público.

Abrir Empresa

3.Escolha uma boa localização

Um dos segredos para abrir uma loja de roupas de sucesso é a escolha da localização certa. Sua loja precisa ser instalada em um local com grande fluxo de pessoas e de fácil acesso como regiões comerciais e shoppings centers.

Onde as pessoas que precisam comprar roupas na sua cidade costumam ir? Pois bem, é por lá que a sua empresa deve ficar.

No entanto, não pense apenas na localização, considere também a comodidade e o conforto dos clientes. Alguns atributos são essenciais para uma loja de sucesso, dentre eles:

  • Valor do aluguel;
  • Visibilidade;
  • Espaço amplo;
  • Conforto térmico (ar-condicionado);
  • Facilidade de estacionamento.

Leve em consideração todos esses fatores ao definir a melhor localização para abrir uma loja de roupas na sua cidade.

4.Monte a sua equipe de vendas

Após definir o seu público alvo e o melhor ponto de localização para abrir uma loja de roupas, é hora de pensar na sua equipe de vendas.

Bons vendedores são fundamentais para recepcionar bem os clientes, retirar dúvidas, apresentar produtos e impulsionar as vendas.

Portanto, seja criterioso na seleção, busque referências e encontre os melhores vendedores para a sua loja.

Vale destacar também que além dos vendedores, você vai precisar encontrar funcionários responsáveis pelo caixa e um gerente.

Vai abrir uma loja de roupas e precisa contratar funcionários? Não se preocupe, entre em contato conosco, a equipe Já Calculei pode cuidar do registro e da folha de pagamento dos seus colaboradores.

5.Encontre bons fornecedores

Para abrir uma loja de roupas de sucesso, você precisa oferecer aos seus clientes, produtos de qualidade, a preço justo e com boa variedade, logo encontrar os melhores fornecedores será fundamental.

Sendo assim, antes mesmo de abrir uma loja de roupas, pesquise bastante e encontre os fornecedores ideais para o seu novo negócio.

Busque referências, negocie e verifique além da qualidade, itens como prazo de entrega, condições e prazos para pagamento.

Por fim, vale destacar que a depender do valor que pretende investir, montar uma confecção própria também pode ser uma opção.

6.Monte um planejamento financeiro

Para evitar imprevistos e abrir uma loja de roupas de sucesso, monte um bom planejamento financeiro e não abra mão da organização.

Você pode utilizar softwares, planilhas ou até mesmo aplicativos, mas não deixe de manter as contas do seu novo negócio em dia.

Antes mesmo de abrir uma loja de roupas, saiba quanto você pode investir no seu negócio e quais os custos para montar e manter o seu negócio em funcionamento, incluindo:

  • Despesas com fornecedores;
  • Despesas com aluguel e reforma;
  • Mobília e infraestrutura;
  • Salário dos funcionários;
  • Investimentos em marketing;
  • Pagamento de tributos.

Com todos os custos e despesas na ponta do lápis, você evita imprevistos ao montar o seu negócio.

7.Invista em campanhas de marketing

Como diz o ditado “a propaganda é a alma do negócio”, portanto, antes mesmo de abrir uma loja de roupas, inicie as campanhas de marketing e conquiste visibilidade.

Crie páginas nas principais redes sociais da atualidade, como Facebook e Instagram e anuncie a sua marca.

Use e abuse da criatividade para chamar atenção do público para a sua loja, faça promoções, contrate influenciadores, anuncie no rádio e se possível na televisão.

Não economize! Quanto maior o seu poder de marketing, maior será o público alcançado e consequentemente, o retorno em vendas.

8.Regularize o seu negócio

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de regularizar o seu novo negócio.

Para abrir uma loja de roupas, você vai precisar de alguns documentos e registros importantes, dentre eles:

Vale destacar que você só pode abrir o seu negócio e iniciar as vendas após obter todas as documentações e registros exigidos pela legislação em vigor.

Para abrir a sua loja de roupas, entre em contato conosco, a Já Calculei Contabilidade Online, está presente em mais de 1.000 cidades pelo país e tem planos sob medida para o seu negócio.

Procurando um contador para abrir a sua loja? Clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!

Tags: