Como abrir pessoa jurídica?

Por: | Data: janeiro 3, 2022

Como abrir pessoa jurídica?

Abrir pessoa jurídica e atuar como PJ é uma boa opção para empreendedores e profissionais liberais?

É cada vez maior o número de pessoas em busca de uma oportunidade de negócio para crescer e conquistar a independência financeira.

Muito provavelmente, você que chegou até aqui, é um dos interessados em abrir a sua própria pessoa jurídica.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, onde vamos abordar os seguintes itens:

  • Vale a pena abrir uma pessoa jurídica?
  • Quanto custa abrir pessoa jurídica?
  • Quanto tempo demora para abrir um PJ?
  • Quem pode abrir um CNPJ?
  • Quais as vantagens de ter um CNPJ?
  • Quanto custa um CNPJ por mês?
  • Como abrir pessoa jurídica Simples Nacional?
  • Como abrir CNPJ grátis?

Portanto, se você está pensando em como abrir pessoa jurídica, não sabe por onde começar ou possui algum tipo de dúvida sobre o assunto, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

Abrir Empresa

Vale a pena abrir uma pessoa jurídica?

Será que vale a pena abrir pessoa jurídica? Essa é uma das principais dúvidas entre empreendedores, profissionais autônomos e liberais que cogitam abrir um CNPJ.

Diante disso, precisamos esclarecer que sim, vale muito a pena abrir uma pessoa jurídica, por inúmeros motivos, sendo a economia de impostos o principal deles.

Profissionais autônomos e liberais que atuam como pessoa física são tributados com base no IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, cuja alíquota de contribuição mensal pode chegar a 27,50%.

Por sua vez, quem decide optar pela formalização, ou seja, por abrir pessoa jurídica, conta com alíquotas significativamente menores, a partir de 4% ao mês no Simples Nacional.

Além disso, ao regularizar suas atividades como pessoa jurídica, você pode contar com outros benefícios, dentre eles, a possibilidade de emitir notas fiscais.

Quanto custa abrir pessoa jurídica?

Muitos preferem atuar na informalidade e não optam por abrir pessoa jurídica, pois acreditam que os custos para abrir um CNPJ são elevados.

No entanto, precisamos destacar que isso é um mito e que atualmente, os custos para abrir uma pessoa jurídica são muito reduzidos.

Quem decide abrir a sua empresa aqui na Já Calculei, por exemplo, precisa pagar apenas a taxa da Junta Comercial, uma vez que não cobramos pela abertura de empresas.

Quanto tempo demora para abrir um PJ?

Em relação ao tempo para abrir pessoa jurídica, você também não precisa se preocupar, com o apoio de contadores especializados, o tempo médio para a completa regularização de uma empresa é de aproximadamente 30 dias.

Além disso, é importante destacar que em alguns casos, as empresas podem ser completamente regularizadas em menos de um mês.

Os processos avançaram bastante, principalmente após a disseminação da internet e integração dos órgãos públicos de registro empresarial, como a Junta Comercial, a Receita Federal e as Prefeituras.

Quem pode abrir um CNPJ?

De acordo com a legislação em vigor aqui no Brasil, qualquer pessoa maior de 18 anos, e que não esteja impedida por decisão judicial pode abrir um CNPJ.

Vale destacar que o processo para abrir pessoa jurídica se tornou muito mais simples no Brasil, principalmente após o surgimento dos serviços de contabilidade online.

Aqui na Já Calculei, por exemplo, você abre o seu CNPJ em apenas alguns cliques, com total facilidade e comodidade, sem sair de casa para enfrentar filas em órgãos públicos.

Quais as vantagens de ter um CNPJ?

As vantagens de abrir pessoa jurídica e ter um CNPJ são inúmeras, dentre as quais, destacamos algumas:

  • Permissão para emitir nota fiscal: Quem decide abrir uma pessoa jurídica e formalizar as suas atividades recebe permissão para emitir notas fiscais.
  • Mais possibilidades de negócios: Com a autorização para emissão de notas fiscais, o empreendedor tem maiores chances de fechar negócios com empresas e aumentar o seu faturamento.
  • Economia de impostos: A legalização como pessoa jurídica e a abertura de um CNPJ também pode garantir uma significativa economia de impostos.
  • Facilidade para contratar funcionários: Ao abrir uma pessoa jurídica, o empreendedor também encontra maior facilidade para contratar funcionários e expandir os seus negócios.
  • Mais acesso a oportunidades de crédito: Ao regularizar suas atividades como pessoa jurídica, você também pode obter maior facilidade de crédito e financiamento para investir nos seus negócios.

Não restam dúvidas, são inúmeras as vantagens e benefícios relacionados a abertura de uma pessoa jurídica.

Quanto custa um CNPJ por mês?

Abrir pessoa jurídica é uma decisão importante e que requer planejamento, por isso, é muito importante que o empreendedor monte um planejamento e saiba quanto custa um CNPJ por mês.

Quem decide abrir uma pessoa jurídica precisa, antes de mais nada, buscar o apoio e consultoria de uma contabilidade para entender quais serão os seus custos mensais, principalmente aqueles relacionados ao pagamento de impostos e folha de pagamento.

Se você planeja abrir pessoa jurídica e contratar funcionários, por exemplo, é importante colocar na ponta do lápis, as despesas com a Contribuição Patronal para o INSS e o FGTS.

Como abrir pessoa jurídica Simples Nacional?

Quando o assunto é como abrir pessoa jurídica, uma das opções mais procuradas pelos empreendedores é o Simples Nacional.

O Simples Nacional é um regime tributário econômico, criado para atender micro e pequenas empresas, ou seja, negócios com faturamento anual não superior a R$ 4,8 milhões.

No Simples Nacional, as empresas recolhem os seus impostos em guia única, com alíquota reduzida que pode começar em apenas 4% sobre o faturamento mensal.

Abrir uma pessoa jurídica Simples Nacional, é muito fácil e a boa notícia é que a Já Calculei Contabilidade pode cuidar de tudo para você.

Confira no próximo tópico, como abrir CNPJ grátis e saiba mais!

Abrir Empresa

Como abrir CNPJ grátis?

Aqui na Já Calculei não cobramos para abrir pessoa jurídica e CNPJ, basta assinar um dos nossos planos anuais e a abertura da sua empresa fica por nossa conta.

O processo é muito simples e prático, confira o passo a passo abaixo e veja como abrir CNPJ grátis:

  • Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
  • Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
  • Efetue o pagamento da primeira mensalidade.

Agora que você já sabe como abrir pessoa jurídica, não perca mais tempo, clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!